DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Trei­na­men­to

Ide­val quer sa­ber qu­an­do eles re­ce­be­rão trei­na­men­to pa­ra usar ar­ma de fo­go, de pre­fe­rên­cia pis­to­la 380, pa­ra que pos­sam agir con­tra a ban­di­da­gem que in­fes­ta Maringá.

No HU

Go­ver­na­dor Be­to Ri­cha (PSDB) es­ta­rá no Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio de Maringá, na se­ma­na que vem.

In­se­gu­ran­ça

Noi­te de cão, an­te­on­tem, em Maringá. La­drões pra­ti­ca­ram, em qua­tro ho­ras, cin­co as­sal­tos à mão ar­ma­da.

De tu­do

A ban­di­da­gem as­sal­tou pos­tos de com­bus­tí­veis, pa­da­ria, lan­cho­ne­tes e mer­ca­dos.

On­da

Foi uma on­da de vi­o­lên­cia. Co­mer­ci­an­tes fo­ram hu­mi­lha­dos e agre­di­dos.

Cho­ro

Um co­mer­ci­an­te do Par­que Re­si­den­ci­al Tuiuti che­gou a cho­rar no pro­gra­ma Pin­ga Fo­go na TV (Band, das 12 ho­ras às 13h15). Em qua­ren­ta di­as, a em­pre­sa de­le foi as­sal­ta­da seis ve­zes.

Hu­mi­lha­ção

No as­sal­to mais re­cen­te, ele apa­nhou e foi pa­rar no hos­pi­tal. Qu­an­do re­tor­na­va, viu o es­ta­be­le­ci­men­to vi­zi­nho ao de­le sen­do as­sal­ta­do, com cli­en­tes ajo­e­lha­dos e hu­mi­lha­dos.

Saú­de

De­pu­ta­dos fe­de­rais vão vo­tar o pro­je­to de lei 3.741-B, que vai be­ne­fi­ci­ar hos­pi­tais e en­ti­da­des.

Anis­tia

O pro­je­to con­ce­de anis­tia de dé­bi­tos tri­bu­tá­ri­os, pre­vi­den­ciá­ri­os e com o Fun­do Na­ci­o­nal de Saú­de. O de­pu­ta­do Ed­mar Ar­ru­da (PSC) é um dos par­la­men­ta­res em­pe­nha­dos na apro­va­ção.

Be­ne­fi­ci­a­das

Se­rão be­ne­fi­ci­a­das as san­tas ca­sas de Mi­se­ri­cór­dia, en­ti­da­des hos­pi­ta­la­res sem fim econô­mi­co, hos­pi­tais de na­tu­re­za re­li­gi­o­sa e en­ti­da­des de saú­de de re­a­bi­li­ta­ção fí­si­ca de de­fi­ci­en­tes, sem fins lu­cra­ti­vos.

Re­vol­ta­do

Con­de­na­do à pri­são, por cau­sa do men­sa­lão, o ex­mi­nis­tro Jo­sé Dir­ceu co­me­ça a bo­tar as man­gui­nhas de fo­ra.

Ata­que

Se­gun­do o jor­na­lis­ta Cláu­dio Humberto, du­ran­te al­mo­ço que foi ofe­re­ci­do a Zé Dir­ceu, em Brasília, na sex­ta­fei­ra, ele cha­mou a pre­si­den­te Dil­ma de “in­com­pe­ten­te e de­sas­tra­da”. Olha quem fa­la...

Edu­ca­ção

Be­to Ri­cha as­si­nou a or­dem de ser­vi­ço pa­ra a cons­tru­ção, em Maringá, do Cen­tro Es­ta­du­al de Edu­ca­ção Pro­fis­si­o­nal, in­di­ca­ção do de­pu­ta­do Evan­dro Junior (PSDB).

Cur­sos

O Cen­tro se­rá ins­ta­la­do no Jar­dim Olím­pi­co e vai aten­der a 1,2 mil alu­nos, com os cur­sos de au­to­ma­ção in­dus­tri­al, ele­tro­e­le­trô­ni­ca, re­fri­ge­ra­ção/cli­ma­ti­za­ção, en­tre ou­tros.

Va­lo­ri­za­ção

Além de tu­do, a es­co­la pro­fis­si­o­na­li­zan­te vai va­lo­ri­zar o Jar­dim Olím­pi­co. Quem tem imó­vel lá é bom

não ven­der ago­ra.

Aban­do­no

Qua­se oi­to me­ses de­pois do in­cên­dio que dei­xou 242 mor­tos na Bo­a­te Kiss, em San­ta Ma­ria (RS), so­bre­vi­ven­tes en­fren­tam di­fi­cul­da­des pa­ra con­se­guir ci­rur­gi­as e me­di­ca­men­tos pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS).

Im­pac­to

Além da saú­de fra­gi­li­za­da, a tra­gé­dia provocou im­pac­to fi­nan­cei­ro nas fa­mí­li­as das ví­ti­mas, que pa­gam até R$ 500, por mês, em me­di­ca­men­tos.

Só pa­po

Lo­go após a tra­gé­dia, po­lí­ti­cos fo­ram lá, cho­ra­ram e pro­me­te­ram aju­da a quem con­se­guiu es­ca­par com vi­da.

Sem for­ça

Pa­ra eles, a aten­ção do go­ver­no fi­cou im­per­cep­tí­vel as­sim que o ca­so per­deu for­ça na im­pren­sa.

Úl­ti­ma

As­sim é o Brasil. A coi­sa só fun­ci­o­na qu­an­do a im­pren­sa jo­ga os ho­lo­fo­tes so­bre o fa­to. As­sim que apa­ga, os po­lí­ti­cos que apa­re­ci­am so­mem tam­bém.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.