Del Ne­ro acei­ta dis­cu­tir mu­dan­ças pa­ra o Bra­si­lei­rão

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Al­mir Lei­te Da Agên­cia Es­ta­do

Pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol elei­to, que vai as­su­mir em abril, pro­me­te dar ou­vi­dos aos clu­bes

Vol­ta do ‘ma­ta-ma­ta’ é uma das pro­pos­tas pa­ra dis­cus­são vi­san­do a edi­ção de 2016 da com­pe­ti­ção

O pre­si­den­te elei­to da CBF, Mar­co Po­lo Del Ne­ro, é con­tra à vol­ta do ma­ta-ma­ta ao Campeonato Brasileiro No en­tan­to, não vai dei­xar de ou­vir os clu­bes, que co­me­çam a ar­ti­cu­lar uma pro­pos­ta de mu­dan­ça do sis­te­ma de dis­pu­ta da com­pe­ti­ção. Na se­gun­da-fei­ra, in­clu­si­ve, eles cri­a­ram uma co­mis­são pa­ra dis­cu­tir vá­ri­os te­mas li­ga­dos ao fu­te­bol, en­tre eles a fór­mu­la de dis­pu­ta do Na­ci­o­nal.

Del Ne­ro as­su­me a con­fe­de­ra­ção em abril, mas diz que a ideia não lhe agra­da. “Pes­so­al- men­te, sou con­trá­rio. En­ten­do que a CBF já tem uma com­pe­ti­ção ma­ta-ma­ta, que é a Co­pa do Bra­sil, e o Brasileiro vai bem nes­se for­ma­to atu­al”, dis­se ao Es­ta­do por te­le­fo­ne.

Ape­sar dis­so, ele não fe­cha ques­tão so­bre o as­sun­to - com­por­ta­men­to di­fe­ren­te do de Ri­car­do Tei­xei­ra, ex-pre­si­den­te da CBF, que ja­mais acei­tou dis­cu­tir o aban­do­no dos pon­tos cor­ri­dos. “O campeonato é dis­pu­ta­do pe­los clu­bes. Ca­da um tem sua po­si­ção e tem o di­rei­to de ma­ni­fes­tá-la”, con­si­de­ra Del Ne­ro. “Mas é pre­ci­so ha­ver um es­tu­do pro­fun­do.’’

A al­te­ra­ção, se vi­er ocor­rer, não se­rá pa­ra o pró­xi­mo Bra­si- lei­ro, que co­me­ça em 9 de maio e já tem ta­be­la e re­gu­la­men­to definidos. Pe­lo Es­ta­tu­to do Tor­ce­dor, uma mu­dan­ça de re­gras só po­de­rá ser efe­ti­va­da a par­tir de 2016.

O “men­tor” da vol­ta do ma­ta­ma­ta é o pre­si­den­te do Grê­mio, Romildo Bol­zan Jú­ni­or, que as­su­miu o clu­be gaú­cho no fim do ano pas­sa­do. Desde en­tão ele tem ten­ta­do le­var clu­bes pa­ra seu la­do, e já con­se­guiu a sim­pa­tia de al­guns do Nor­des­te e do pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Bahi­a­na de Fu­te­bol, Ed­nal­do Ro­dri­gues.

Ou­tro pre­si­den­te que po­de apoi­ar o ma­ta-ma­ta é Mo­des­to Ro­ma Jú­ni­or, do San­tos. Mas ele en­ten­de ser pre­ci­so uma dis­cus­são pro­fun­da e abran­gen­te. “Es­tou per­fi­la­do com o pre­si­den­te do Grê­mio nas pro­pos­tas de se dis­cu­tir am­pla­men­te mu­dan­ças no fu­te­bol brasileiro. Pre­ci­sa­mos reu­nir fe­de­ra­ção, con­fe­de­ra­ção, clu­bes, a gran­de im­pren­sa e a te­le­vi­são, que é quem pa­ga o es­pe­tá­cu­lo.”

—FO­TO: JF DI­O­RIO/AE

DE­MO­CRA­CIA. Dirigente de­fen­de pon­tos cor­ri­dos, mas pro­põe diá­lo­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.