Tri­bu­nal de­ter­mi­na fim da gre­ve nas uni­ver­si­da­des

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Eder­son Hi­sing eder­son@odi­a­rio.com

De­sem­bar­ga­dor aca­tou so­li­ci­ta­ção do go­ver­no do Es­ta­do Jus­ti­ça deu pra­zo de 24h, após no­ti­fi­ca­ção, pa­ra iní­cio das au­las

O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná (TJ-PR) de­ter­mi­nou no iní­cio da noi­te de on­tem o fim da gre­ve nas se­te uni­ver­si­da­des es­ta­du­ais após o go­ver­no en­trar com ação nos mes­mos mol­des da que foi fei­ta com a gre­ve dos pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da re­de es­ta­du­al de en­si­no. A jus­ti­fi­ca­ti­va do go­ver­no é de que já aten­deu às so­li­ci­ta­ção­es da ca­te­go­ria.

O de­sem­bar­ga­dor Luiz Mateus de Li­ma, o mes­mo que de­ter­mi­nou a vol­ta dos pro­fes­so­res da re­de es­ta­du­al às sa­las de au­la, or­de­nou a vol­ta dos pro­fis­si­o­nais das uni­ver­si­da­des às ati­vi­da­des no pra­zo de 24 ho­ras, a par­tir da no­ti­fi­ca­ção dos sin­di­ca­tos, sob pe­na de mul­ta diá­ria de R$ 3 mil pa­ra ca­da um dos 11 sin­di­ca­tos.

Con­for­me a de­ci­são, a pa­ra­li­sa­ção afe­ta o ca­len­dá­rio es­co­lar e com­pro­me­te ser­vi­ços es­sen­ci­ais , a exem­plo dos hos­pi­tais uni­ver­si­tá­ri­os. Tam­bém foi proi­bi­do o blo­queio de pré­di­os pú­bli­cos por par­te dos gre­vis­tas e au­to­ri­za­do o uso de for­ça po­li­ci­al, ca­so ne­ces­sá­rio. O Diá­rio não con­se­guiu lo­ca­li­zar o pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha- do­res em Es­ta­be­le­ci­men­tos de En­si­no de Ma­rin­gá (Sin­te­e­mar), Cel­so Nas­ci­men­to, pa­ra co­men­tar a de­ci­são.

Uni­ver­si­tá­ri­os

Es­tu­dan­tes da UEM con­ti­nu­am a ocu­pa­ção do pré­dio da rei­to­ria, ini­ci­a­da na quar­ta-fei­ra à noi­te. Du­ran­te a tar­de de on­tem, eles re­ce­be­ram a vi­si­ta de um en­ge­nhei­ro da em­pre­sa que fa­zia a obra do Res­tau­ran­teU­ni­ver­si­tá­rio(RU).

Ain­da on­tem, o Di­re­tó­rio Cen­tral dos Es­tu­dan­tes (DCE), um lí­der par­ti­dá­rio e cin­co uni­ver­si­tá­ri­os fo­ram no­ti­fi­ca­dos ex­tra­ju­di­ci­al­men­te pa­ra de­so­cu­par o pré­dio da rei­to­ria. Ca­so os es­tu­dan­tes des­cum­pram a de­ter­mi­na­ção, a ad­mi­nis­tra­ção da UEM pro­me­te en­trar com pe­di­do de reintegração de pos­se.

Os uni­ver­si­tá­ri­os en­tre­ga­ram à rei­to­ria a pau­ta com as rei­vin­di­ca­ções pa­ra que dei­xem o pré- dio. No to­tal, são 22 so­li­ci­ta­ções. En­tre elas, con­clu­são de obras pa­ra­das, sub­sí­di­os de ali­men­ta­ção e trans­por­te aos es­tu­dan­tes do cam­pus se­de e cam­pi re­gi­o­nais, além da ga­ran­tia de não cri­mi­na­li­za­ção­da­o­cu­pa­ção.

Re­de­es­ta­du­al

Pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da re­de es­ta­du­al de edu­ca­ção vão de­ci­dir na se­gun­da-fei­ra os ru­mos da gre­ve. A as­sem­bleia es­tá mar­ca­da pa­ra as 9 ho­ras, em Curitiba. Na ma­nhã de on­tem, ocor­reu uma reu­nião en­tre o co­man­do de gre­ve e re­pre­sen­tan­tes do go­ver­no com me­di­a­ção do de­sem­bar­ga­dor do TJPR, on­de a APP Sin­di­ca­to foi no­ti­fi­ca­da da de­ter­mi­na­ção do fim da gre­ve. Em Ma­rin­gá, um ato e uma reu­nião com a ca­te­go­ria es­tá pro­gra­ma­do pa­ra a tar­de de ho­je, mas até o fe­cha­men­to não ha­via lo­cal de­fi­ni­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.