Lo­cal

“A Pri­mei­ra Vez” traz le­va­da de Ja­mes Brown e man­tém dis­tân­cia do funk ca­ri­o­ca que mis­tu­ra funk, rock e psi­co­de­lia, lan­ça seu EP de

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

do e de­ci­di­mos dar sequên­cia”, con­ta Gu­gli­el­mi.

À ba­se do im­pro­vi­so, fi­ze­ram uma sé­rie de jam ses­si­ons, dan­do can­ja em shows de ban­das de ami­gos, co­mo no pro­je­to Zom­billy, do jor­na­lis­ta Andye Io­re, e no lan­ça­men­to do CD de es­treia dos Anô­ni­mos Adu­zi­dos (“Ela pró­pria, o des­co­nhe­ci­do”). “To­cá­va­mos sem ter en­sai­a­do ou de­fi­ni­do na­da. Ter es­sa ex­pe­ri­ên­cia foi ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te por­que aju­dou a cri­ar­mos nos­sa pró­pria iden­ti­da­de”, diz An­tu­nes.

O bai­xis­ta ca­rac­te­ri­za o es­ti­lo do grupo co­mo a sín­te­se de pre­fe­rên­ci­as mu­si­cais de ca­da in­te­gran­te. “Ca­da um acres­cen­ta com sua par­ti­cu­la­ri­da­de. O Di­gu, dan­ça­va bre­ak e traz es­sa li­ga­ção com o be­at e o hip hop. O Thi­a­go já to­cou em ban­da de rock co­ver e a gui­tar­ra mar­can­te sem­pre fez par­te para ele. Eu te­nho gos­to va­ri­a­do e bus­co ele­men­to na mú­si­ca po­pu­lar bra­si­lei­ra e em rit­mos re­gi­o­na­lis­tas co­mo o baião”, diz.

O Apê 22, re­pú­bli­ca uni­ver- si­tá­ria on­de dois dos in­te­gran­tes re­si­dem, foi lu­gar de ins­pi­ra­ção, eter­ni­za­do na mú­si­ca “Apa­ga a Luz da Sa­la”: “Es­ta­mos aqui/ nes­te apar­ta­men­to/ ven­do o tem­po pas­sar/ o Ni­bi­ru já pas­sou/ mui­tos bi­rus já ro­la­ram/dentro da ro­da gi­rar/ Vem pro funk/ Vem dan­çar”. O sin­gle, foi o pri­mei­ro a ser li­be­ra­do na pá­gi­na da ban­da no Sound­cloud e atin­giu qua­se 2 mil plays em me­nos de quin­ze dias. “Pen­sa­mos nu­ma le­tra sim­ples que fa­las­se so­bre a gen­te, da nos­sa re­a­li­da­de, do que es­tá­va­mos pas­san­do no mo­men­to”, con­ta An­tu­nes. “Soa co­mo um con­vi­te à li­ber­da­de, a vir dan­çar e a aju­dar a ce­na to­da”, co­men­ta Gu­gli­el­mi.

Para com­por ou­tras mú­si­cas, os Mon­ta­nas pas­sa­ram qu­a­tro dias re­fu­gi­a­dos num sí­tio, pró­xi­mo de Pa­ra­na­vaí, em ja­nei­ro des­te ano. “Fi­ze­mos umas dez mú­si­cas. Es­co­lhe­mos ape­nas al­gu­mas apa­ra o EP, até por ques­tão de tem­po. Pre­ci­sá­va­mos, com ur­gên­cia, de um ma­te­ri­al para di­vul­gar nos­so tra­ba­lho e con­se­guir agen­dar al­guns shows fo­ra da ci­da­de”, con­ta Hang.

Além do no­me da ban­da, que faz alu­são ao per­so­na­gem Tony Mon­ta­na, in­ter­pre­ta­do por Al Pa­ci­no, no fil­me “Scar­fa­ce” (re­ma­ke de 1983, di­ri­gi­do por Brian de Pal­ma), o Mon­ta­nas Trio tam­bém in­se­riu uma se­rie de ou­tras re­fe­rên­ci­as no dis­co, em es­pe­ci­al, as in­ter­pla­ne­tá­ri­as. Na ca­pa do EP, de­sen­vol­vi­da pe­lo ba­te­ris­ta, está es­tam­pa­da a fi­gu­ra de um OV­NI; em “Apa­ga a Luz da Sa­la”, ci­tam o Ni­bi­ru, pla­ne­ta da as­tro­no­mia ba­bilô­ni­ca que acre­di­ta-se tra­tar de Jú­pi­ter. “É um te­ma que co­me­ça­mos a dis­cu­tir no apar­ta­men­to e to­mou pro­por­ções nas nos­sas mú­si­cas”, ex­pli­ca Hang. “A ca­pa sim­bo­li­za a ideia de que nos­sa mú­si­ca vai além, no sen­ti­do de ser so­bre­na­tu­ral”, diz, An­tu­nes.

No­va ce­na

“A Pri­mei­ra Vez” foi gra­va­do no Es­tú­dio Vox, sob a pro­du­ção de Mu­ril­lo Lug­na­ni. No lan­ça­men­to do EP, que acon­te­ceu no úl­ti­mo sá­ba­do no Tri­bo’s Bar, além das fai­xas do dis­co, a ban­da apre­sen­tou a iné­di­ta “Sá­ba­do e Do­min­go”. Si­nal de que vem mais no­vi­da­des por aí. “Es­ta­mos nos de­di­can­do às com­po­si­ções que vão fa­zer par­te do CD”, diz Hang, sem dar uma pre­vi­são para lan­ça­men­to. “A ra­pi­dez com que tu­do vem acon­te­cen­do para nós é, em gran­de par­te, de­vi­do à sede do público por mú­si­cas no­vas”, acre­di­ta o ba­te­ris­ta. “Nos úl­ti­mos anos, pas­sa­mos por um pe­río­do bem crí­ti­co, to­ma­do pe­los co­vers. Mas ago­ra, a ce­na in­de­pen­den­te de Ma­rin­gá está em fran­co cres­ci­men­to As ban­das es­tão pro­du­zin­do, o público está pro­pen­so a ou­vir mú­si­ca no­va e as ca­sas de shows es­tão ce­den­do es­te es­pa­ço”, acre­di­ta o guitarrista.

O pró­xi­mo show do Mon­ta­nas Trio se­rá no dia 5 de ou­tu­bro, no lan­ça­men­to do se­gun­do ál­bum da ban­da ma­rin­ga­en­se Kic­king Bul­lets (“Dentro da Casinha – As His­tó­ri­as do Bos­que das Cren­ças Ina­cre­di­tá­veis”), na Chá­ca­ra Vi­tó­ria. Fai­xas 1. Ja­mes Jo­seph Brwon Jr. 2. So­lo Pe­lo 3. Ala­ga A Luz da Sa­la 4. O Funk sou Eu 5. Anun­na­ki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.