Obras vão con­ter ero­são que ame­a­ça a BR-376

O Diario do Norte do Parana - - GGEERRAALL - Luiz Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

Chu­va­sau­men­tam­ris­co­de de­sa­ba­men­to­da­pis­ta.Os tra­ba­lhos­de­con­ten­ção­es­tão or­ça­do­semR$2,5mi­lhões.

A Vi­a­par, con­ces­si­o­ná­ria da BR376 no no­ro­es­te pa­ra­na­en­se, en­ca­mi­nhou ao Ins­ti­tu­to Am­bi­en­tal do Pa­ra­ná (IAP) o pe­di­do de li­cen­ças am­bi­en­tais pa­ra a re­a­li­za­ção de obras pa­ra con­ter uma ero­são que já che­ga a 200 me­tros de com­pri­men­to e mais de 10 de pro­fun­di­da­de às mar­gens da ro­do­via, en­tre No­va Es­pe­ran­ça e Al­to Pa­ra­ná. O com­ba­te à vo­ço­ro­ca foi de­ter­mi­na­do pe­lo juiz fe­de­ral da Sub­se­ção Ju­di­ciá­ria de Pa­ra­na­vaí, Ale­xan­dre Ar­nold, com ba­se em uma ação ci­vil pú­bli­ca pro­pos­ta pe­lo pro- mo­tor Hen­ri­que Gen­til Oli­vei­ra, da Pro­cu­ra­do­ria da Re­pú­bli­ca em Pa­ra­na­vaí.

De acor­do com os ar­gu­men­tos do pro­mo­tor, há ris­co de de­sa­ba­men­to da pis­ta de ro­la­men­to, que au­men­ta com as for­tes chu­vas que es­tão ocor­ren­do na re­gião du­ran­te es­te ve­rão, es­pe­ci­al­men­te por­que o so­lo da re­gião, so­bre o Are­ni­to Caiuá, é are­no­so e de fá­cil de­sa­gre­ga­ção, au­men­tan­do o ta­ma­nho do bu­ra­co a ca­da chu­va. Nes­ta se­ma­na a vo­ço­ro­ca já es­ta­va com 13 me­tros de lar­gu­ra.

As obras de com­ba­te à ero­são fo­ram de­fi­ni­das na se­ma­na pas­sa­da du­ran­te uma au­di­ên­cia na Jus­ti­ça Fe­de­ral de Pa­ra­na­vaí, com a par­ti­ci­pa­ção de re­pre­sen­tan­tes da Vi­a­par, De­par­ta­men­to de Es­tra­das de Ro­da­gem (DER) e da Pre­fei­tu­ra de Al­to Pa­ra­ná.

Se­gun­do a Vi­a­par, a ero­são é an­te­ri­or ao con­tra­to de con­ces­são, não sen­do, por­tan­to, de res­pon­sa­bi­li­da­de da con­ces­si­o­ná­ria. Po­rém, co­mo a ero­são re­pre­sen­ta ris­co pa­ra os usuá­ri­os da ro­do­via, a pró­pria em­pre­sa ti­nha aler­ta­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co so­bre a emer­gên­cia da obra. Co­mo o tra­ba­lho não es­tá pre­vis­to no con­tra­to de con­ces­são, a con­ces­si­o­ná­ria pe­diu um adi­ti­vo, co­mo es­tá pre­vis­to no con­tra­to. O tra­ba­lho es­tá or­ça­do em R$ 2,5 mi­lhões, que se­rão ban­ca­dos pe­la con­ces­si­o­ná­ria e, de­pois, des­con­ta­dos do con­tra­to que ela man­tém com o Es­ta­do.

A Pre­fei­tu­ra de Al­to Pa­ra­ná vai par­ti­ci­par ce­den­do tu­bos de con­cre­to e ain­da fa­rá o re­a­ter­ro. As obras te­rão iní­cio em 30 di­as após a ob­ten­ção das li­cen­ças am­bi­en­tais com pre­vi­são de tér­mi­no 120 di­as de­pois.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.