XXL tem 10 m e é a mai­or do mun­do

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Da Re­da­ção e agências su­ple­men­tos@odi­a­rio.com

A Re­gio De­sign XXL Chop­per vai en­trar no Guin­ness Bo­ok - O Livro dos Re­cor­des, na edi­ção de 2014, co­mo a mai­or mo­to do mun­do. Es­sa in­crí­vel mo­to­ci­cle­ta, cri­a­ção do ita­li­a­no Fa­bio Reg­gi­a­ni, tem 10,03 m de com­pri­men­to, 2,5 m de lar­gu­ra e pe­sa cin­co to­ne­la­das. Me­din­do 5,10 m do so­lo até o to­po do gui­dão, a mo­to gi­gan­te é seis ve­zes mai­or do que uma mo­to­ci­cle­ta nor­mal.

Ela não im­pres­si­o­na só pe­lo ta­ma­nho. O mo­de­lo tam­bém po­de ser pi­lo­ta­do. Pa­ra isso foi equi­pa­do com mo­tor­zão 5.7 V8 a ga­so­li­na, ca­paz de ge­rar 284 ca­va­los. Pa­ra com­pro­var a usa­bi­li­da- de da má­qui­na mons­tru­o­sa, Re­gi­a­a­ni pre­ci­sou pi­lo­tar a mo­to por um per­cur­so de apro­xi­ma­da­men­te 100 me­tros. O pi­lo­to fi­ca sen­ta­do em um cock­pit, no meio do as­sen­to gi­gan­te, e po­de guiá-la por meio de um joys­tick.

O ita­li­a­no li­de­rou uma equi­pe de oi­to pes­so­as du­ran­te se­te me­ses pa­ra cons­truir o veí­cu­lo. As ro­das gi­gan­tes fo­ram re­ti­ra­das de uma es­ca­va­dei­ra in­dus­tri­al. A mo­to con­ta ain­da com du­as ro­das adi­ci­o­nais pa­ra que se man­te­nha em pé. A XXL Chop­per de Fa­bio Reg­gi­a­ni ti­rou o tí­tu­lo de mai­or mo­to do mun­do da Mons­ter Cy­cles, mo­de­lo cons­truí­do pe­lo nor­te-ame­ri­ca­no Gre­gory Du­nham e que pos­sui 3,49 m de al­tu­ra, 6,18 m de com­pri­men­to e qua­se três to­ne­la­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.