Con­fi­an­ça da in­dús­tria re­gis­tra me­nor ní­vel des­de 2009, diz FGV

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Beatriz Bul­la

O Ín­di­ce de Con­fi­an­ça da In­dús­tria (ICI) re­cu­ou 1,0% em se­tem­bro an­te agos­to, pas­san­do de 99,0 pon­tos pa­ra 98,0 pon­tos, in­for­mou on­tem a Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas (FGV). De acor­do com a ins­ti­tui­ção, es­te é o me­nor ní­vel des­de ju­lho de 2009, quan­do o ICI mar­cou 95,7 pon­tos.

A ins­ti­tui­ção ava­lia que a per­ma­nên­cia da con­fi­an­ça in­dus­tri­al em pa­ta­mar “his­to­ri- ca­men­te bai­xo” si­na­li­za rit­mo de ati­vi­da­de ain­da len­to ao fi­nal do ter­cei­ro tri­mes­tre de 2013. No âm­bi­to do ICI, o Ín­di­ce da Si­tu­a­ção Atu­al (ISA) caiu 6,0%, pa­ra 98,9 pon­tos. Já o Ín­di­ce de Ex­pec­ta­ti­vas (IE) caiu 1,4%, re­gis­tran­do 97,1 pon­tos. No ISA, a mai­or con­tri­bui­ção pa­ra a qu­e­da veio do in­di­ca­dor que me­de a sa­tis­fa­ção com o ní­vel de de­man­da no mo­men­to, por con­ta de ava­li­a­ções me­nos fa­vo­rá­veis so­bre a de­man­da in­ter­na.

De acor­do com a FGV, o in­di- ca­dor de­man­da to­tal re­tor­nou ao ní­vel de ju­lho (95,8 pon­tos), que era o me­nor des­de ju­lho de 2009 (94,1 pon­tos). As em­pre­sas que ava­li­am o ní­vel de de­man­da co­mo for­te re­pre­sen­tam 10,0% em se­tem­bro (em agos­to, eram 13,9%).

A par­ce­la das em­pre­sas que con­si­de­ram que o ní­vel de de­man­da fra­co tam­bém caiu, de 17,0% pa­ra 14,2%. Já no IE, o com­po­nen­te que mais con­tri­buiu pa­ra a qu­e­da foi o In­di­ca­dor de Em­pre­go Pre­vis­to, que re­cu­ou pa­ra 102,2 pon­tos, o me­nor ní­vel des­de ju­nho de 2009 (98,0 pon­tos).

A pro­por­ção de em­pre­sas que pre­ve­em au­men­to no to­tal de pessoal ocu­pa­do nos três me­ses se­guin­tes caiu de 17,0% em agos­to pa­ra 13,9%. A par­ce­la das que pre­ve­em re­du­ção tam­bém di­mi­nuiu, ao pas­sar de 12,4% pa­ra 11,7% no mes­mo pe­río­do. O Ní­vel de Uti­li­za­ção da Ca­pa­ci­da­de Ins­ta­la­da (Nu­ci) fi­cou es­tá­vel em 84,2%, ní­vel in­fe­ri­or ao re­gis­tra­do no fi­nal do tri­mes­tre que ter­mi­nou em ju­nho (84,4%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.