No­va es­ti­ma­ti­va de sa­fra con­fir­ma mais so­ja e fei­jão

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agência Es­ta­du­al de No­tí­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com A Se­cre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to (Seab) con­fir­mou, on­tem, a es­ti­ma­ti­va fei­ta em agos­to pa­ra a sa­fra pa­ra­na­en­se de grãos 2013/2014. A ex­pec­ta­ti­va é que se­jam plan­ta­dos 5,824 mi­lhões de hec­ta­res, au­men­to de 0,3%, em re­la­ção ao pe­río­do an­te­ri­or 2012/2013, e se­jam co­lhi­das 22,785 mi­lhões de to­ne­la­das, re­du­ção de 3,6%, se com­pa­ra­dos à sa­fra 2012/2013, que che­gou a 23,475 mi­lhões de to­ne­la­das.

A so­ja con­ti­nua a prin­ci­pal cul­tu­ra do Pa­ra­ná, com au­men­to de área e pro­du­ção. Fa­to se­me­lhan­te ocor­re com o fei­jão pa­ra a pri­mei­ra sa­fra de ve­rão que tam­bém apon­ta au­men­to, em de­tri­men­to do mi­lho, que apre­sen­tou re­du­ção de área e pro­du­ção.

No com­pa­ra­ti­vo fei­to no cam­po pe­los téc­ni­cos do De­par­ta­men­to de Eco­no­mia Ru­ral (De­ral), da Seab, a so­ja con­ti­nua em al­ta. Ho­je, o grão é res­pon­sá­vel por 83% do plan­tio no Es­ta­do. Es­ti­ma-se que se­rão plan­ta­dos cer­ca de 4,860 mi­lhões de hec­ta­res, au­men­to de 4% em re­la­ção à sa­fra an­te­ri­or (4.679 mi­lhões de hec­ta­res). Em ter­mos de pro­du­ção, a ex­pec­ta­ti­va é que a pró­xi­ma co­lhei­ta che­gue a 16,293 mi­lhões de to­ne­la­das, au­men­to de 3% em re­la­ção à sa­fra an­te­ri­or (15,821 mi­lhões de to­ne­la­das).

Na ava­li­a­ção do eco­no­mis­ta Mar­ce­lo Garrido, che­fe do de­par­ta­men­to de Con­jun­tu­ra Agro­pe­cuá­ria, do De­ral, as pre­vi­sões cli­má­ti­cas pa­ra o pró­xi­mo tri­mes­tre, que apon­tam es­ta­bi­li­da­de, e as co­ta­ções do mer­ca­do ex­ter­no, que con­ti­nu­am atra­ti­vas pa­ra o agri­cul­tor, man­tém e im­pul­si­o­nam o au­men­to de área e pro­du­ção. “As­so­cia-se ain­da a isso, a boa pro­du­ti­vi­da­de al­can­ça­da pe­los nos­sos agri­cul­to­res que se man­têm aten­tos às no­vas tec­no­lo­gi­as pa­ra o se­tor”, res­sal­ta.

A cul­tu­ra do fei­jão pa­ra a pri­mei­ra sa­fra tam­bém atrai os agri­cul­to­res pa­ra­na­en­ses. A no­va es­ti­ma­ti­va apon­ta­da pe­lo De­ral é de que ocor­ra um au­men­to de 7% de área, pas­san­do dos 214.653 hec­ta­res pa­ra 229.277. Já a pro­du­ção mos­tra sal­to de 27% em re­la­ção ao ano an­te­ri­or, quan­do fo­ram co­lhi­das 329.950 mil to­ne­la­das de fei­jão, pa­ra 418.932 mil to­ne­la­das.

Ain­da se­gun­do os da­dos do De­ral hou­ve re­du­ções sig­ni­fi­ca­ti­vas pa­ra as cul­tu­ras de aveia pre­ta (-54%) e bran­ca (-59%), de ce­va­da (6%), e ca­no­la (-49%).

FA­EP

Cer­ca de 4,860 mi­lhões de hec­ta­res, em to­do o Es­ta­do, de­ve­rão ser cul­ti­va­dos com a so­ja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.