Ca­mi­nho­nei­ros e mo­to­ris­tas fa­zem bu­zi­na­ço na área cen­tral

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Wi­la­me Pra­do wi­la­me@odi­a­rio.com

Um bu­zi­na­ço que reu­niu qua­se uma cen­te­na de veí­cu­los dei­xou o trân­si­to na re­gião cen­tral de Ma­rin­gá ain­da mais mo­vi­men­ta­do na ma­nhã de on­tem. Cer­ca de 30 ca­mi­nho­nei­ros e inú­me­ros mo­to­ris­tas de car­ros de pas­seio e mo­to­ci­cle­tas par­ti­ci­pa­ram de uma car­re­a­ta em pro­tes­to con­tra o go­ver­no fe­de­ral e a fa­vor da gre­ve dos ca­mi­nho­nei­ros.

De acor­do com agen­tes da Se­trans, o pro­tes­to te­ve iní­cio na Ave­ni­da Dr. Gas­tão Vi­di­gal, per­cor­reu to­da a Ave­ni­da Bra­sil e um tre­cho da Ave­ni­da Co­lom­bo, en­tre 10 ho­ras e o meio-dia, quan­do a car­re­a­ta foi en­cer­ra­da em fren­te ao Pos­to G10, na PR-317, saí­da pa­ra As­tor­ga. Se­gun­do in­for­mou o ca­mi­nho­nei­ro Luiz Araú­jo, 33, que es­ta­va com seu ca­mi­nhão es­ta­ci­o­na­do na PR-317, a gre­ve con­ti­nu­a­rá pe­los pró­xi­mos di­as. “A gen­te cal­cu­la que es­tão aqui pa­ra­dos ho­je uns 3.500 ca­mi­nhões. A fi­la de ca­mi­nhões aqui é de pe­lo me­nos qua­tro quilô­me­tros. E vol­ta­re­mos a blo­que­ar o ou­tro tre­cho da PR-317, pró­xi­mo ao Ce­a­sa. Es­ta­mos mais for­tes, a po­pu­la­ção nos aju­da dan­do di­nhei­ro,água­e­co­mi­da”,dis­se.

Po­pu­la­ção­a­de­re­a­o­pro­tes­to

No Cen­tro, um gran­de nú­me­ro de pes­so­as fa­zia com­pras em fun­ção das pro­mo­ções da Ma­rin­gá Li­qui­da quan­do o pro­tes­to dos ca­mi­nho­nei­ros che­gou até a Ave­ni­da Bra­sil. Além do bu­zi­na­ço, fai­xas com os di­ze­res “Lu­to Trans­por­te” e “Fo­ra Dil­ma” es­ti­mu­la­ram a po­pu­la­ção a ade- rir ao pro­tes­to. “Eu apoio o pro­tes­to. Não só os ca­mi­nho­nei­ros, mas o co­mér­cio to­do ti­nha que pa­rar”, co­men­tou o apo­sen­ta­do Antô­nio Cos­ta, 71, que acom­pa­nha­va da cal­ça­da a car­re­a­ta dos ca­mi­nho­nei­ros.

Pas­sa­gei­ros em mo­to­ci­cle­tas e car­ros, além de pe­des­tres, fil­ma­vam o bu­zi­na­ço e da­vam si­nal de apoio aos ca­mi­nho­nei­ros, mui­tos de­les acom­pa­nha­dos com to­da a fa­mí­lia na bo­leia do ca­mi­nhão. Ao pas­sar pe­lo car­ro da re­por­ta­gem, um mo­to­ci­clis­ta pe­diu com ên­fa­se a co­ber­tu­ra dos fa­tos. “Re­gis­trem tu­do lá. Te­mos que ti­rar aque­la mu­lher (a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff ) de lá”, gri­tou o mo­to­ci­clis­ta en­quan­to su­bia a Ave­ni­da Bra­sil em di­re­ção à Pra­ça 7 de Se­tem­bro.

Mes­mo ale­gan­do que o pro­tes­to se­gue ca­da vez mais for­te, al­guns dos blo­quei­os de ca­mi­nho­nei­ros ti­ve­ram o en­cer­ra­men­to de­cre­ta­do, após li­mi­nar da Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União (AGU) de­ter­mi­nar mul­ta de R$ 5 mil por ho­ra aos do­nos de veí­cu­los que con­ti­nu­as­sem blo­que­an­do ro­do­vi­as fe­de­rais na re­gião de Ma­rin­gá.

—FO­TO: JC FRA­GO­SO

GRE­VE. On­tem, ca­mi­nho­nei­ros man­ti­nham blo­queio no fim da Ave­ni­da Mo­ran­guei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.