Gre­ve con­ti­nua mes­mo com de­ci­são do TJ

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

Mes­mo com a de­ci­são do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Es­ta­do do Pa­ra­ná (TJ-PR), na quar­ta-fei­ra, de­ter­mi­nan­do o re­tor­no dos edu­ca­do­res às sa­las de au­la, a gre­ve dos pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da re­de es­ta­du­al de en­si­no es­tá man­ti­da pe­la APP Sin­di­ca­to, que ale­ga não ter si­do no­ti­fi­ca­da ofi­ci­al­men­te.

O Diá­rio en­trou em con­ta­to com a as­ses­so­ria de im­pren­sa do TJ-PR na tar­de de on­tem, e re­ce- beu a con­fir­ma­ção de que o ofi­ci­al de Jus­ti­ça en­tre­ga­ria a no­ti­fi­ca­ção­ain­da­on­tem.

Se­gun­do a de­ci­são ju­di­ci­al, em ca­so de des­cum­pri­men­to, a APP Sin­di­ca­to po­de­ria re­ce­ber mul­ta diá­ria de R$ 20 mil. O pra­zo pa­ra en­cer­rar a pa­ra­li­sa­ção é de 24h, a par­tir do mo­men­to da no­ti­fi­ca­ção.

Pos­si­vel­men­te, a gre­ve de­ve­rá avan­çar até a pró­xi­ma se­ma­na. Is­so por­que o pra­zo mí- ni­mo pa­ra a re­a­li­za­ção de as­sem­bleia-ge­ral da ca­te­go­ria é de 48h após a con­vo­ca­ção. So­men­te a as­sem­bleia po­de de­ci­dir so­bre o fim da gre­ve.

Na de­ci­são, o de­sem­bar­ga­dor Luiz Mateus de Li­ma re­co­nhe­ceu o di­rei­to de gre­ve da ca­te­go­ria, mas afir­mou que pe­las ca­rac­te­rís­ti­cas dos ser­vi­ços pres­ta­dos pe­los pro­fis­si­o­nais de­ve pre­va­le­cer o in­te­res­se co­le­ti­vo so­bre os in­di­vi­du­ais.

De qual­quer man ei­ra, o sin­di­ca­to - que re­pu­di­ou o fa­to do go­ver­no ter en­tra­do com ação pe­din­do o fim da gre­ve - vai re­cor­rer as­sim­que­re­ce­be­ra­no­ti­fi­ca­ção.

O se­cre­tá­rio da Edu­ca­ção do Pa­ra­ná, Fer­nan­do Xa­vi­er Fer­rei­ra, dis­se que o go­ver­no es­ta­du­al não dei­xa­rá de cum­prir ne­nhum dos acor­dos que fo­ram fir­ma­dos com o ma­gis­té­rio. “Fa­ço um ape­lo aos pro­fes­so­res pa­ra que os es­tu­dan­tes não se­jam ain­da mais pre­ju­di­ca­dos. É fun­da­men­tal re­tor­nar pa­ra o cum­pri­men­to do ca­len­dá­rio es­co­lar”, res­sal­tou.

Na área do Nú­cleo Re­gi­o­nal de En­si­no (NRE) de Ma­rin­gá, ne­nhu­ma das 97 es­co­las te­ve au­la desde o dia 9 de fe­ve­rei­ro, quan­do a gre­ve foi de­fla­gra­da. Na quar­ta-fei­ra, o go­ver­no in­for­mou que 30 co­lé­gi­os te­ri­am en­cer­ra­do a pa­ra­li­sa­ção. /// Eder­son hi­sing

—FO­TO: J.C. FRA­GO­SO

MO­VI­MEN­TO. Es­tu­dan­tes aguar­dam em fren­te ao pré­dio da rei­to­ria da uni­ver­si­da­de o iní­cio da as­sem­bleia pa­ra de­li­be­rar a pau­ta de rei­vin­di­ca­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.