Fu­ma­ça de in­cên­dio che­ga ao PR

Fo­go só de­ve ser con­tro­la­do ho­je; fu­ma­ça, que atin­ge o li­to­ral pa­ra­na­en­se, se­gue em di­re­ção da re­gião me­tro­po­li­ta­na de Curitiba e do li­to­ral sul do Es­ta­do de São Pau­lo

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Fe­li­pe Resk

O in­cên­dio que pro­vo­cou uma gi­gan­tes­ca nu­vem de fu­ma­ça, que des­de ter­ça-fei­ra co­bre a ci­da­de ca­ta­ri­nen­se de São Fran­cis­co do Sul ain­da não foi con­tro­la­do. A fu­ma­ça já se es­pa­lha até o li­to­ral do Pa­ra­ná e po­de atin­gir a re­gião sul de São Pau­lo, se­gun­do in­for­mou Mar­ce­lo Martins, me­te­o­ro­lo­gis­ta da Epa­gri/Ci­ram, em­pre­sa que mo­ni­to­ra as con­di­ções cli­má­ti­cas em San­ta Ca­ta­ri­na. O fo­go ocor­reu no de­pó­si­to de fer­ti­li­zan­tes da em­pre­sa Glo­bal Lo­gís­ti­ca, no ter­mi­nal ma­rí­ti­mo do mu­ni­cí­pio.

A Po­lí­cia Mi­li­tar, o Cor­po de Bom­bei­ros e a De­fe­sa Ci­vil de San­ta Ca­ta­ri­na, além de ou­tros ór­gãos mu­ni­ci­pais e es­ta­du­ais, mon­ta­ram uma operação in­te­gra­da pa­ra atu­ar no in­cên­dio. Co­mo há mais de dez mil to­ne­la­das de ni­tra­to de amô­nia no lo­cal, a for­ça-tarefa en­con­tra di­fi­cul­da­des pa­ra re­ti­rar a subs­tân­cia que pro­vo­ca a nu­vem de fu­ma­ça.

O gru­po uti­li­za re­tro­es­ca­va­dei­ras na operação, além de uma bar­rei­ra de con­têi­ne­res pa­ra di­re­ci­o­nar o ven­to e di­mi­nuir o ris­co de os tra­ba­lha­do­res ina­la­rem a fu­ma­ça no lo­cal. Um mu­ro de con­ten­ção tam­bém foi cons­truí­do pa­ra de­po­si­tar a água usa­da no com­ba­te ao in­cên­dio, com o ob­je­ti­vo de evi­tar a con­ta­mi­na­ção do meio am­bi­en­te.

Na qu­ar­ta-fei­ra, a Pre­fei­tu­ra de São Fran­cis­co do Sul de­cre­tou si­tu­a­ção de emer­gên­cia. De acor­do com a As­ses­so­ria de Im­pren­sa da pre­fei­tu­ra, a prin­ci­pal re­gião atin­gi­da é o bair­ro de Pau­las, on­de fi­ca o de­pó­si­to, que pre- ci­sou pas­sar por um pro­ces­so de eva­cu­a­ção. “Ao to­do, cer­ca de 800 pes­so­as dei­xa­ram as ca­sas de­las, por pre­ven­ção”, afir­ma a as­ses­so­ria. Des­sas, me­ta­de foi en­ca­mi­nha­da pe­la De­fe­sa Ci­vil pa­ra du­as es­co­las es­ta­du­ais, que ser­vem de abri­go co­le­ti­vo.

Nos úl­ti­mos dois di­as, cer­ca de 140 pes­so­as fo­ram aten­di­das no Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal de Nos­sa Se­nho­ra das Gra­ças, em São Fran­cis­co do Sul. Não hou­ve in­ter­na­ções. A fu­ma­ça po­de oca­si­o­nar ir­ri­ta­ção nos olhos, dor de gar­gan­ta, ton­tu­ra e, em ca­sos mais gra­ves, in­su­fi­ci­ên­cia res­pi­ra­tó­ria. Por isso, os mo­ra­do­res es­tão sen­do ori­en­ta­dos a pro­cu­rar lo­cais are­ja­das na ci­da­de. A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção sus­pen­deu as au­las até ho­je. O co­mér­cio tam­bém es­tá fe­cha­do.

In­ter­na­do

O bom­bei­ro vo­lun­tá­rio Da­vid Marcelino, 59 anos, que ina­lou a fu­ma­ça pro­vo­ca­da pe­la quei­ma de ni­tra­to de amô­nia en­quan­to com­ba­tia o fo­go, es­tá em es­ta­do gra­ve. Ele foi in­ter­na­do na UTI do Hos­pi­tal Re­gi­o­nal Hans Di­e­ter Sch­midt, em Join­vil­le, na ma­dru­ga­da des­ta quin­ta-fei­ra. Ele res­pi­ra com au­xí­lio de apa­re­lhos e não há pre­vi­são de al­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.