Por­tal de O Diá­rio é o vi­ce-líder em aces­sos

Da­dos au­di­ta­dos pe­lo IVC de­mons­tram que as pá­gi­nas hos­pe­da­das em odi­a­rio.com re­ce­be­ram 1,685 mi­lhão de vi­si­tas úni­cas, no mês pas­sa­do

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Fá­bio Lin­jar­di

lin­jar­di@odi­a­rio.com O por­tal de O Diá­rio, na in­ter­net, con­quis­tou à con­di­ção de se­gun­do mais aces­sa­do do Es­ta­do, en­tre os por­tais de in­for­ma­ções, ul­tra­pas­san­do o Pa­ra­ná On­li­ne e en­cur­tan­do a dis­tân­cia para a Gazeta do Po­vo. Da­dos au­di­ta­dos pe­lo Ins­ti­tu­to Ve­ri­fi­ca­dor de Cir­cu­la­ção (IVC), mos­tram que as pá­gi­nas de O Diá­rio re­ce­be­ram 1,685 mi­lhão de aces­sos úni­cos, em agos­to, nú­me­ro re­cor­de. Da­dos par­ci­ais de setembro apon­tam que o mês fe­cha­rá com no­va al­ta.

Os da­dos são au­di­ta­dos pe­lo IVC com ba­se em nú­me­ros do Go­o­gle Analy­tics - fer­ra­men­ta de afe­ri­ção de aces­sos mais uti­li­za­da - e in­for­ma­ções for­ne­ci­das por ser­vi­do­res. Por meio do Analy­tics, é pos­sí­vel cons­ta­tar que, em um in­ter­va­lo de três anos, os aces­sos de O Diá­rio au­men­ta­ram em dez ve­zes. Em agos­to de 2011, fo­ram 160 mil vi­si­tan­tes úni­cos. Mês pas­sa­do, foi atin­gi­da a mar­ca 1.685.320 aces­sos úni­cos, qua­se du­as ve­zes as po­pu­la­ções de Ma­rin­gá e Lon­dri­na, ci­da­des on­de o por­tal man­tém re­da­ções. Com ba­se no re­la­tó­rio par­ci­al de setembro, de 1,5 mi­lhão de aces­sos até o fim de se­ma­na pas­sa­do, a pro­je­ção é de no­vo re­cor­de, com mais de 2 mi­lhões de vi­si­tan­tes nes­te mês.

Aces­so úni­co é aque­le que con­si­de­ra o “en­de­re­ço” da li­nha de in­ter­net, que vi­si­tou a pá­gi­na, co­mo ape­nas uma vi­si­ta ao lon­go do mês. Uma empresa que te­nha vá­ri­os com­pu­ta­do­res uti­li­zan­do a mes­ma re­de, por exem­plo, é com­pu­ta­da co­mo um úni­co aces­so. As­sim co­mo quem aces­sar o si­te dos com­pu­ta­do­res de ca­sa do tra­ba­lho se­rá re­co­nhe­ci­do co­mo dois lei­to­res.

“O cres­ci­men­to do por­tal é re­sul­ta­do de um re­la­ci­o­na­men­to mais es­trei­to com o lei­tor, que exi­ge res­pos­tas rá­pi­das, aná­li­se e par­ti­ci­pa em tem­po re­al. Os nú­me­ros mos­tram que O Diá­rio sai na fren­te para aten­der es­sa no­va re­a­li­da­de”, diz Mi­cha­el Sil­va, Di­re­tor de Con­teú­do do Grupo O Diá­rio.

Para o edi­tor do si­te, Cló­vis Au­gus­to Me­lo, a cur­va as­cen­den­te re­gis­tra­da nos úl­ti­mos anos é con­sequên­cia de es­tu­dos e in­ves- ti­men­tos na pro­du­ção de con­teú­do: equi­pe pró­pria para o no­ti­ciá­rio da in­ter­net, com aber­tu­ra de su­cur­sal em Lon­dri­na - on­de o por­tal está em ter­cei­ro no to­tal de aces­sos - e equi­pe de de­sen­vol­vi­men­to não-ter­cei­ri­za­da, agi­li­zan­do ade­qua­ções na pá­gi­na.

“Vi­ra­mos um belo ca­se, por­que além do au­men­to de aces­sos, o por­tal pas­sou a dar re­tor­no aos anun­ci­an­tes e fi­cou lu­cra­ti­vo”, des­ta­ca. De­ta­lhe: o cres­ci­men­to se dá mes­mo com o ba­que na­tu­ral pro­vo­ca­do pe­lo fe­cha­men­to do con­teú­do im­pres­so, aces­sa­do ape­nas por as­si­nan­tes do jor­nal ou, ex­clu­si­va­men­te, do si­te. Atu­al­men­te, são mais de 120 cam­pa­nhas pu­bli­ci­tá­ri­as no ar.

So­ma-se às es­tra­té­gi­as ado­ta­das para ace­le­rar o cres­ci­men­to, a par­ce­ria com ou­tros mei­os de co­mu­ni­ca­ção, agre­gan­do in­for­ma­ções sem se apro­pri­ar do con­teú­do alheio. Es­tra­té­gia que se­gue o exem­plo do bem-su­ce­di­do Huf­fing­ton Post, jor­nal on­li­ne dos EUA. Lan­ça­do em 2005, o HuffPost já ul­tra­pas­sa­va, em 2009, o tra­di­ci­o­nal The New York Ti­mes em au­di­ên­cia.

En­tre ou­tras ações que ele­va­ram os aces­sos, es­tão a aber­tu­ra dos Clas­si­fi­ca­dos, au­men­to do rol de blo­guei­ros e lan­ça­men­to do Vi­va Ma­rin­gá, es­pa­ço des­ti­na­do ao la­zer e gas­tro­no­mia da ci­da­de. As re­des so­ci­ais têm da­do re­sul­ta­do. Na mai­or de­las, o Fa­ce­bo­ok, são 36 mil se­gui­do­res, mai­or nú­me­ro en­tre os jor­nais do in­te­ri­or do Es­ta­do - qu­a­tro ve­zes su­pe­ri­or à so­ma dos dois mai­o­res jor­nais de Lon­dri­na, por exem­plo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.