Alu­nos apro­vei­tam pa­ra ler e ir ao shop­ping

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

Sem au­las há qua­se 1 mês, os es­tu­dan­tes da re­de es­ta­du­al de en­si­no em Ma­rin­gá apro­vei­tam o tem­po oci­o­so, por exem­plo, pa­ra ler ou ir ao shop­ping. Pon­to co­mum é a re­cla­ma­ção de fal­ta de­op­çõe­semMa­rin­gá.

O Diá­rio per­cor­reu al­gu­mas pra­ças e shop­pings da ci­da­de pa­ra sa­ber o que os alu­nos têm fei­to du­ran­te a gre­ve. Dois ami­gos e es­tu­dan­tes do en­si­no mé­dio, um do Co­lé­gio Du­que de Ca­xi­as e ou­tro do Ins­ti­tu­to de Edu­ca­ção de Ma­rin­gá, apro­vei­ta­va­ma­tar­de­pa­rai­ra­o­ci­ne­ma.

Se­gun­do eles, que não qui­se­ram ser iden­ti­fi­ca­dos, o tem­po pa­ra­do é ruim por con­ta da fal­ta de op­ções, mas os dois es­tão mais pre­o­cu­pa­dos com a re­po­si­ção de au­las.

Ou­tra es­tu­dan­te de 15 anos, que es­tá in­gres­san­do no en­si­no mé­dio no Co­lé­gio Dr. Gas­tão Vi­di­gal, la­men­ta o pe­río­do, pois acre­di­ta que os di­as de pa­ra­li­sa­ção vão atra­pa­lhar o fu­tu­ro. “Es­tu­dar faz fal­ta e é im­por­tan­te. É mui­to cha­to fi­car em ca­sa sem ter o que fa­zer”, re­cla­ma. “Apro­vei­to pa­ra aju­dar mi­nha mãe nas ta­re­fas do­més­ti­cas”, afir­ma.

De acor­do com a psi­có­lo­ga An­ge­la Ce­ci­lia Rezende, que tra­ba­lha com ado­les­cen­tes, os pais pre­ci­sam es­tar em aler­ta pa­ra sa­ber co­mo os fi­lhos es­tão gas­tan­do o tem­po. “Ou­tra di­ca é in­cen­ti­var ati­vi­da­des re­la­ci­o­na­das ao es­tu­do pa­ra que o jovem não vol­te à ro­ti­na de es­tu­dos tão fo­ra de rit­mo”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.