Pre­fei­tu­ra fis­ca­li­za gui­as re­bai­xa­das

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá co­me­çou a fis­ca­li­zar gui­as re­bai­xa­das na ci­da­de. Em mui­tos ca­sos, o re­bai­xa­men­to foi fei­to de ma­nei­ra ir­re­gu­lar, sem au­to­ri­za­ção e de for­ma que eli­mi­na va­gas de es­ta­ci­o­na­men­to de veí­cu­los. On­tem, em ape­nas uma qua­dra da Ave­ni­da Bra­sil, pró­xi­ma à Pra­ça Jo­sé Bo­ni­fá­cio, fo­ram emi­ti­das três no­ti­fi­ca­çõe­se­res­ta­be­le­ci­das­seis­va­gas.

Além do se­tor de Fis­ca­li­za­ção, a ação tem a par­ti­ci­pa­ção da Se­cre­ta­ria de Trans­por­tes e Se­gu­ran­ça (Se­trans) e da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Ser­vi­ços Pú­bli­cos (Se­musp). Os pro­ble­mas mais co­muns en­con­tra­dos pe­los fis­cais fo­ram pin­tu­ra ir­re­gu­lar (só po­de ser fei­ta pe­la Se­musp) e o re­bai­xa­men­to de uma área mai­or que a per­mi­ti­da pa­ra o imó­vel.

O di­re­tor de Fis­ca­li­za­ção, Mar­co Antô­nio Lo­pes de Azevedo, ex­pli­ca que os pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis es­tão sen­do no­ti­fi­ca­dos e te­rão 60 di­as pa­ra re­fa­zer o meio-fio. Ca­so não cum­pram a no­ti­fi­ca­ção, se­rão mul­ta­dos em R$ 1 mil.

Ele con­ta que ini­ci­ou a fis­ca­li­za­ção em lo­cais crí­ti­cos com ba­se em re­cla­ma­ções re­gis­tra­das pe­la Ou­vi­do­ria do Mu­ni­cí­pio (te­le­fo­ne 156). “O pro­ble­ma é mais sé­rio no Cen­tro da ci­da­de, em lo­cais pró­xi­mos a hos­pi­tais, clí­ni­cas e re­si­dên­ci­as”, dis­se

Além de aten­der ao Có­di­go de Obras do Mu­ni­cí­pio (que re­gu­la­men­ta o re­bai­xa­men­to de gui­as con­for­me vá­ri­os cri­té­ri­os, en­tre os quais a tes­ta­da do imó­vel), ou­tro ob­je­ti­vo é res­ta­be­le­cer as va­gas de es­ta­ci­o­na­men­to. “Não sa­be­mos se vai re­sol­ver o pro­ble­ma de fal­ta de va­gas, mas con­tri­bui­rá pa­ra a so­lu­ção”, ob­ser­va.

Se­gun­do o le­van­ta­men­to mais re­cen­te do De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to (De­na­tran), em mar­ço des­te ano, Ma­rin­gá con­ta­va com 279. 689 veí­cu­los. A par­tir de ho­je, a fis­ca­li­za­ção dis­po­ni­bi­li­za­rá o mo­de­lo re­gu­la­men­ta­do pa­ra re­bai­xa­men­to de gui­as no si­te da pre­fei­tu­ra. E, a par­tir de se­gun­da-fei­ra, fa­rá um aler­ta aos pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis pa­ra que re­gu­la­ri­zem as cal­ça­das e gui­as. A fis­ca­li­za­ção pros­se­gui­rá por meio de de­nún­ci­as re­ce­bi­das pe­la Ou­vi­do­ria. “Te­re­mos uma equi­pe es­pe­cí­fi­ca que fa­rá o le­van­ta­men­to na ci­da­de”, com­ple­ta Azevedo.

João Cláudio Fragoso

Gui­as são re­mar­ca­das na Ave­ni­da Bra­sil, con­for­me a le­gis­la­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.