San­ci­o­na­da ‘lei dos ca­mi­nho­nei­ros’

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Tâ­nia Mon­tei­ro e Eder­son Hi­sing

San­ção, sem ve­tos, foi es­sen­ci­al pa­ra fim do mo­vi­men­to Na re­gião, qua­tro tre­chos de BRs per­ma­ne­cem blo­que­a­dos

A pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff san­ci­o­nou, on­tem, sem ve­tos, a Lei dos Ca­mi­nho­nei­ros. O go­ver­no ha­via pro­me­ti­do a san­ção as­sim que as ro­do­vi­as fos­sem li­be­ra­das, após di­as se­gui­dos de gre­ve da ca­te­go­ria, o que pro­vo­cou pon­tos de blo­queio por to­do o País. Se­gun­do da­dos do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, o mo­vi­men­to co­me­çou a es­fri­ar e às 17 ho­ras de on­tem ha­via ape­nas 20 pon­tos de blo­quei­os em três Es­ta­dos: Ma­to Gros­so, San­ta Ca­ta­ri­na e Ri­oG­ran­de­doSul.

Se­gun­do o ba­lan­ço ofi­ci­al, ape­nas no Rio Gran­de do Sul ha­via uma in­ter­di­ção to­tal, de acor­do com o go­ver­no fe­de­ral. As in­for­ma­ções re­pas­sa­das pe­los Es­ta­dos, no en­tan­to, dão con­ta de que exis­tem pa­ra­li­sa­ções em pe­lo me­nos seis Uni­da­des da Fe­de­ra­ção, in­cluin­do São Pau­lo.

A Lei dos Ca­mi­nho­nei­ros, que es­ta­rá pu­bli­ca­da na edi­ção de ho­je do Diá­rio Ofi­ci­al da União, as­se­gu­ra van­ta­gens pa­ra os ca­mi­nho­nei­ros, co­mo isen­ção de pa­ga­men­to de pe­dá­gio pa­ra ei­xo sus­pen­so de ca­mi­nhões va­zi­os, per­dão das mul­tas por ex­ces­so de pe­so ex­pe­di­das nos úl­ti­mos dois anos, am­pli­a­ção de pon­tos de pa­ra­da pa­ra des­can­so e re­pou­so. A par­tir de ago­ra, o go­ver­no vai ne­go­ci­ar com o Con­gres­so Na­ci­o­nal os ter­mos pa­ra per­mi­tir a pror­ro­ga­ção por 12 me­ses das par­ce­las de fi­nan­ci­a­men­tos de ca­mi­nhões ad­qui­ri­dos pe­los pro­gra­mas Pró-ca­mi­nho­nei­ro e Fi­na­me, do Ban­co Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e Social(BNDES).

A no­va lei de­fi­ne jor­na­da de tra­ba­lho, for­ma­ção, se­gu­ro por aci­den­te, aten­di­men­to de saú­de e tem­po de des­can­so e re­pou­so. A par­tir de ago­ra, tam­bém, os em­bar­ca­do­res da car­ga, ou se­ja, os con­tra­tan­tes do fre­te se­rão res­pon­sa­bi­li­za­dos pe­lo ex­ces­so de pe­so e trans­bor­da­men­to de car­ga.

Até a tar­de de on­tem, qua­tro tre­chos de BRs es­ta­vam blo­que­a­dos na re­gião de Ma­rin­gá: BR376, em Pa­ra­na­vaí e No­va Es­pe­ran­ça, e BR-369, em Cor­bé­lia e Mam­bo­rê. As PRs fo­ram li­be­ra­das­no­fim­de­se­ma­na.

—FO­TO: J. C. FRA­GO­SO

PA­RA­DO. Pro­tes­to in­ter­rom­peu o trá­fe­go de ca­mi­nhões em vá­ri­os tre­chos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.