Se­lo ver­de no cur­rí­cu­lo

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ju­li­a­na Fon­ta­nel­la ju­fon­ta­nel­la@odi­a­rio.com

A ur­gên­cia em se apli­car po­lí­ti­cas e me­to­do­lo­gi­as sus­ten­tá­veis é evi­den­te, tan­to que o vo­lu­me de in­ves­ti­men­tos do seg­men­to da cons­tru­ção ci­vil tam­bém au­men­tou sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te nos úl­ti­mos cin­co anos. Foi em res­pos­ta às ne­ces­si­da­des de mer­ca­do que a ar­qui­te­ta Barbara Gi­me­nez foi atrás de mais co­nhe­ci­men­to na área.

Es­pe­ci­a­lis­ta em En­ge­nha­ria de Se­gu­ran­ça na Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Lon­dri­na (UEL) e com MBA em Cons­tru­ções Sus­ten­tá­veis pe­lo Ins­ti­tu­to Brasileiro de Edu­ca­ção Con­ti­nu­a­da (INBEC), ela tem cre­den­ci­a­men­to Le­a­dership in Energy and En­vi­ron­men­tal De­sign (LEED) AP BD+C pe­lo Gre­en Buil­ding Coun­cil Ins­ti­tu­te (GBCI). Bárbara faz par­te do pe­que­no gru­po de 250 pro­fis­si­o­nais bra­si­lei­ros com es­se cre­den­ci­a­men­to.

“O pro­ces­so de cer­ti­fi­ca­ção é bas­tan­te es­pe­cí­fi­co e não faz par­te da for­ma­ção pro­fis­si­o­nal uni­ver­si­tá­ria, por is­so re­sol­vi bus­car o cre­den­ci­a­men­to pro­fis­si­o­nal jun­to ao GBCI pa­ra ates­tar meu co­nhe­ci­men­to so­bre cons­tru­ção sus­ten­tá­vel e ga­ran­tir aos cli­en­tes a qua­li­da­de do tra­ba­lho”, afir­ma.

O cre­den­ci­a­men­to é da­do por meio de du­as pro­vas, nas quais o can­di­da­to de­ve ter, pe­lo me­nos, 85% de acer­to. A pri­mei­ra com­pro­va a com­pe­tên­cia nos prin­cí­pi­os e nas prá­ti­cas sus­ten­tá­veis, con­fe­rin­do ao re­que­ren­te bem-su­ce­di­do a cre­den­ci­al LEED Gre­en As­so­ci­a­te. A se­gun­da, que só po­de ser fei­ta após êxi­to na pri­mei­ra, cer­ti­fi­ca o co­nhe­ci­men­to pro­fun­do nos sis­te­mas de clas­si­fi­ca­ção do se­lo LEED e pro­por­ci­o­na ao can­di­da­to apro­va­do a cre­den­ci­al LEED Ac­cre­di­ted Pro­fes­si­o­nal (LEED AP). Até fe­ve­rei­ro, o País ti­nha 122 pro­fis­si­o­nais LEED Gre­en As­so­ci­a­te e 128 LEED AP.

Can­di­da­tos que de­se­jam se cre­den­ci­ar po­de se­guir o mes­mo ca­mi­nho de Bárbara e re­a­li­zar an­tes um MBA na área de sus­ten­ta­bi­li­da­de, que aju­da na pre­pa­ra­ção. Além da ar­qui­te­tu­ra, há opor­tu­ni­da­des em to­das as es­pe­ci­a­li­da­des da en­ge­nha­ria.

Mar­cos Ca­sa­do é en­ge­nhei­ro ci­vil e di­re­tor téc­ni­co da Sus­ten­te­ch De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel. Ele es­te­ve em Ma­rin­gá em 2013 e 2014 a con­vi­te da Uni­ce­su­mar pa­ra pro­fe­rir pa­les­tras so­bre sus­ten­ta­bi­li­da­de e cer­ti­fi­ca­ção LEED pa­ra aca­dê­mi­cos dos cur­sos de Ar­qui­te­tu­ra e En­ge­nha­ri­as.

O cam­po das cons­tru­ções sus­ten­tá­veis es­tá em fran­co de­sen- vol­vi­men­to, tan­to que o Bra­sil já es­tá en­tre os três paí­ses do mundo com mai­or vo­lu­me de pro­je­tos re­gis­tra­dos (em an­da­men­to) e já é o quar­to em nú­me­ro de pro­je­tos cer­ti­fi­ca­dos. Es­se cres­ci­men­to tem re­fle­xos no mer­ca­do de tra­ba­lho. O seg­men­to de “cons­tru­ções ver­des” cres­ce 15% ao ano, au­men­to de de­man­da que va­lo­ri­za os pro­fis­si­o­nais cre­den­ci­a­dos. Pa­ra eles, se­gun­do Mar­cos, os ga­nhos são 20% su­pe­ri­o­res, em ra­zão des­sa es­pe­ci­a­li­za­ção.

A ar­qui­te­ta Bárbara Gi­me­nez es­tá bem sa­tis­fei­ta com a conquista, mas en­fa­ti­za que o cre­den­ci­a­men­to é só o co­me­ço. “Tra­ba­lhar com cer­ti­fi­ca­ção de cons­tru­ções exi­ge mui­ta lei­tu­ra e atu­a­li­za­ção cons­tan­te”, lem­bra. O LEED me­lho­ra o de­sem­pe­nho dos edi­fí­ci­os, re­duz cus­tos e va­lo­ri­za o imó­vel.

Co­mo o se­lo com­pro­va a sus­ten­ta­bi­li­da­de do em­pre­en­di­men­to, mui­tas das ações re­du­zem im­pac­tos am­bi­en­tais: pla­no de con­tro­le de ero­são e se­di­men­ta­ção, cum­pri­men­to ri­go­ro­so do pla­no de ge­ren­ci­a­men­to de re­sí­du­os, des­ti­na­ção cor­re­ta dos re­sí­du­os e se­le­ção cri­te­ri­o­sa de for­ne­ce­do­res e de ma­te­ri­ais. A mai­or di­fi­cul­da­de ain­da é mu­dar a cul­tu­ra de co­mo se cons­trói no País, al­go que só se con­se­gue com trei­na­men­tos e es­for­ço de to­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.