Re­ser­va pa­ra ges­tan­tes

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Fá­bio Cas­tal­del­li

fa­bi­o­au­gus­to@odi­a­rio.com A Câ­ma­ra de Maringá apro­vou on­tem, em pri­mei­ra dis­cus­são, o Pro­je­to de Lei Com­ple­men­tar 12.743/2013, dos ve­re­a­do­res Car­los Ma­riuc­ci (PT) e Már­cia So­crep­pa (PSDB), que pre­vê a re­ser­va de va­gas pre­fe­ren­ci­ais pa­ra ges­tan­tes e pes­so­as com cri­an­ça de co­lo (com até 2 anos ), nos es­ta­ci­o­na­men­tos de shop­pings cen­ters, cen­tros co- mer­ci­ais e hi­per­mer­ca­dos.

Se­gun­do o pro­je­to, 3% do to­tal de va­gas te­rá que ser re­ser­va­do. A re­ser­va mí­ni­ma de­ve ser de du­as va­gas. “A in­ten­ção é fa­ci­li­tar o aces­so das mu­lhe­res a es­tes es­ta­be­le­ci­men­tos em um pe­río­do da vi­da de­las em que a lo­co­mo­ção se tor­na mais di­fí­cil”, diz Már­cia. “Já con­ver­sa­mos com em­pre­sá­ri­os dos se­to­res em ques­tão e per­ce­be­mos que a mu­dan­ça é viá­vel”, com­ple­ta.

De acor­do com Ma­riuc­ci, há es­tu­dos que com­pro­vam que as ges­tan­tes e mu­lhe­res com cri­an­ças de co­lo uti­li­zam os es­ta­be­le­ci­men­tos com mais frequên­cia que ido­sos e de­fi­ci­en­tes - pú­bli­co que, por lei, já tem di­rei­to a 5% e 2%, res­pec­ti­va­men­te, das va­gas.

Ma­riuc­ci dis­se que pa­ra ter aces­so ao be­ne­fí­cio, as mu­lhe­res de­ve­rão apre­sen­tar uma li­be­ra­ção mé­di­ca. “A Se­cre­ta­ria de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça é quem fi­ca­rá en­car­re­ga­da por re­a­li­zar a fis­ca­li­za­ção.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.