As­sun­to de Es­ta­do, diz go­ver­no

O Diario do Norte do Parana - - AGRONEGÓCIO -

Em res­pos­ta aos lí­de­res da agri­cul­tu­ra, de que o go­ver­no na­da faz pa­ra re­sol­ver o con­fli­to en­tre pro­du­to­res e ín­di­os, o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Jo­sé Edu­ar­do Car­do­zo, de­cla­rou, re­cen­te­men­te aos jor­nais, que a re­gu­la­men­ta­ção ou cri­a­ção de re­ser­vas in­dí­ge­nas no País é as­sun­to de Es­ta­do e não de­pen­de de uma úni­ca ins­tân­cia de po­der. “Há um con­jun­to de ques­tões ju­rí­di­cas que têm que ser re­sol­vi­das”, des­ta­cou.

Pa­ra Car­do­zo, não fal­ta ao go- ver­no fe­de­ral von­ta­de po­lí­ti­ca pa­ra so­lu­ci­o­nar os con­fli­tos. “O go­ver­no fe­de­ral cum­pre a Cons­ti­tui­ção Fe­de­ral, que es­ta­be­le­ce os pa­râ­me­tros do que tem que ser fei­to. Por is­so, en­ten­de­mos que es­ta é uma ques­tão que não de­pen­de ape­nas da von­ta­de po­lí­ti­ca de A, B ou C”, res­sal­tou.

De acor­do com a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), a de­mar­ca­ção de ter­ras é um pas­so im­por­tan­te pa­ra as­se­gu­rar a so­bre­vi­vên­cia e os di­rei­tos das po- pu­la­ções in­dí­ge­nas no Brasil e no mun­do. Mas, no en­ten­di­men­to do ór­gão in­ter­na­ci­o­nal, não é o su­fi­ci­en­te. His­to­ri­ca­men­te, a as­si­na­tu­ra de acor­dos po­lí­ti­cos de­mo­ra a sair do pa­pel ou, mes­mo de­pois da exe­cu­ção, os di­rei­tos po­dem não ser per­ma­nen­tes.

Se­gun­do re­pre­sen­tan­tes de po­vos in­dí­ge­nas, o pla­no do go­ver­no de apoi­ar a sus­ten­ta­bi­li­da­de de su­as ter­ras não es­tá acon­te­cen­do, pois eles qua­se nun­ca re­ce­bem a pos­se­de­fi­ni­ti­va­das­mes­mas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.