Apo­sen­ta­do re­cla­ma de sus­pen­são do SAS

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

O apo­sen­ta­do Antô­nio Cal­vo, 64 anos, re­cla­ma que o Sis­te­ma de As­sis­tên­cia à Saú­de (SAS), ór­gão do go­ver­no do Pa­ra­ná, dei­xou de aten­der aos ser­vi­do­res ati­vos, ina­ti­vos e pen­si­o­nis­tas do ju­di­ciá­rio. Ele con­ta que, na se­ma­na pas­sa­da, pro­cu­rou o la­bo­ra­tó­rio pa­ra exa­mes após uma ci­rur­gia do co­ra­ção, co­le­tou san­gue, mas não re­ce­beu os re­sul­ta­dos. “Quan­do fui pe­gar os re­sul­ta­dos, na uni­da­de da Ave­ni­da Pe­dro Ta­ques, fui in­for­ma­do que o aten­di­men­to es­ta­va sus­pen­so pa­ra ser­vi­do­res, ati­vos, ina­ti­vos e pen­si­o­nis­tas do ju­di­ciá­rio”, diz.

O SAS de Ma­rin­gá in­for­mou que, em de­zem­bro, o go­ver­no apu­rou que o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná (TJ-PR) não fa­zia os re­pas­ses pa­ra o SAS dos be­ne­fí­ci­os re­fe­ren­tes aos ina­ti­vos e pen­si­o­nis­tas e, por es­te mo­ti­vo, foi sus­pen­so o aten­di­men­to. Pa­ra os ati­vos, os re­pas­ses pros­se­guem, se­gun­do­ains­ti­tui­ção.Is­so­pe­gou­de sur­pre­sa os be­ne­fi­ciá­ri­os co­mo Antô­nio Cal­vo, que es­tá em ple­no tra­ta­men­to após a ci­rur­gia do co­ra­ção. “Pro­cu­rei o TJ em Curitiba e eles dis­se­ram que es­tão pen­sa­do o que fa­zer, mas o meu ca­so é de ur­gên­cia, não pos­so es­pe­rar. Man­da­ram-me fa­zer um pla­no de saú­de particular”, diz acres­cen­tan­do que há tam­bém um“jo­go­de­em­pur­ra”.

O SAS, por meio da As­ses­so­ria de Im­pren­sa, con­fir­ma que en­cer­rou o aten­di­men­to de apo- sen­ta­dos, de­pen­den­tes e pen­si­o­nis­tas. “Já foi en­ca­mi­nha­do ofí­cio ao Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, que es­tá em aná­li­se”, diz em no­ta en­vi­a­da à Re­da­ção. A ins­ti­tui­ção acres­cen­ta ain­da que o re­gu­la­men­to pos­si­bi­li­ta a ex­ten­são do ser­vi­ço a ser­vi­do­res de ou­tros ór­gãos pú­bli­cos do Es­ta­do, além do po­der Exe­cu­ti­vo, me­di­an­te for­ma­li­za­ção de con­vê­nio es­pe­cí­fi­co pa­ra es­se fim.

Se­gun­do o SAS, cer­ca de 1.750 pes­so­as eram aten­di­das no Es­ta­do, das quais 187 em Ma­rin­gá. O va­lor pa­go de­pen­de da re­gião on­de o be­ne­fi­ciá­rio es­tá, mas se­ri­am apro­xi­ma­da­men­te R$ 76 mil. As des­pe­sas são ban­ca­das in­te­gral­men­te pe­los ór­gãos pú­bli­cos con­tra­tan­tes do ser­vi­ço.

A re­por­ta­gem pro­cu­rou o TJPR, em Curitiba, mas até o en­cer­ra­men­to des­ta edi­ção a ins­ti­tui­ção não ha­via res­pon­di­do o email.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.