Pre­ços dos CDs po­dem bai­xar

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Juliana Gragnani

A pro­pos­ta de emen­da cons­ti­tu­ci­o­nal apro­va­da an­te­on­tem no Senado, a cha­ma­da PEC da Mú­si­ca, po­de re­du­zir os pre­ços de CDs e DVDs no Bra­sil. O tex­to isen­ta de im­pos­tos es­ses pro­du­tos, des­de que se­jam de ar­tis­tas bra­si­lei­ros e pro­du­zi­dos no país. A imu­ni­da­de tri­bu­tá­ria é a mes­ma que já va­le pa­ra li­vros, jor­nais e pe­rió­di­cos.

Se­gun­do se­na­do­res fa­vo­rá­veis ao tex­to, que de­ve ser pro­mul­ga­do na se­ma­na que vem, os cus­tos dos CDs e DVDs com pro­du­ção na­ci­o­nal po­de­ri­am cair 25%, em mé­dia. A emen­da tem co­mo ob­je­ti­vo di­mi­nuir a pi­ra­ta­ria no país. Pa­ra o con­su­mi­dor, a re­du­ção po­de ser me­nor do que a es­ti­ma­do no Senado.

O pro­du­tor Leo Ga­nem, ex­di­re­tor da gra­va­do­ra Som Livre, es­ti­ma “chu­tan­do”, uma re­du­ção de 10% a 15% em re­la­ção ao pre­ço de CDs e DVDs. “Acho que num pri­mei­ro mo­men­to, uma par­te do bo­lo to­tal de im­pos­tos que sai­rá do go­ver­no e en­tra­rá no mer­ca­do se­rá usa­da pa­ra re­com­por fi­nan­cei­ra­men­te as gra­va­do­ras, que so­fre­ram bas­tan­te com a pi­ra­ta­ria”, diz.

“Che­gou num pon­to em que per­ce­be­ram que há pou­co da in­dús­tria pa­ra sal­var”, res­sal­ta ele. Se­gun­do da­dos da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­du­to­res de Dis­cos (ABPD), o mer­ca­do de CDs, DVDs e Blu-Rays re­gis­trou uma qu­e­da de 10% en­tre 2011 e 2012 no Bra­sil, com fa­tu­ra­men­to de R$ 280 mi­lhões no ano pas­sa­do.

Pa­ra Amau­ri Blan­co, pre­si­den­te do Sindicato das In­dús­tri- as dos Mei­os Mag­né­ti­cos e Fo­no­grá­fi­cos do Es­ta­do do Ama­zo­nas, a re­du­ção dos va­lo­res dos pro­du­tos nas lo­jas se­rá de cer­ca de 8%. “Mes­mo com es­sa di­mi­nui­ção, os CDs e DVDs não têm co­mo com­pe­tir com o pre­ço dos pro­du­tos pi­ra­tas, ven­di­dos a R$ 2”, afir­ma Blan­co.

O tex­to apro­va­do so­freu re­sis­tên­cia da ban­ca­da do Ama­zo­nas du­ran­te sua tra­mi­ta­ção, sob a ale­ga­ção de que a imu­ni­da­de pre­ju­di­ca­ria a Zo­na Fran­ca de Ma­naus, on­de se lo­ca­li­zam em­pre­sas do se­tor. Se­gun­do Blan­co, a imu­ni­da­de tri­bu­tá­ria irá agra­var, e não re­du­zir, a pi­ra­ta­ria no Bra­sil. “Sem a tri­bu­ta­ção, o go­ver­no não vai ter mais co­mo fis­ca­li­zar os pro­du­tos. A pi­ra­ta­ria fi­ca­rá de­fi­ni­ti­va­men­te ins­ta­la­da”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.