Operação ‘Ilha Gran­de’ pren­de oi­to cri­mi­no­sos

Ação in­te­gra­da en­tre as po­lí­ci­as Ci­vil, Mi­li­tar e Fe­de­ral foi de­sen­ca­de­a­da em cin­co mu­ni­cí­pi­os da re­gião de Lo­an­da; mais ban­di­dos po­dem ser pre­sos en­tre ho­je e ama­nhã

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Le­o­nar­do Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Uma operação, de­no­mi­na­da de ‘Ilha Gran­de’, re­sul­tou na pri­são de oi­to pes­so­as em fla­gran­te, on­tem, na re­gião no­ro­es­te do Pa­ra­ná. As pri­sões ocor­re­ram em Lo­an­da, Por­to Ri­co, San­ta Iza­bel do Ivaí, Que­rên­cia do Nor­te e San­ta Cruz do Mon­te Cas­te­lo.

Po­li­ci­ais de di­ver­sas ci­da­des par­ti­ci­pam da ação, que de­ve se es­ten­der ain­da du­ran­te ho­je e ama­nhã. “A operação es­tá em an­da­men­to e, pro­va­vel­men­te, mais pes­so­as se­jam de­ti­das e ou­tras ar­mas e ob­je­tos se­jam apre­en­di­dos. Es­sa ba­lan­ço que es­ta­mos apre­sen­tan­do é pre­li­mi­nar”, des­ta­cou o ofi­ci­al de Co­mu­ni­ca­ção do Oi­ta­vo Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM) de Pa­ra­na­vaí, ca­pi­tão Or­lan­do Lá­za­ro.

O ca­pi­tão tam­bém é um dos res­pon­sá­veis pe­la operação e per­ma­ne­ce em Lo­an­da (a 155 quilô- me­tros de Ma­rin­gá). A ci­da­de é ba­se da ação, que con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de de­ze­nas de po­li­ci­ais mi­li­ta­res, ci­vis, de um de­le­ga­do da Po­lí­cia Fe­de­ral e do Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do (Ga­e­co), de Ma­rin­gá. Es­tão sen­do uti­li­za­das 26 vi­a­tu­ras po­li­ci­ais.

De acor­do com a po­lí­cia, um dos de­ti­dos, on­tem pe­la ma­nhã, é sus­pei­to de en­vol­vi­men­to em um la­tro­cí­nio ocor­ri­do na re­gião de Por­to Ca­mar­go, no iní­cio do ano. Ou­tro, te­ria li­ga­ção com uma sé­rie de rou­bos de lan­chas.

Apre­en­são

Du­ran­te a operação, fo­ram apre­en­di­das se­te ar­mas - sen­do du­as pis­to­las, um re­vól­ver e qu­a­tro es­pin­gar­das -, três rá­dio co­mu­ni­ca­do­res, R$ 27 mil, em di­nhei­ro, além de um veí­cu­lo com mer- ca­do­ri­as con­tra­ban­de­a­das. Tam­bém, fo­ram apre­en­di­das di­ver­sas mu­ni­ções: ca­li­bres 3.57; .40; 38; 9 mi­lí­me­tros, 44, 7,65, 22, além de du­as mu­ni­ções de ca­ça .

Os de­ti­dos e os ob­je­tos apre­en­di­dos fo­ram en­ca­mi­nha­dos pa­ra a De­le­ga­cia de Lo­an­da. Um ba­lan­ço com os da­dos com­ple­tos da operação de­ve ser di­vul­ga­do ape­nas na pró­xi­ma se­ma­na.

Ori­gem

Um dos mo­ti­vos pa­ra o iní­cio da operação é a on­da de rou­bos de lan­chas, re­gis­tra­da des­de o mês de ju­lho, em con­do­mí­ni­os de ve­ra­neio às mar­gens do Rio Pa­ra­ná. Em me­nos de um mês, dez em­bar­ca­ções fo­ram roubadas em ações vi­o­len­tas de qua­dri­lhas pe­ri­go­sas.

Des­de es­sas ocor­rên­ci­as, a PM da re­gião no­ro­es­te ini­ci­ou uma gran­de operação que re­sul­tou na pri­são e mor­tes de um dos sus­pei­tos. Os cri­mi­no­sos pre­sos são con­si­de­ra­dos ex­tre­ma­men­te pe­ri­go­sos e além dos as­sal­tos, atu­a­vam no con­tra­ban­do de mer­ca­do­ri­as do Pa­ra­guai, e no trá­fi­co de dro­gas, ar­mas e mu­ni­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.