Ocu­pa­ção de pré­dio do MP che­ga ao 17º dia

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

anos do en­si­no bá­si­co. Es­sa ori­en­ta­ção do con­se­lho ain­da não foi ho­mo­lo­ga­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC).

Se­gun­do o Nú­cleo Re­gi­o­nal de Edu­ca­ção de Maringá, a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção tam­bém não pos­sui uma re­gra atu­a­li­za­da e vol­ta­da aos pri­mei­ros anos do fun­da­men­tal, mas com ba­se em re­so­lu­ção in­ter­na, bai­xa­da em 2011, tra­ba­lha com tur­mas de 25 a 30 es­tu­dan­tes pa­ra o 6º e 7º anos e com gru­pos de 30 a 35, no 8º e 9º anos.

As es­co­las par­ti­cu­la­res, se­gun­do o Sin­di­ca­to dos Es­ta­be- le­ci­men­tos de En­si­no Par­ti­cu­la­res do No­ro­es­te (Si­ne­pe-NORP), tam­bém não pos­su­em uma nor­ma­ti­va pa­ra de­ter­mi­nar a quan­ti­da­de de alu­nos por sa­la. “Vá­ri­as es­co­las do en­si­no pri­va­do pro­cu­ram ofe­re­cer co­mo di­fe­ren­ci­al um nú­me­ro re­du­zi­do de alu­nos por tur­ma”, diz o vi­ce-pre­si­den­te do sin­di­ca­to, Jo­sé Car­los Bar­bi­e­ri.

A pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Mu­ni­ci­pais de Maringá (Sism­mar), Iraí­des Bap­tis­to­ne, ava­li­ou que 25 es­tu­dan­tes é o nú­me­ro ide­al de alu­nos por sa­la até o 4º ano do fun­da­men­tal . “O en- ten­di­men­to do sin­di­ca­to é que não po­de pas­sar de 30, pois com até 30 sem­pre fal­ta al­gum alu­no e per­mi­te ao pro­fes­sor atu­ar.” “Vá­ri­as es­co­las pri­va­das pro­cu­ram ofe­re­cer co­mo di­fe­ren­ci­al um nú­me­ro re­du­zi­do de alu­nos por tur­ma” A ocu­pa­ção do pré­dio do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP), na Zo­na 2 em Maringá, por in­te­gran­tes da União Ma­rin­ga­en­se dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (Umes) che­ga ho­je, ao 17º dia. Se­gun­do o pre­si­den­te da Umes, Gus­ta­vo Bar­ros, o im­pas­se po­de es­tar com os di­as con­ta­dos. Na ma­nhã de ho­je, a par­tir das 9h30, es­tá agen­da­da uma reu­nião com re­pre­sen­tes do MP-PR. “Con­ta­mos com in­te­gran­tes da União Bra­si­lei­ra e União Pa­ra­na­en­se dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas. Que­re­mos pro­mo­ver de­ba­tes e ati­vi­da­des no pré­dio que es­tá sen­do mo­bi­li­a­do com as do­a­ções da co­mu­ni­da­de.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.