Adi­a­da vo­ta­ção do re­la­tó­rio fi­nal da CPI

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com Os ve­re­a­do­res mem­bros da Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) do Trans­por­te Co­le­ti­vo de­ci­di­ram adi­ar a vo­ta­ção do re­la­tó­rio fi­nal na tar­de de on­tem, em reu­nião na Câ­ma­ra de Ma­rin­gá.

O pre­si­den­te Lu­ci­a­no Brito (PSB) ar­gu­men­tou que a pror­ro­ga­ção se­ria ne­ces­sá­ria de­vi­do a com­ple­xi­da­de do tex­to, de 560 pá­gi­nas. “Ago­ra po­de­re­mos fa­zer uma aná­li­se mais de­ta­lha­da para apre­sen­tar emen­das e su­ges­tões e, dentro de 7 dias, fa­re­mos a vo­ta­ção do tex­to fi­nal”, afir­mou o pre­si­den­te.

O re­la­tor da CPI, Humberto Hen­ri­que (PT), de­fen­de a re­du­ção da ta­ri­fa em R$ 0,20. O cál­cu­lo le­va em con­si­de­ra­ção di­ver­gên­ci­as apon­ta­das por ele en­tre pre­ço or­ça­do para a com­po­si­ção ta­ri­fá­ria e o que tem si­do efe­ti­va­men­te gas­to pe­la empresa na aqui­si­ção de pe­ças e aces­só­ri­os, pneus e re­ca­pa­gens e lu­bri­fi­can­tes, por exem­plo.

No en­tan­to, Brito ava­lia que a re­du­ção do pre­ço de­man­da uma sé­rie de me­lho­ri­as no sis­te­ma para ga­ran­tir um mai­or nú­me­ro de pas­sa­gei­ros. “Pre­ci­sa­mos de um cír­cu­lo vi­ci­o­so po­si­ti­vo. Com ade­qua­ções, te­re­mos mais usuá­ri­os, o que vai per­mi­tir uma re­du­ção na ta­ri­fa.”

De con­sen­so en­tre os mem­bros da CPI até o mo­men­to, o que se per­ce­be é a cri­a­ção de um Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Trans­por­tes e Mo­bi­li­da­de, a ne­ces­si­da­de de de um no­vo ter­mi­nal ur­ba­no, o au­men­to no nú­me­ro de pon­tos de ôni­bus com co­ber­tu­ra e a im­plan­ta­ção de ter­mi­nais re­gi­o­nais, fai­xas pre­fe­ren­ci­ais e cor­re­do­res ex­clu­si­vos.

Se­gun­do Brito, de­pois de apro­va­do o tex­to fi­nal se­rá en­ca­mi­nha­do à ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, ao Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do e ao Mi­nis­té­rio Público . O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal Le­o­pol­do Fi­ews­ki, co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma Pró-ci­da­des, diz que não exis­te fa­lha na com­po­si­ção da ta­ri­fa e que a pre­fei­tu­ra irá im­plan­tar tu­do o que for “tec­ni­ca­men­te e eco­no­mi­ca­men­te viá­vel”. O di­re­tor da TCCC, Ro­ber­to Ja­co­mel­li, afir­mou que vai se ma­ni­fes­tar após a aná­li­se do re­la­tó­rio fi­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.