Pri­mei­ros de­pu­ta­dos ne­gros

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Ber­nar­do Mel­lo Fran­co

Pe­la pri­mei­ra vez na história, a Ale­ma­nha te­rá dois de­pu­ta­dos ne­gros. Ka­ram­ba Di­aby, 51 ano, e Char­les M. Hu­ber, 56, es­tão en­tre os 630 elei­tos no úl­ti­mo do­min­go pa­ra in­te­grar o Bun­des­tag (a câ­ma­ra bai­xa do Par­la­men­to).

A vi­tó­ria de­les foi co­me­mo­ra­da em um país on­de os imi­gran­tes já ul­tra­pas­sam 8% da po­pu­la­ção, mas ain­da lu­tam por re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca. “Mi­nha elei­ção pa­ra o Par­la­men­to tem im­por­tân­cia his­tó­ri­ca”, afir­mou Di­aby. Ele dis­se que co­me­mo­rou até a ma­dru­ga­da de an­te­on­tem, mas só te­ve cer­te­za da vi­tó­ria ao ver o pró­prio no­me no si­te ofi­ci­al do Bun­des­tag.

Nas­ci­do no Se­ne­gal, o de­pu­ta­do imi­grou pa­ra a ex-Ale­ma­nha Ori­en­tal em 1985, tem dou­to­ra­do em Quí­mi­ca e foi elei­to pe­lo Par­ti­do So­ci­al-De­mo­cra­ta..

Ele fez cam­pa­nha com a pro­mes­sa de lu­tar pe­la cri­a­ção de um sa­lá­rio mí­ni­mo na­ci­o­nal, mas dis­se que tam­bém pre­ten­de se de­di­car a pro­je­tos de in­te­gra­ção so­ci­al dos imi­gran­tes.

O Se­ne­gal tam­bém é a ori­gem do pai de Hu­ber, que nas­ceu em Mu­ni­que e é fa­mo­so na Ale­ma­nha por sua per­for­man- ce co­mo ator em uma sé­rie de de­te­ti­ves na emis­so­ra pú­bli­ca ZDF. Hu­ber foi elei­to de­pu­ta­do pe­la União De­mo­cra­ta Cris­tã, da pri­mei­ra-mi­nis­tra An­ge­la Mer­kel, e tam­bém clas­si­fi­cou a vi­tó­ria co­mo “his­tó­ri­ca”.

“Es­tou acos­tu­ma­do com a si- tu­a­ção de ser o pri­mei­ro ne­gro a fa­zer al­gu­ma coi­sa”, dis­se ele, que é fi­lho de um di­plo­ma­ta se­ne­ga­lês e so­bri­nho de Léo­pold Senghor, ex-pre­si­den­te do país afri­ca­no.

Mu­lher, jo­vem e mu­çul­ma­na, Ce­mi­le Gi­ou­souf, 35, tam­bém é no­vi­da­de no futuro Bun­des­tag. Fi­lha de tur­cos, se­rá a pri­mei­ra de­pu­ta­da is­lâ­mi­ca da con­ser­va­do­ra CDU, que le­va o cris­ti­a­nis­mo no no­me. “Foi um lon­go ca­mi­nho. É uma gran­de opor­tu­ni­da­de pa­ra mim”, dis­se, após a divulgação do re­sul­ta­do.

Divulgação

Di­aby e Hu­ber es­tão en­tre o 630 de­pu­ta­dos elei­tos na Ale­ma­nha, on­de os imi­gran­tes já so­mam 8%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.