Mês de es­trei­as li­te­rá­ri­as

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Wi­la­me Pra­do wi­la­me@odi­a­rio.com

Os es­cri­to­res ma­rin­ga­en­ses Edu­ar­do Si­quei­ra e Eli­ton Oli­vei­ra lan­çam seus pri­mei­ros li­vros em mar­ço Si­quei­ra vai de po­e­sia com “Ci­da­de Fan­tas­ma”; Oli­vei­ra in­ves­te no ro­man­ce “O Dia De­pois que Vo­cê Se Foi”

Dois ma­rin­ga­en­ses es­co­lhe­ram o mês de mar­ço pa­ra de­bu­ta­rem na li­te­ra­tu­ra. O fun­ci­o­ná­rio pú­bli­co Edu­ar­do Si­quei­ra, 30, e o pu­bli­ci­tá­rio Eli­ton Oli­vei­ra, 37, lan­çam li­vros da­qui al­guns di­as na ci­da­de. Am­bos pu­bli­cam pe­la edi­to­ra Mul­ti Fo­co, do Rio de Ja­nei­ro.

O pri­mei­ro lan­ça­men­to já ocor­re no pró­xi­mo sá­ba­do. Si­quei­ra fa­rá noi­te de au­tó­gra­fos a par­tir das 21 ho­ras, no Ba­du­la­que Es­tú­dio Bar, pa­ra lan­çar o li­vro de po­e­sia “Ci­da­de Fan­tas­ma” (Mul­ti Fo­co, 80 pá­gi­nas, R$ 35).

For­ma­do em Le­tras pe­la UEM e sem­pre li­ga­do ao mundo da li­te­ra­tu­ra - atu­ou co­mo es­ta­giá­rio na Bi­bli­o­te­ca Pú­bli­ca de Ma­rin­gá -, Si­quei­ra en­sai­a­va há al­guns anos fi­nal­men­te mos­trar os seus es­cri­tos, sem­pre elo­gi­a­dos em cor­re­do­res da uni­ver­si­da­de ou en­tre as pra­te­lei­ras da bi­bli­o­te­ca.

Após ex­pe­ri­men­tar al­gu­mas pu­bli­ca­ções em pe­rió­di­cos e re­vis­tas, o ma­rin­ga­en­se fi­nal­men­te re­sol­veu co­lo­car nas pá­gi­nas do li­vro os ver­sos so­bre o ho­mem e sua co­le­ção de fra­cas­sos em meio a uma ci­da­de on­de os fan­tas­mas se pro­li­fe­ram, con­for­me es­cre­ve Gabriela Ca­mar­go na ore­lha de “Ci­da­de Fan­tas­ma”.

O pu­bli­ci­tá­rio Eli­ton Oli­vei­ra atua co­mo re­da­tor nu­ma agên­cia em Ma­rin­gá e já es­cre­veu roteiros de ci­ne­ma. A pro­sa, por- tan­to, é al­go cor­ri­quei­ro em seu co­ti­di­a­no. Fal­ta­va in­ves­tir em um tex­to com mais fô­le­go. É is­so o que ele fez em “O Dia De­pois que Vo­cê se Foi” (Mul­ti Fo­co, 360 pá­gi­nas, R$ 45), ro­man­ce que ele lan­ça no pró­xi­mo dia 21, às 17 ho­ras, no Shop­ping Ave­ni­da Cen­ter.

“O Dia De­pois que Vo­cê Se Foi” nar­ra uma his­tó­ria in­co­mum, se­gun­do a si­nop­se da obra. Jú­lia é uma jovem des­me­mo­ri­a­da que acor­da em um hos­pi­tal psi­quiá­tri­co, sem sa­ber co­mo foi pa­rar ali. Com o bra­ço mu­ti­la­do, per­gun­ta-se o que a le­vou a ten­tar o sui­cí­dio e o que te­ria acon­te­ci­do de tão ex­tre­mo em sua vi­da pa­ra uma de­ci­são ra­di­cal. Pa­ra is­so con­ta­rá com a aju­da do psi­qui­a­tra Bernardo Benedetti, em uma vi­a­gem na me­mó­ria em bus­ca de ex­pli­ca­ções.

Mais lan­ça­men­tos

Es­ta se­ma­na tam­bém acon­te­ce o lan­ça­men­to do li­vro “Se­rá Que é Po­e­sia”, do es­cri­tor, jor­na­lis­ta e ad­vo­ga­do Laér­cio Sou­to Mai­or. Ele lan­ça a sua pri­mei­ra obra de po­e­sia na noi­te de quin­ta­fei­ra, no sa­lão do Sesc. Até ago­ra o li­vro foi lan­ça­do so­men­te em Curitiba, e Ma­rin­gá se­rá a se­gun­da ci­da­de a co­nhe­cê-lo de­vi­do às li­ga­ções do es­cri­tor com o lo­cal on­de vi­veu desde o iní­cio dos anos 1960 e on­de mo­ram al­guns de seus fa­mi­li­a­res.

Tam­bém em mar­ço, só que bem lon­ge da ci­da­de, o pre­mi­a­do es­cri­tor ma­rin­ga­en­se Mar­cos Pe­res par­ti­ci­pa do Fes­ti­val Li­te­rá­rio da Ma­dei­ra (FLM), en­tre 16 e 22, em Fun­chal (Ilha da Ma­dei­ra), pa­ra lan­çar “O Evan­ge­lho Se­gun­do Hi­tler”, no país-ir­mão.

O ro­man­ce, que já ren­deu ao es­cri­tor o Prê­mio Sesc de Li­te­ra­tu­ra e o Prê­mio São Pau­lo de Li­te­ra­tu­ra, sai em Por­tu­gal pe­la edi­to­ra No­va Delphi.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

AU­TOR. Eli­ton Oli­vei­ra de­bu­ta na li­te­ra­tu­ra: vá­ri­os lan­ça­men­tos tam­bém es­tão pro­gra­ma­dos pa­ra mar­ço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.