Efei­tos dos blo­quei­os nas BRs são me­no­res

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL - Agên­cia Es­ta­do re­da­cao@odi­a­rio.com

On­tem, ha­via se­te pon­tos de in­ter­di­ção no Rio Gran­de do Sul Lei dos ca­mi­nho­nei­ros co­me­ça a va­ler em 17 de abril, diz ANTT

Um dia após a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff san­ci­o­nar a lei dos ca­mi­nho­nei­ros, os blo­quei­os em ro­do­vi­as ti­ve­ram, on­tem, a me­nor in­ten­si­da­de desde o iní­cio dos pro­tes­tos há du­as se­ma­nas.

No fim da tar­de, a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF) re­gis­tra­va ape­nas se­te pon­tos de in­ter­di­ções par­ci­ais no Rio Gran­de do Sul. Ha­via ou­tras du­as ma­ni­fes­ta­ções, mas sem blo­queio. Equi­pes da PRF e da For­ça Na­ci­o­nal acom­pa­nha­vam a mo­bi­li­za­ção pron­tas pa­ra agir em ca­so de in­ter­di­ção - no dia an­te­ri­or fo­ram re­gis­tra­dos con­fron­tos com ca­mi­nho­nei­ros.

Os efei­tos de du­as se­ma­nas de blo­quei­os ain­da afe­tam os Es­ta­dos. A PRF pas­sou a es­col­tar com­boi­os pa­ra ga­ran­tir o abas­te­ci­men­to de com­bus­tí­veis, que já fal­tam em al­gu­mas ci­da­des. Em Três Pas­sos, as au­las na re­de pú­bli­ca es­tão sus­pen­sas por­que os ôni­bus que trans­por­tam alu­nos es­tão com os tan­ques va­zi­os.

Em San­ta Ca­ta­ri­na, ma­ni­fes­tan­tes se con­cen­tra­vam em 13 lo­cais, mas as pis­tas es­ta­vam li­be­ra­das. O dia co­me­çou com cin­co tre­chos blo­que­a­dos no oes­te ca­ta­ri­nen­se, mas to­dos fo­ram de­sobs­truí­dos.

Os blo­quei­os fo­ram sus­pen­sos em Ma­to Gros­so até o pró­xi­mo dia 10, após reu­nião re­a­li­za­da em Bra­sí­lia, se­gun­da-fei­ra, en­tre re­pre­sen­tan­tes dos ca­mi­nho­nei­ros e o mi­nis­tro da se­cre­ta­ria-ge­ral da Pre­si­dên­cia, Mi­guel Ros­set­to. Fi­cou acer­ta­da a ela­bo­ra­ção de uma no­va ta­be­la de fre­tes.

Em al­guns mu­ni­cí­pi­os, foi re­gis­tra­da fal­ta de com­bus­tí­vel, gás de co­zi­nha e água mi­ne­ral. Em Goiás, os blo­quei­os fo­ram sus­pen­sos e os ca­mi­nho­nei­ros par­ti­ci­pa­ram de ma­ni­fes­ta­ção em Bra­sí­lia. O flu­xo de mer­ca­do­ri­as e de com­bus­tí­vel vol­ta­va ao nor­mal, eli­mi­nan­do o ris­co de de­sa­bas­te­ci­men­to.

No oes­te do Es­ta­do de São Pau­lo, 200 ca­mi­nho­nei­ros blo­que­a­ram a ro­do­via Ra­po­so Ta­va­res (SP-270), em Pre­si­den­te Pru­den­te. Os ma­ni­fes­tan­tes re­cla­ma­vam do di­e­sel ca­ro e das al­tas ta­ri­fas de pe­dá­gio nas ro­do­vi­as pau­lis­tas.

On­tem, a Agên­cia Na­ci­o­nal de Trans­por­tes Ter­res­tres (ANTT) es­cla­re­ceu que a Lei dos Ca­mi­nho­nei­ros, san­ci­o­na­da an­te­on­tem pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff e pu­bli­ca­da nes­ta ter­ça-fei­ra no Diá­rio Ofi­ci­al da União, co­me­ça­rá a va­ler a par­tir da ze­ro ho­ra do dia 17 de abril. O iní­cio da vi­gên­cia da lei ge­rou al­gu­ma in­se­gu­ran­ça pa­ra as con­ces­si­o­ná­ri­as de ro­do­vi­as, por exem­plo, por­que não es­ta­va cla­ro a par­tir de quan­do os ca­mi­nhões va­zi­os pas­sa­ri­am a es­tar isen­tos de co­bran­ça dos ei­xos sus­pen­sos.

—FO­TO: ANDRÉ DUSEK/AE

CA­PI­TAL. Em Bra­sí­lia, hou­ve ma­ni­fes­ta­ção em fren­te ao Es­tá­dio Ma­né Gar­rin­cha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.