Ca­sos de den­gue têm re­du­ção de 93%

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

O nú­me­ro de ca­sos con­fir­ma­dos de den­gue te­ve uma re­du­ção de 93,08% no pe­río­do de ja­nei­ro até on­tem, em Ma­rin­gá, em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. Pa­ra a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de, a di­mi­nui­ção re­fle­te uma so­ma­tó­ria de fa­to­res, que vão do com­ba­te ao mos­qui­to à fis­ca­li­za­ção e apli­ca­ção de mul­tas a pro­pri­e­tá­ri­os de ter­re­nos que ofe­re­çam ris­co de pro­li­fe­ra­ção­do­ve­tor­da­den­gue.

“É re­sul­ta­do de tra­ba­lho, a den­gue é cí­cli­ca. O nú­me­ro de ca­sos con­fir­ma­dos nes­te ano não che­ga a 10% das no­ti­fi­ca­ções”, diz o se­cre­tá­rio de Saú­de, Antô­nio Car­los Nar­di. Se­gun­do ele, “hou­ve um aper­fei­ço­a­men­to do com­ba­te, es­pe­ci­al­men­te pa­ra evi­tar den­gue com com­pli- ca­ção­ouó­bi­to”,com­ple­ta.

Nar­di res­sal­ta que a cons­ci­en­ti­za­ção da po­pu­la­ção é im­por­tan­te. “É pre­ci­so mu­dan­ça de com­por­ta­men­to da po­pu­la­ção pa­ra trans­for­mar as in­for­ma­ções em ação pos­ta em prá­ti­ca”, diz, re­fe­rin­do-se à im­por­tân­cia de a po­pu­la­ção co­o­pe­rar pa­ra evi­tar a pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to­trans­mis­sor­da­do­en­ça.

A fis­ca­li­za­ção re­a­li­za­da pe­las equi­pes de com­ba­te ao Ae­des aegp­ti, trans­mis­sor da den­gue, tem si­do im­por­tan­te fer­ra­men­ta pa­ra re­du­zir os ca­sos. Em du­as ações, re­a­li­za­das es­te ano, hou­ve 447 no­ti­fi­ca­ções e R$ 324,6 mil em mul­tas. Os res­pon­sá­veis au­tu­a­dos têm pra­zo pa­ra re­cor­rer. No “Mu­ti­rão con­tra a Den­gue”, as equi­pes fis­ca­li­zam en­tre mui­tos itens, a má con­ser­va­ção dos imó­veis, além de pro­mo­ver a lim­pe­za dos imó­veis que ofe­re­ci­am ris­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.