PSC bus­ca re­for­ços pa­ra as elei­ções de 2014

De­pu­ta­do fe­de­ral Ed­mar Ar­ru­da es­tá en­tre os prin­ci­pais res­pon­sá­veis pe­lo “re­cru­ta­men­to” de boa par­te dos no­vos fi­li­a­dos na re­gião; ob­je­ti­vo é re­for­çar qua­dro pa­ra o ano que vem

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com O ex-pre­fei­to de Ma­rin­gá João Ivo Ca­lef­fi, que já foi do PT e ul­ti­ma­men­te in­te­gra­va o PMDB, se fi­li­ou on­tem ao Par­ti­do So­ci­al Cris­tão (PSC) em uma ce­rimô­nia in­for­mal no Res­tau­ran­te Ma­dei­ra Grill, on­de tam­bém pas­sa­ram a in­te­grar a le­gen­da fi­gu­ras da po­lí­ti­ca re­gi­o­nal co­mo o ex-ve­re­a­dor Wal­ter Gu­erl­les, o su­pe­rin­ten­den­te do DER Os­mar Lo­pes Fer­rei­ra, a ex-pre­fei­ta de No­va Es­pe­ran­ça, Maly Be­nat­ti, e o ex-ve­re­a­dor de Cianorte Ân­ge­lo Au­gus­to Man­fri­nat­to, o Fão, que já te­ve boa vo­ta­ção tam­bém pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral.

A tar­de de fi­li­a­ção foi uma ini­ci­a­ti­va do de­pu­ta­do fe­de­ral Ed­mar Ar­ru­da, prin­ci­pal lí­der da le­gen­da na re­gião, e do se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no do Es­ta­do do Pa­ra­ná, Ra­ti­nho Jú­ni­or, com a pre­sen­ça de pre­fei­tos e lí­de­res co­mu­ni­tá­ri­os de vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os do no­ro­es­te

“O PSC es­tá re­ce­ben­do pes­so­as que já de­mons­tra­ram que têm li­de­ran­ça, mui­tos já ocu­pa­ram car­gos ele­ti­vos im­por­tan­tes e es­sas pes­so­as têm con­di­ções de dis­pu­tar as elei­ções fu­tu­ras, tan­to pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al, quan­to pa­ra pre­fei­to e ve­re­a­dor”, dis­se Ar­ru­da. A mai­o­ria dos no­vos fi­li­a­dos con­fes­sou que foi pa­ra o par­ti­do por con­vi­te do de­pu­ta­do fe­de­ral e por con­si­de­rar que o PSC tem uma das me­lho­res pro­pos­tas en­tre os par­ti­dos po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros.

En­tre os no­vos in­te­gran­tes do PSC es­tá o de­le­ga­do Jo­sé Apa- re­ci­do Ja­co­vós, que já mi­li­tou na po­lí­ti­ca de Sa­ran­di, e a ex-ve­re­a­do­ra Eli­a­na Fu­za­ri, que dei­xou o PTB, por on­de foi ve­re­a­do­ra e can­di­da­ta a vi­ce-pre­fei­to no ano pas­sa­do. O jor­na­lis­ta Cé­sar Lima as­si­nou a fi­cha de fi­li­a­ção e anun­ci­ou que pre­ten­de ser candidato a de­pu­ta­do es­ta­du­al.Qu­em tam­bém es­tá na lis­ta dos pre­ten­sos can­di­da­tos à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va é o ex-ve­re­a­dor Wal­ter Gu­erl­les, que foi se­cre­tá­rio de Trans­por­tes e se­cre­tá­rio de Es­por­tes de Ma­rin­gá.

O pre­si­den­te da si­gla no Pa­ra­ná, de­pu­ta­do fe­de­ral li­cen­ci­a­do Ra­ti­nho Jú­ni­or, que aos 32 anos já tem na car­rei­ra uma elei­ção pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al, du­as pa­ra fe­de­ral e a dis­pu­ta pe­la pre­fei­tu­ra de Curitiba, dis­se que o PSC é um dos par­ti­dos que mais cres­ce­ram no Pa­ra­ná e a tar­de de fi­li­a­ções mos­tra que con­ti­nua cres­cen­do, re­ce­ben­do po­lí­ti­cos com li­de­ran­ça com­pro­va­da. “Quan­do me fi­li­ei ao PSC, o par­ti­do ti­nha ape­nas dois pre­fei­tos, 30 ve­re­a­do­res e ne­nhum de­pu­ta­do. Ho­je tem 15 pre­fei­tos, mais de 200 ve­re­a­do­res e ain­da de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e fe­de­rais”.

Se­gun­do Ra­ti­nho, ho­je o PSC tem em seus qua­dros no­mes com pe­so su­fi­ci­en­te pa­ra dar ao par­ti­do uma das mai­o­res ban­ca­das na As­sem­bleia do Pa­ra­ná nas elei­ções do ano que vem. “O PSC es­tá re­ce­ben­do pes­so­as que já de­mons­tra­ram que têm li­de­ran­ça, mui­tos já ocu­pa­ram car­gos ele­ti­vos” O Par­ti­do Po­pu­lar So­ci­a­lis­ta (PPS) abriu on­tem à noi­te, na Câ­ma­ra, seu Con­gres­so Mu­ni­ci­pal, que se­rá fe­cha­do na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra com a elei­ção da chapa úni­ca que dis­pu­ta o di­re­tó­rio mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, en­ca­be­ça­da por João Batista de Sou­za, o João Ofi­ci­al, que foi o candidato a ve­re­a­dor mais bem vo­ta­do pe­lo par­ti­do nas elei­ções do ano pas­sa­do. Ofi­ci­al subs­ti­tui Willy Ta­gu­chi, que pre­si­de o di­re­tó­rio há dois anos.

A aber­tu­ra con­tou com a pre­sen­ça do de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Bu­e­no, pre­si­den­te do PPS do Pa­ra­ná e lí­der do par­ti­do na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, que dis­se que a si­gla es­tá sen­do re­or­ga­ni­za­do em to­das as re­giões do Es­ta­do com vis­tas às elei­ções do ano que vem. No ca­so de Ma­rin­gá, o PPS pre­ten­de ter can­di­da­tos a de­pu­ta­dos e al­guns no­mes já es­tão em aná­li­se, co­mo é o ca­so do vi­ce-pre­fei­to de Sa­ran­di, Luiz Car­los Agui­ar. O PPS con­ta tam­bém com a pos­si­bi­li­da­de de atrair po­lí­ti­cos de ou­tros par­ti­dos. “Ain­da não po­de­mos di­zer que is­to vai acon­te­cer, mas tra­ta­se de al­guns no­mes de pres­tí­gio e se­ri­e­da­de, com per­fis que in­te­res­sam ao PPS”, dis­se Bu­e­no.

Ain­da on­tem à noi­te o PPS re­a­li­zou seu En­con­tro Re­gi­o­nal, na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Sa­ran­di, com a par­ti­ci­pa­ção de li­de­ran­ças do par­ti­do nos 30 mu­ni­cí­pi­os que com­põem a As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep). Du­ran­te o even­to, Bu­e­no ex­pli­cou que o PPS con­ti­nua no seu pa­pel de par­ti­do de opo­si­ção e que pos­si­vel­men­te te­nha candidato pró­prio à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. De acor­do com o pre­si­den­te, há a pos­si­bi­li­da­de de o ex-mi­nis­tro Jo­sé Ser­ra tro­car o PSDB pe­lo PPS e ser o candidato do par­ti­do. Além de ter no­me já bas­tan­te di­vul­ga­do, o par­ti­do acre­di­ta que Ser­ra con­ta com a van­ta­gem de ter si­do go­ver­na­dor de São Pau­lo.

“Ca­so não acon­te­ça a vin­da do Ser­ra, o PPS vai dis­cu­tir com qual candidato de opo­si­ção vai ca­mi­nhar nas elei­ções”. Se­gun­do ele, há bons no­mes que po­de­rão ter o PPS co­mo ali­a­do, co­mo a ex-se­na­do­ra Ma­ri­na Sil­va, o go­ver­na­dor de Per­nam­bu­co, Edu­ar­do Cam­pos (PSB) e o ex-go­ver­na­dor de Minas Ge­rais, Aé­cio Ne­ves (PSDB).

Ri­car­do Lo­pes

Ed­mar Ar­ru­da ao mi­cro­fo­ne, ao la­do de Ra­ti­nho Jú­ni­or, du­ran­te ce­rimô­nia re­a­li­za­da on­tem em Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.