27,5 mi­lhões de pes­so­as em to­do o País

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

A Re­cei­ta Fe­de­ral es­pe­ra que 27,5 mi­lhões de pes­so­as em to­do o País apre­sen­tem a de­cla­ra­ção do Im­pos­to de Ren­da. Quem qui­ser usar os dis­po­si­ti­vos mó­veis te­rá de bai­xar a ver­são 2015 do apli­ca­ti­vo m-IRPF – que es­ta­rá dis­po­ní­vel nos sis­te­mas iOS (Ap­ple)eAn­droid(Go­o­gle).

Es­te ano, o app foi atu­a­li­za­do com no­vos cam­pos, co­mo in­for­ma­ções do côn­ju­ge ou com­pa­nhei­ro – mas ain­da tem di­ver­sas li­mi­ta­ções. Quem te­ve ren­di­men­tos tri­bu­tá­veis do ex­te­ri­or ou ga­nho de ca­pi­tal na ali­e­na­ção de bens ou di­rei­tos, por exem­plo, não­po­de­ráu­sa­rom-IRPF.

Ou­tro apli­ca­ti­vo, lan­ça­do no fim do ano pas­sa­do pe­lo Fis­co, é o Ras­cu­nho IRPF 2015. Quem fez uso da no­vi­da­de con­se­guiu pre­en­cher an­te­ci­pa­da­men­te a de­cla­ra­ção e ago­ra po­de ape­nas trans­fe­rir os da­dos pa­ra o do­cu­men­to de­fi­ni­ti­vo. Ao re­du­zir o tem­po de en­vio, o con­tri­buin­te au­men­ta as chan­ces de re­ce­ber a res­ti­tui­ção lo­go nos pri­mei- ros lo­tes. O pri­mei­ro pa­ga­men­to cos­tu­ma ser em ju­nho, com pre­fe­rên­cia pa­ra ido­sos e pes­so­as­com­do­en­ças­gra­ves.

A omis­são de ren­di­men­tos li­de­ra as cau­sas de re­ten­ção na ma­lha fi­na pe­lo Fis­co e, por­tan­to, de­ve ser o prin­ci­pal fo­co de aten­ção dos con­tri­buin­tes. “O tra­ba­lha­dor pre­ci­sa in­for­mar to­das as fon­tes pa­ga­do­ras que te­ve ao lon­go do ano. Mes­mo que te­nha si­do um ser­vi­ço pres­ta­do sem re­la­ção com a sua ati­vi­da­de prin­ci­pal”, aler­ta Mário Pi­nho, vi­ce-pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Au­di­to­res Fis­cais da Re­cei­ta Fe­de­ral (Sin­di­fis­co Na­ci­o­nal). Se­gun­do ele, as em­pre­sas têm a obri­ga­ção de en­vi­ar o in­for­me de ren­di­men­tos, mes­mo que se­ja pa­ra um pro­fis­si­o­nal li­be­ra­lou­autô­no­mo.

Con­fi­ra

O apo­sen­ta­do que vol­ta a tra­ba­lhar tam­bém de­ve cal­cu­lar to­das as fon­tes de ren­da pa­ra ter cer­te­za de que não se en­cai­xa em al­gum dos itens de obri­ga­to­ri­e­da­de. “O va­lor da apo­sen­ta­do­ria po­de fi­car abai­xo da isen­ção. Mas, se for so­ma­do com o no­vo sa­lá­rio, pro­va­vel­men­te ele es­ta­rá su­jei­to a en­tre­gar a de­cla­ra­ção. E ain­da com im­pos­to a pa­gar”, ex­pli­ca Antonio Tei­xei­ra, con­sul­tor tri­bu­tá­rio da IOB Sa­ge. En­tre os ren­di­men­tos, tam­bém me­re­ce des­ta­que a pre­vi­dên­cia pri­va­da. “Se não de­cla­rar o res­ga­te ou o ren­di­men­to do VGBL ou PGBL, é cer­te­za que vai pa­ra a ma­lha fi­na. Mes­mo se res­ga­tar no cur­to pra­zo e sem ga­nhos, pre­ci­sa in­for­mar na de­cla­ra­ção”, diz Tei­xei­ra. A pen­são ali­men­tí­cia, ou­tro as­sun­to que cos­tu­ma ge­rar dú­vi­das, só po­de ser in­te­gral­men­te de­du­zi­da se ti­ver si­do de­ci­di­da ju­di­ci­al­men­te. Além dis­so, quem pa­ga a pen­são não po­de de­cla­rar o ali­men­tan­do co­mo de­pen­den­te, aler­ta Pi­nho.

On­li­ne

A prin­ci­pal no­vi­da­de des­ta tem- po­ra­da do IR foi a cri­a­ção da de­cla­ra­ção on­li­ne. Com ela, é pos­sí­vel sal­var on­li­ne os da­dos de pre­en­chi­men­to e de­pois aces­sá­los de qual­quer pla­ta­for­ma pa­ra con­cluir o en­vio ao Fis­co.

Es­sa mo­da­li­da­de, no en­tan­to, só po­de ser usa­da pe­los con­tri­buin­tes que têm cer­ti­fi­ca­ção di­gi­tal – uma es­pé­cie de as­si­na­tu­ra ele­trô­ni­ca com va­li­da­de ju­rí­di­ca. As ver­sões mais sim­ples cus­tam em tor­no de R$ 150 e são vá­li­das pe­lo pe­río­do de um ano. Além dis­so, es­se pre­en­chi­men­to on­li­ne con­ta com as mes­mas res­tri­ções que o apli­ca­ti­vo. Lo­go, não são to­dos os con­tri­buin­tes que es­tão au­to­ri­za­dos a usá lo.

A de­cla­ra­ção pré-pre­en­chi­da, que já foi ofe­re­ci­da em 2014, con­ti­nua dis­po­ní­vel tam­bém ape­nas pa­ra quem tem o cer­ti­fi­ca­do di­gi­tal. Es­te ano, além de o Fis­co dis­po­ni­bi­li­zar os da­dos apre­sen­ta­dos pe­lo em­pre­ga­dor, o ór­gão tam­bém in­for­ma­rá pre­vi­a­men­te da­dos so­bre alu­guel e gas­to mé­di­co. ///Agên­ci­aEs­ta­do

—FO­TO: RI­CAR­DO LO­PES

TEC­NO­LO­GIA. Ver­são 2015 do apli­ca­ti­vo m-IRPF, que es­tá dis­po­ní­vel nos sis­te­mas iOS e An­droid.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.