Cam­pe­o­na­to Ca­ri­o­ca de­ve ter tur­no úni­co

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES -

O Cam­pe­o­na­to Ca­ri­o­ca de 2014 po­de ser dis­pu­ta­do em tur­no úni­co, e não mais em dois, co­mo vi­nha acon­te­cen­do nos úl­ti­mos anos. De­pois das re­cla­ma­ções ge­ra­das pe­la divulgação do aper­ta­do ca­len­dá­rio da CBF pa­ra o ano que vem, uma reu­nião en­tre os qu­a­tro gran­des clu­bes ca­ri­o­cas, a Fe­de­ra­ção de Fu­te­bol do Rio (Ferj) e a TV Glo­bo, que é de­ten­to­ra dos di­rei­tos de trans­mis­são, de­ci­diu nes­ta sex­ta-fei­ra o for­ma­to que se­rá apre­sen­ta­do aos de­mais par­ti­ci­pan­tes na pró­xi­ma ter­ça, no con­se­lho ar­bi­tral da com­pe­ti­ção.

Na prá­ti­ca, pou­ca coi­sa vai mu­dar. A pro­pos­ta que ain­da pre­ci­sa da apro­va­ção fi­nal pre­vê 15 ro­da­das em tur­no úni­co, mais se­mi­fi­nais e fi­nal, am­bas com ida e vol­ta. Ou se­ja: 19 da­tas pa­ra jo­gos, exa­ta­men­te a mes­ma quan­ti­da­de do Cam­pe­o­na­to Ca­ri­o­ca des­te ano, que po­de­ria ter ti­do 21, não fos­se o Bo­ta­fo­go cam­peão com an­te­ce­dên­cia.

A pro­pos­ta tam­bém pre­ci­sa da apro­va­ção do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Esporte, pa­ra on­de já foi en­vi­a­da. Mas o pre­si­den­te da Ferj, Ru­bens Lo­pes, es­tá con­fi­an­te. “Te­re­mos o si­nal ver­de”, dis­se o di­ri­gen­te, após a reu­nião des­ta sex­ta-fei­ra no Rio.

Da­ta

Pe­la pro­pos­ta de­fi­ni­da nes­ta sex­ta-fei­ra, o cam­pe­o­na­to co­me­ça­ria em 19 de ja­nei­ro, uma se­ma­na de­pois da da­ta ini­ci­al es­ta­be­le­ci­da pe­la CBF pa­ra as com­pe­ti­ções es­ta­du­ais em 2014.

A mu­dan­ça de­ve ex­tin­guir o tí­tu­lo da Ta­ça Rio, con­ce­di­do a qu­em con­quis­ta­va o se­gun­do tur­no, mas a Ferj quer dar ao pri­mei­ro co­lo­ca­do da fa­se de clas­si­fi­ca­ção o tí­tu­lo de cam­peão da Ta­ça Gu­a­na­ba­ra, an­ti­go pri­mei­ro tur­no.

Es­sa mu­dan­ça no for­ma­to de dis­pu­ta não te­ria de­sa­gra­da­do a TV Glo­bo, já que, com o no­vo for­ma­to, há a ga­ran­tia da re­a­li­za­ção das fi­nais do Cam­pe­o­na­to Ca­ri­o­ca - al­go que nes­te ano, por exem­plo, não acon­te­ceu, por cau­sa do tí­tu­lo an­te­ci­pa­do do Bo­ta­fo­go (ven­ceu os dois tur­nos e, as­sim, evi­tou a re­a­li­za­ção da de­ci­são do tí­tu­lo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.