En­der­son testa for­ma­ções pa­ra en­ca­rar Bo­ta­fo­go no do­min­go

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Sanches Fi­lho Da Agên­cia Es­ta­do

Trei­na­dor tem dú­vi­das pa­ra su­prir as au­sên­ci­as de David Braz, na za­ga, e do ata­can­te Ro­bi­nho Ten­dên­cia é a uti­li­za­ção de três ata­can­tes em Ri­bei­rão Pre­to

En­der­son Mo­rei­ra for­mou três ti­mes, mes­clan­do ti­tu­la­res e re­ser­vas, no trei­na­men­to téc­ni­co re­a­li­za­do nes­ta quar­ta-fei­ra no CT Rei Pe­lé. Mas, em­bo­ra te­nha es­ca­la­do três equi­pes, apro­vei­tou a ati­vi­da­de pa­ra tes­tar a za­ga com Gustavo Hen­ri­que no lu­gar de David Braz (sus­pen­so pe­lo ter­cei­ro car­tão ama­re­lo), com Ci­ci­nho, Wer­ley e Chi­qui­nho (re­cu­pe­ra­do de le­são na co­xa) e o ata­que com Gabriel ao la­do de Geu­vâ­nio e Ri­car­do Oli­vei­ra, em ra­zão do des­fal­que Ro­bi­nho no jo­go des­te do­min­go, con­tra o Bo­ta­fo­go, em Ri­bei­rão Pre­to, pe­lo Cam­pe­o­na­toPau­lis­ta.

“Sai do time por op­ção do trei- na­dor, mas ve­nho tra­ba­lhan­do for­te pa­ra re­con­quis­tar a mi­nha po­si­ção”, dis­se Gustavo Hen­ri­que. O jovem za­guei­ro co­me­çou o Campeonato Pau­lis­ta co­mo ti­tu­lar, mas foi pa­ra o ban­co pa­ra a en­tra­da de Wer­ley con­tra o Red Bull Bra­sil, sob ale­ga­ção do trei­na­dor de que ele es­ta­va com li­mi­ta­ções pa­ra fa­zer al­guns mo­vi­men­tos em ra­zão da lon­ga ina­ti­vi­da­de. Gustavo so­freu rom­pi­men­to­do­li­ga­men­to­cru­za­do­an­te­ri­or do jo­e­lho di­rei­to du­ran­te um trei­no em fe­ve­rei­ro de 2014 e só vol­tou a jo­gar nes­te ano.

“Es­tou me sen­tin­do bem e jo­gan­do sem ne­nhu­ma li­mi­ta­ção, mas acho que o trei­na­dor sa­be o que es­tá fa­zen­do. No pri­mei­ro tem­po da pri­mei­ra par­ti­da (con­tra o Itu­a­no), sen­ti um pou­co de fal­ta de rit­mo e do tem­po de bo­la, mas na eta­pa fi­nal não per­di ne­nhu­ma dis­pu­ta de bo­la”, lem­brou.

“Ti­ve um ano mui­to bom em 2013 e acha­va que em 2014 iria me fir­mar e cri­ar uma iden­ti­fi­ca­ção mai­or com a tor­ci­da, mas a le­são atra­pa­lhou meus pla­nos. Eu es­ta­va nas lis­ta de Gallo e tam­bém fi­quei fo­ra de al­gu­mas con­vo­ca­ções de se­le­ções de ba­se. Mas são águas pas­sa­das”, afir­mou.

O jovem za­guei­ro se sen­te à von­ta­de pa­ra ocu­par o lu­gar de David Braz, um dos jo­ga­do­res de con­fi­an­ça de En­der­son, con­tra o Bo­ta­fo­go. “Acho que a mi­nha en­tra­da mu­da pou­co, mas o time ga­nha na bo­la aé­rea por­que além de ser mui­to al­to (1,96m), te­nho­bom­tem­po­de­bo­la,em­bo­ra David Braz tam­bém se­ja bom ca­be­ce­a­dor”.

Com cui­da­do pa­ra não cri­ar po­lê­mi­ca, Gustavo Hen­ri­que não con­cor­da com En­der­son, que dis­se, em en­tre­vis­ta à Rá­dio Ban­dei­ran­tes, que al­guns jo­ga­do­res jo­vens do San­tos se sentem mais do que são. “Eu acho que ne­nhum jo­ga­dor jovem se acha ‘mui­to’ aqui. Tal­vez a gen­te, por es­tar co­me­çan­do ago­ra, ten­ta mos­trar o po­ten­ci­al e às ve­zes aca­ba con­fun­din­do as coi­sas. Mas os jo­ga­do­res jo­vens que es­tão aqui sem­pre pro­cu­ram ver os exem­plos do mais ve­lhos”, en­fa­ti­zou. Com 17 anos e 1,96 metro, o goleiro Lu­cas Per­ri cha­ma a aten­ção pe­lo ta­ma­nho e pe­la car­rei­ra me­teó­ri­ca. Nes­ta se­ma­na o jo­ga­dor pas­sou a trei­nar com o time pro­fis­si­o­nal do São Pau­lo na va­ga do le­si­o­na­do Denis, fei­to con­quis­ta­do dois anos de­pois de ser o pivô de uma das mai­o­res po­lê­mi­cas nas ca­te­go­ri­as de ba­se­do­fu­te­bol­bra­si­lei­ro.

A trans­fe­rên­cia do jo­ga­dor da Pon­te Pre­ta pa­ra o time tri­co­lor cau­sou po­lê­mi­ca em 2013. Co­mo só ti­nha 15 anos, ain­da não po­dia as­si­nar con­tra­to, al­go só per­mi­ti­do a par­tir dos 16. Ao dei­xar o clu­be cam­pi­nei­ro, o ga­ro­to mo­ti­vou a di­re­to­ria a acu­sar o São Pau­lo de ali­ci­ar ga­ro­tos.

O ca­so foi a go­ta d’água de uma sé­rie de con­fli­tos na trans­fe­rên­cia de ga­ro­tos. Os clu­bes bra­si­lei­ros che­ga­ram a or­ga­ni­zar um boi­co­te ao São Pau­lo nas com­pe­ti­ções de ca­te­go­ria de ba­se sob a acu­sa­ção de “rou­bo” de re­ve­la­ções. A mo­bi­li­za­ção ti­rou o a equi­pe pau­lis­ta da dis­pu­ta da Co­pa 2 de Ju­lho, na Bahia, em 2013, mas en­fra­que­ceu­pou­co­de­pois.

Na épo­ca da po­lê­mi­ca, o São Pau­lo se de­fen­deu ao ale­gar que atrai os jo­vens por ofe­re­cer uma es­tru­tu­ra me­lhor. Em en­tre­vis­ta à re­por­ta­gem, um dos fa­mi­li­a­res de Lu­cas con­fir­mou que a tro­ca de clu­be foi pe­las con­di­çõe­so­fe­re­ci­da­semCo­tia.

“No São Pau­lo, ele fi­ca em quar­to com ar-con­di­ci­o­na­do e trei­na em cam­pos óti­mos Mu­dou da água pa­ra o vi­nho”, com­pa­rou.

—FO­TO: RI­CAR­DO SAI­BUN/SFC

NA ZA­GA. Gustavo Hen­ri­que vol­ta à con­di­ção de ti­tu­lar pa­ra o pró­xi­mo jo­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.