Odon­to­lo­gia da UEM: 25 anos de con­quis­tas

O Diario do Norte do Parana - - OPINIÃO -

O cur­so de Odon­to­lo­gia da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) co­me­mo­ra seu ju­bi­leu de pra­ta! Há mui­to o que co­me­mo­rar! São 25 anos de cons­tru­ção co­le­ti­va vol­ta­da à for­ma­ção de um ci­rur­gião-den­tis­ta ge­ne­ra­lis­ta, hu­ma­nis­ta, crí­ti­co e re­fle­xi­vo, pau­ta­do na in­te­gra­li­da­de da aten­ção à saú­de. Nosso mo­ti­vo de exis­tir con­ta­bi­li­za 560 egres­sos e 200 aca­dê­mi­cos em cur­so.

O iní­cio, em agos­to de 1988, deu-se com 20 alu­nos e um pro­je­to pe­da­gó­gi­co tra­di­ci­o­nal. Em 91, pas­sou-se a um sis­te­ma cur­ri­cu­lar ex­tre­ma­men­te ino­va­dor, cu­jos men­to­res fo­ram os pro­fes­so­res Car­los Al­ber­to Con­ra­do, Guilherme Simões Go­mes, Car­los Roberto Ro­baz­za e An­drés Jose Tu­mang. An­te­ci­pa­va ca­rac­te­rís­ti­cas das Di­re­tri­zes Cur­ri­cu­la­res Na­ci­o­nais pa­ra Odon­to­lo­gia es­ta­be­le­ci­das em 2002, pro­pi­ci­an­do apren­di­za­do em grau cres­cen­te de com­ple­xi­da­de; re­la­ci­o­na­men­tos mul­ti­dis­ci­pli­nar e mul­ti­pro­fis­si­o­nal; bem co­mo for­te for­ma­ção hu­ma­nís­ti­ca-cul­tu­ral. Mais que isso, bus­ca in­ver­ter a ló­gi­ca do aten­di­men­to cen­tra­do na do­en­ça pa­ra a promoção de saú­de bu­cal.

Ao lon­go des­ses 25 anos, re­ce­beu pre­mi­a­ções e re­co­nhe­ci­men­to, com re­fle­xos nos ex­tin­tos pro­vões e Ena­de. Am­pli­ou-se a ofer­ta de va­gas pa­ra 40 alu­nos/ano e a bus­ca cons­tan­te por cap­ta­ção de re­cur­sos me­di­an­te au­xí­li­os ex­ter­nos e ofer­ta de cur­sos tem me­lho­ra­do dia a dia as ins­ta­la­ções e a dis­po­ni­bi­li­da­de de equi­pa­men­tos.

Na Clí­ni­ca Odon­to­ló­gi­ca, on­de os alu­nos exer­ci­tam a apli­ca­ção da te­o­ria na prá­ti­ca e o olhar pa­ra as ne­ces­si­da­des dos usuá­ri­os, as di­re­tri­zes da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de Hu­ma­ni­za­ção têm si­do nor­te­a­do­ras e im­pul­si­o­na­do­ras da im­plan­ta­ção da clí­ni­ca am­pli­a­da, aco­lhi­men­to com clas­si­fi­ca­ção de ris­co no ser­vi­ços de ur­gên­ci­as, co­ges­tão, am­bi­ên­cia e va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lha­dor e dos usuá­ri­os. No apren­di­za­do ex­tra­mu­ros, par­ce­ri­as com as pre­fei­tu­ras de Ma­rin­gá e Ma­ri­al­va têm per­mi­ti­do que os aca­dê­mi­cos de­sen­vol­vam 20% da car­ga ho­rá­ria cur­ri­cu­lar nas UBSs.

Os 41 do­cen­tes (34 dou­to­res, três dou­to­ran­dos, três mes­tres e um es­pe­ci­a­lis­ta) se de­di­cam, com afin­co, às ati­vi­da­des de en­si­no, ex­ten­são e pes­qui­sa, sen­do que al­guns apre­sen­tam pro­du­ti­vi­da­de em pes­qui­sa re­co­nhe­ci­da pe­las agências de fo­men­to. Nos pro­je­tos de ex­ten­são, pres­tam gran­de con­tri­bui­ção pe­lo aten­di­men­to cli­ni­co e pre­ven­ti­vo re­a­li­za­do, re­fe­rên­cia pa­ra Ma­rin­gá e re­gião.

Já são mais de 45 cur­sos de pós-graduação la­to sen­su ofe­re­ci­dos in­cluin­do, em par­ce­ria com o Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio Re­gi­o­nal de Ma­rin­gá, a re­si­dên­cia odon­to­ló­gi­ca que tem seis no­vos pro­gra­mas em tra­mi­ta­ção na UEM, com pre­vi­são de im­plan­ta­ção em 2014. O mes­tra­do em Odon­to­lo­gia In­te­gra­da es­tá na 6ª tur­ma e se­guin­do a tra­je­tó­ria de gran­des con­quis­tas, o pró­xi­mo pas­so se­rá o dou­to­ra­do.

As con­quis­tas têm si­do mui­tas, mas gran­des de­sa­fi­os ain­da pai­ram no ar. Fi­na­li­zar a cons­tru­ção do blo­co ini­ci­a­do em 1995, mo­bi­liá-lo e equi­pá-lo, as­sim co­mo aos la­bo­ra­tó­ri­os de pes­qui­sa; con­tra­tar fun­ci­o­ná­ri­os em con­so­nân­cia com o au­men­to das ati­vi­da­des de­sen­vol­vi­das; im­ple­men­tar um efe­ti­vo sis­te­ma de re­fe­rên­cia e con­tra-re­fe­rên­cia pa­ra a clí­ni­ca são al­guns exem­plos. E quan­do es­ses fo­rem ul­tra­pas­sa­dos, no­vos sur­gi­rão im­pe­lin­do nos­sa co­mu­ni­da­de adi­an­te, co­le­ti­va­men­te, co­mo tem si­do nos­sa ca­rac­te­rís­ti­ca!

Den­tis­tas, es­pe­ci­a­lis­tas e mes­tres for­ma­dos na UEM ho­je, es­tão em con­sul­tó­ri­os e uni­ver­si­da­des de to­do o País! Por tudo isso, é com gran­de sa­tis­fa­ção e or­gu­lho que o cur­so de Odon­to­lo­gia co­me­mo­ra os 25 anos de sua im­plan­ta­ção e de con­quis­tas, que o tor­na­ram, nes­te cur­to es­pa­ço de tem­po, re­fe­rên­cia re­gi­o­nal e na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.