Even­to do Si­ne­pe reú­ne mil pes­so­as

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Co­me­ça, ho­je à noi­te, no Co­lé­gio Ma­ris­ta, em Ma­rin­gá, o 16º Con­gres­so de Edu­ca­ção e Cida- da­nia. Pro­mo­vi­do pe­lo Sindicato dos Es­ta­be­le­ci­men­tos Par­ti­cu­la­res de En­si­no do No­ro­es­te do Pa­ra- ná (Si­ne­pe/NOPR), o even­to pros­se­gue até ama­nhã. Os or­ga­ni­za­do­res es­pe­ram um pú­bli­co su­pe­ri­or a mil pes­so­as, en­tre pro­fes­so­res, di­re­to­res e co­la­bo­ra­do­res em ge­ral de es­co­las de to­da a re­gião.

A aber­tu­ra se­rá às 19h30, com a apre­sen­ta­ção da Or­ques­tra Raiz Ser­ta­ne­ja, de Ma­ri­al­va (a vin­te quilô­me­tros de Ma­rin­gá). Em se­gui­da, se­rá re­a­li­za­da a pa­les­tra “Es­co­la sem con­fli­to - par­ce­ria com os pais”, mi­nis­tra­da pe­la pro­fes­so­ra e mes­tre Tâ­nia Za­gury, con­fe­ren­cis­ta em Edu­ca­ção, fi­ló­so­fa e es­cri­to­ra, com 24 li­vros pu­bli­ca­dos.

Tâ­nia es­tu­dou, du­ran­te mais de vin­te anos, as di­fi­cul­da­des na cri­a­ção dos jo­vens e es­cre­veu qu­a­tro li­vros so­bre o as­sun­to. Na opi­nião de­la, a so­ci­e­da­de mu­dou mui­to nas úl­ti­mas dé­ca­das, fa­zen­do com que os pais pas­sas­sem a ter di­fi­cul­da­de na edu­ca­ção dos fi­lhos, di­vi­din­do es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de com as es­co­las.

Cul­tu­ra Di­gi­tal

Ama­nhã, as ati­vi­da­des co­me­çam às oi­to ho­ras, com a apre­sen­ta­ção cul­tu­ral do Bal­let do Co­lé­gio Re­gi­na Mun­di. Às 8h30 se­rá re­a­li­za­da a pa­les­tra “Cul­tu­ra di­gi­tal: de­sa­fi­os e pos­si­bi­li­da­des em tem­pos de mu­dan­ça”, com a jor­na­lis­ta e pro­fes­so­ra Jo­a­na Pun­tel, dou­to­ra em Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al.

Re­fle­tin­do so­bre o mo­de­lo de co­mu­ni­ca­ção do mun­do atu­al, ela fa­la das di­fi­cul­da­des de uma ge­ra­ção, que foi for­ma­da no con­tex­to de uma so­ci­e­da­de “ana­ló­gi­ca”, em con­vi­ver com os jo­vens “di­gi­tais”. O de­sa­fio é ven­cer ati­tu­des opos­tas, diz, aler­tan­do que o sur­gi­men­to de um no­vo pa­drão, não eli­mi­nou, os an­te­ri­o­res.

Em se­gui­da, às 10h30, ha­ve­rá a pa­les­tra “In­te­li­gên­cia emo­ci­o­nal e afe­ti­vi­da­de”, com a pro­fes­so­ra Paty Fon­te, es­pe­ci­a­lis­ta em Pe­da­go­gia de Pro­je­tos e co­lu­nis­ta de re­vis­tas di­dá­ti­cas e pa­ra­di­dá­ti­cas. A pes­qui­sa­do­ra de­fen­de que, por meio da pe­da­go­gia de pro­je­tos, o pro­fes­sor po­de atu­a­li­zar fon­tes de in­for­ma­ções e de­sen­vol­ver no­vos ta­len­tos e com­pe­tên­ci­as em to­das as áre­as.

Pais edu­cam,es­co­la en­si­na

No pe­río­do da tar­de, es­tão pro­gra­ma­das ofi­ci­nas, com te­mas que in­clu­em lei­tu­ra, tex­to, dan­ça, apren­di­za­gem in­clu­si­va, éti­ca, bullying, ci­ên­cia, edu­ca­ção in­fan­til e sus­ten­ta­bi­li­da­de, en­tre ou­tros. O en­cer­ra­men­to do Con­gres­so se­rá às 16 ho­ras com a pa­les­tra “Pais edu­cam, es­co­la en­si­na”, mi­nis­tra­da pe­lo pro­fes­sor de Edu­ca­ção Fí­si­ca e es­pe­ci­a­lis­ta em Ges­tão Es­co­lar, Dal­tro Mon­tei­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.