Li­gue o ‘ar’ do car­ro

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Be­li­sa Fran­gi­o­ne Da Agência Es­ta­do

A pri­ma­ve­ra co­me­çou no do­min­go pas­sa­do e, com a mu­dan­ça da es­ta­ção, o ar-con­di­ci­o­na­do do car­ro pe­de aten­ção es­pe­ci­al. O in­ver­no des­te ano não foi dos mais ri­go­ro­sos, mas é pro­vá­vel que o sis­te­ma te­nha si­do pou­co usa­do. “A fal­ta de uso re­gu­lar é a prin­ci­pal ori­gem dos pro­ble­mas do sis­te­ma”, afir­ma o representante da Câ­ma­ra de Ar-Con­di­ci­o­na­do do Sin­di­re­pa, o sindicato das re­pa­ra­do­ras, Er­nes­to Miya­za­ki. O es­pe­ci­a­lis­ta re­co­men­da li­gar o dis­po­si­ti­vo de 15 a 30 mi­nu­tos pe­lo me­nos du­as ve­zes por se­ma­na. “Isso faz o gás re­fri­ge­ran­te cir­cu­lar e pu­ri­fi­ca os com­po­nen­tes”.

Ou­tro pro­ble­ma co­mum é o acú­mu­lo de impurezas no fil­tro de ar-con­di­ci­o­na­do - tam­bém cha­ma­do de fil­tro de ca­bi­ne. Isso pre­ju­di­ca o de­sem­pe­nho do apa­re­lho, cau­sa pro­li­fe­ra­ção de fun­gos e mau chei­ro.

“Es­ses fun­gos sur­gem em apa­re­lhos com má ma­nu­ten­ção ou de­vi­do à en­tra­da de su­jei­ra no sis­te­ma. É co­mum ha­ver fo­lhas, po­ei­ra, pe­da­ços de in­se­tos e ca­be­lo que fi­cam no apa­re­lho e co­me­çam a se de­com­por”, ex­pli­ca o res­pon­sá­vel pe­lo pós-ven­das da Freu­den­berg Fil­tra­ti­on Te­ch­no­lo­gi­es, em­pre­sa res­pon­sá­vel pe­la Mi­cronAir, Lu­ci­a­no Pon­zio.

Se­gun­do os pro­fis­si­o­nais con­sul­ta­dos, os fil­tros são pro­je­ta­dos pa­ra du­rar, no má­xi­mo, 15 mil quilô­me­tros ou um ano. “Mas, de­pen­den­do das con­di­ções em que o veí­cu­lo tra­fe­ga, es­se pe­río­do po­de ser re­du­zi­do.” diz Pon­zio. A ver­são “en­ve­ne­na­da” do Mer­ce­des-Benz SLS co­me­ça a ser ven­di­da em no­vem­bro no País. Ba­ti­za­do de AMG Black Se­ri­es, o su­pe­res­por­ti­vo é 68 cv mais po­ten­te e 70 kg mais le­ve que a op­ção con­ven­ci­o­nal e te­rá ta­be­la a par­tir de R$ 987. 800. De acor­do com in­for­ma­ções da fa­bri­can­te, 15 das 300 A BMW de­ci­diu fa­zer fren­te aos mo­de­los Mer­ce­des-Benz CLA e Au­di A3 Se­dan no Bra­sil. De acor­do com o si­te Au­to­mo­ti­ve Bu­si­ness, a mon­ta­do­ra ale­mã tem pla­nos de pro­du­zir em Ara­qua­ri (SC) uma ver­são três vo­lu­mes do hat­ch Sé­rie 1, mas com tra­ção di­an­tei­ra. O mo­de­lo, pre­vis­to pa­ra es­tre­ar no mer­ca­do mun­di­al em 2017, po­de­ria ser fei­to no Bra­sil, Chi­na e Ale­ma­nha. O pro­je- uni­da­des pro­du­zi­das fo­ram des­ti­na­das ao Bra­sil. Des­sas, dez já fo­ram ven­di­das. O SLS AMG Black Se­ri­es tem mo­tor 6.2 V8 de 639 cv de po­tên­cia e 64,3 mkgf de tor­que. Sua ve­lo­ci­da­de má­xi­ma é de 315 km/h e per­cor­re al­can­ça 100km/h em 3,6 se­gun­dos, con­for­me in­for­ma­ções da mar­ca. to le­va o no­me de “Se­dan New En­try-Le­vel” e an­te­ci­pa­ria a ter­cei­ra ge­ra­ção do car­ro de en­tra­da da BMW. (Com Jor­nal do Car­ro/ Es­ta­dão)

Divulgação

VI­DA ÚTIL

Uso man­tém as pe­ças lu­bri­fi­ca­das e im­pe­de o acú­mu­lo de impurezas

Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.