CPI con­vo­ca Ga­bri­el­li e Gra­ça

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL - Da­ni­el Car­va­lho e Dai­e­ne Car­do­so

Ex-pre­si­den­tes da Petrobras te­rão que pres­tar es­cla­re­ci­men­tos

Ao to­do, Co­mis­são já apro­vou 109 re­que­ri­men­tos, sen­do 23 con­vo­ca­ções

A Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) da Petrobras co­me­çou, on­tem, sem apro­var pe­di­dos de con­vo­ca­ção e a qu­e­bra de si­gi­los fis­cal e te­lefô­ni­co de po­lí­ti­cos e em­prei­tei­ros su­pos­ta­men­te en­vol­vi­dos no es­que­ma de cor­rup­ção na es­ta­tal. Em cin­co ho­ras de ses­são com di­rei­to a ba­te-bo­ca e xin­ga­men­tos, fo­ram apro­va­dos 109 dos 340 re­que­ri­men­tos apre­sen­ta­dos. Pe­dro Ba­rus­co, ex-ge­ren­te da es­ta­tal, foi a pri­mei­ra das 23 con­vo­ca­ções já apro­va­das e de­ve ser ou­vi­do na Câ­ma­ra já na pró- xi­ma ter­ça-fei­ra.

Es­tão en­tre as pri­o­ri­da­des da CPI os ex-pre­si­den­tes da pe­tro­lí­fe­ra Gra­ça Fos­ter e Jo­sé Sér­gio Ga­bri­el­li, a pre­si­den­te da Agên­cia Na­ci­o­nal do Pe­tró­leo, Mag­da Cham­bri­ard, além do do­lei­ro Al­ber­to Yous­sef, dos ex-di­re­to­res Pau­lo Roberto Cos­ta, Jor­ge Ze­la­da, Re­na­to Du­que e Nes­tor Cer­ve­ró. A lis­ta de con­vo­ca­ção in­clui o ad­vo­ga­do-ge­ral da União, Luís Iná­cio Adams, e o mi­nis­tro da Con­tro­la­do­ria Ge­ral da União (CGU),Val­dirSi­mão.

Os re­que­ri­men­tos que pe­dem a con­vo­ca­ção dos ex-mi­nis­tros Jo­sé Dir­ceu e Antô­nio Pa­loc­ci e dos em­prei­tei­ros de­ti­dos desde o fim do ano pas­sa­do não fo­ram apre­ci­a­dos. “Es­tá se evi­den­ci­an­do um acor­dão na CPI pa­ra ela não ir fun­do, ao con­trá­rio do que pro­pa­lam os prin­ci­pais com­po­nen­tes”, dis­se o lí­der do PSOL, Chi­coA­len­car(RJ).

O pre­si­den­te da CPI, Hu­go Mot­ta (PMDB-PB), dis­se não ter in­ten­ção de pro­te­ger nin­guém. “Co­lo­quei to­dos os re­que­ri­men­tos na pau­ta”, des­ta­cou. Se­gun­do ele, os de­mais re­que­ri­men­tos con­ti­nu­am na pau­ta e se­rão apre­ci­a­dos nas pró­xi­mas ses­sões de­li­be­ra­ti­vas da Co­mis­são.

Bri­ga

A ses­são de on­tem foi mar­ca­da por um in­ten­so ba­te-bo­ca ge­ne­ra­li­za­do quan­do Hu­go Mot­ta anun­ci­ou a cri­a­ção de qua­tro sub-re­la­to­ri­as, en­fra­que­cen­do o tra­ba­lho a ser fei­to pe­lo re­la­tor Luiz Sér­gio (PT-RJ).

De­pu­ta­dos do PT e do PSOL re­vol­ta­ram-se por não te­rem si­do con­sul­ta­dos a res­pei­to da ins­ta­la­ção das sub-re­la­to­ri­as e da es­co­lha dos ti­tu­la­res. Ed­mil­son Ro­dri­gues (PSOL-PA) era o mais exal­ta­do. Cha­mou Mot­ta de “coronel” e “mo­le­que” e pre­ci­sou ser con­ti­do pe­los co­le­gas.

“Quem man­da aqui é o pre­si­den­te. Não acei­to des­res­pei­to. Ca­be­lo bran­co não é sinô­ni­mo de res­pei­to”, re­a­giu Mot­ta aos gri­tos. “Não se­rei fan­to­che pa­ra me sub­me­ter à pres­são aqui. Não te­nho me­do de gri­to. Da ter­ra on­de ve­nho, ho­mem não ou­ve­gri­to”,emen­dou.

Acal­ma­dos os âni­mos, o de­pu­ta­do do PSOL pe­diu des­cul­pas ao pe­e­me­de­bis­ta e ne­gou ter cha­ma­do o co­le­ga de “mo­le­que”. Afir­mou ter di­to “Não amo­le­que es­ta CPI”. “A mi­nha cul­tu­ra é a cul­tu­ra da de­ci­são co­le­ti­va. Fe­liz­men­te não vi­ve­mos mais em uma­di­ta­du­ra”,afir­mou.

Luiz Sér­gio tam­bém re­cla­mou da cri­a­ção das sub-re­la­to­ri­as. “Mi­nha avó di­zia que bo­lo que mui­ta gen­te me­xe aca­ba so­la­do. Evi­den­te­men­te que is­so cria uma di­fi­cul­da­de”, dis­se. A CPI da Petrobras po­de che­gar a ter oi­to re­la­to­ri­as.

—FO­TO: ED FER­REI­RA/AE

BA­TE-BO­CA. Após de­fi­ni­ção das sub-re­la­to­ri­as, hou­ve for­te dis­cus­são en­tre os par­la­men­ta­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.