As­sem­bleia ho­je vai de­fi­nir ru­mo da gre­ve

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Eder­son Hi­sing eder­son@odi­a­rio.com

Pro­fes­so­res e ser­vi­do­res se reú­nem na ca­pi­tal do Es­ta­do Ação do go­ver­no na Jus­ti­ça não foi bem di­ge­ri­da pe­los gre­vis­tas

Os pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da re­de es­ta­du­al de en­si­no, em gre­ve há 23 di­as, vão de­ci­dir o ru­mo da pa­ra­li­sa­ção em as­sem­bleia ge­ral mar­ca­da pa­ra ho­je, às 8h30, no Es­tá­dio Du­ri­val de Britto e Silva, em Curitiba. De­pois do fim das ne­go­ci­a­ções da ca­te­go­ria com o go­ver­no es­ta­du­al, a gre­ve ti­nha a pos­si­bi­li­da­de de se en­ca­mi­nhar­pa­ra­o­fim.

No en­tan­to, o pe­di­do fei­to pe­lo go­ver­no na sex­ta-fei­ra pas­sa­da e con­ce­di­do pe­lo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná (TJ-PR) no sá­ba­do pa­ra de­ter­mi­nar a vol­ta dos pro­fes­so­res do 3º ano do en­si­no mé­dio e de 30% dos ser­vi­do­res pro­vo­cou no­vas re­a­ções de con­ti­nui­da­de da gre­ve. Na tar­de de on­tem, o co­man­do de gre­ve da APP Sin­di­ca­to pro­to­co­lou uma pe­ti­ção de au­di­ên­cia de me­di­a­ção, com má­xi­ma ur­gên­cia, na 5ªCâ­ma­raCí­vel­doTJ-PR.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de As­sun­tos Ju­rí­di­cos da APP, Mário Sér­gio Fer­rei­ra de Sou­za, a ideia é que a Jus­ti­ça fa­ça a in­ter­me­di­a­ção da ne­go­ci­a­ção e que o go­ver­no as­su­ma os com­pro­mis­sos pe­ran­te o Ju­di­ciá­rio - ca­so ocor­ra, is­so não sig­ni­fi­ca que ha­ve­rá in­ter­rup­ção da gre­ve. “Quem de­li­be­ra pe­lo fim ou não da gre­ve é uni­ca­men­te a as­sem­bleia da ca­te­go­ria”, res­sal­ta.

Ma­ni­fes­ta­ção

Cer­ca de 200 es­tu­dan­tes da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) re­a­li­za­ram na tar­de de on­tem as­sem­bleia na rei­to­ria. O en­con­tro foi pa­ra dis­cu­tir pau­tas do mo­vi­men­to es­tu­dan­til e con­tou com a par­ti­ci­pa­ção do rei­tor Mau­ro Ba­es­so, que res­pon­deu ques­ti­o­na­men­tos dos uni­ver­si­tá­ri­os.

An­tes do de­ba­te, os es­tu­dan­tes blo­que­a­ram a Ave­ni­da Co­lom­bo, no meio da tar­de, por meia ho­ra, em for­ma de pro­tes­to. En­tre as pau­tas dos uni­ver­si­tá­ri­os es­tão o pe­di­do de con­clu­são do Res­tau­ran­te Uni­ver­si­tá­rio (RU), me­lho­ri­as na es­tru­tu­ra da uni­ver­si­da­de e o di­rei­to ao cam­pus - vis­to que ho­je é proi­bi­da a re­a­li­za­ção de en­con­tros, até mes­mo cul­tu­rais, sem a per­mis­são­da­rei­to­ri­a­daUEM.

Pa­ra a es­tu­dan­te de Ci­ên­ci­as So­ci­ais Thaís Pi­men­tel, 27 anos, le­var o es­tu­dan­te à uni­ver­si­da­de du­ran­te a gre­ve au­xi­lia no for­ta­le­ci­men­to da lu­ta dos pro­fes­so­res e ser­vi­do­res. “A ideia é es­tar jun­to pa­ra am­pli­ar a for­ça. É uma mo­bi­li­za­ção úni­ca e que há mui­to tem­po não acon­te­cia. Não po­de­mos fi­car pa­ra­dos por­que te­mos pau­tas es­pe­cí­fi­cas.”

Hos­pi­tal

O co­man­do de gre­ve da UEM la­crou os am­bu­la­tó­ri­os de es­pe­ci­a­li­da­des do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio (HU) na ma­nhã de on­tem. Co­mo as ci­rur­gi­as ele­ti­vas e de- mais aten­di­men­tos já ha­vi­am si­do in­ter­rom­pi­dos, a uni­da­de es­tá fun­ci­o­nan­do so­men­te pa­ra ca­sos de ur­gên­cia e emer­gên­cia, in­cluin­do a ala de ma­ter­ni­da­de, as­sim co­mo os hos­pi­tais uni­ver­si­tá­ri­os de Cas­ca­vel e Lon­dri­na.

De acor­do com o su­pe­rin­ten­den­te do HU, Maurício Chaves, no pri­mei­ro dia de fe­cha­men­to dos am­bu­la­tó­ri­os não foi pos­sí­vel sa­ber qual se­rá o im­pac­to pa­ra a po­pu­la­ção. “Nós já co­mu­ni­ca­mos o co­man­do de gre­ve que te­mos pa­ci­en­tes dos am­bu­la­tó­ri­os que pre­ci­sam de me­di­ca­ção con­tí­nua e nos in­for­ma­ram que vão ava­li­ar os ca­sos”, diz.

Se­gun­do ele, os mu­ni­cí­pi­os que in­te­gram a 15ª Re­gi­o­nal de Saú­de (RS) de Ma­rin­gá fo­ram co­mu­ni­ca­dos pa­ra que não le­vas­sem os pa­ci­en­tes de es­pe­ci­a­li­da­des pa­ra o HU. “A mai­or par­te des­ses aten­di­men­tos são pa­ra pa­ci­en­tes da re­gião”, pon­tua Chaves.

O che­fe da 15ª RS de Ma­rin­gá, Ka­zu­mi­chi Ko­ga, ex­pli­ca que os pa­ci­en­tes de es­pe­ci­a­li­da­des es­tão sen­do di­re­ci­o­na­dos ao Ci­sa­mu­sep. “A si­tu­a­ção ain­da não es­tá nos pre­o­cu­pan­do. Es­ta­mos aguar­dan­do os pró­xi­mos di­as pa­ra ava­li­ar”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.