Elei­to­res vão ter tí­tu­los can­ce­la­dos

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

Sa­ran­di tem mais de 1,3 mil pes­so­as que dei­xa­ram de votar ou jus­ti­fi­car a au­sên­cia em três elei­ções Pra­zo pa­ra re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção jun­to aos car­tó­ri­os elei­to­rais ter­mi­na em qua­tro de maio

A Jus­ti­ça Elei­to­ral de Sa­ran­di di­vul­ga re­la­ção com mais de 1,3 mil elei­to­res que po­dem ter os tí­tu­los can­ce­la­dos por ter dei­xa­do de votar e de jus­ti­fi­car a au­sên­cia nas três elei­ções pas­sa­das. No Pa­ra­ná, são 87 mil de elei­to­re­sem­si­tu­a­ção­se­me­lhan­te.

As lis­tas com os no­mes de quem es­tá su­jei­to a per­der o tí­tu­lo es­tão dis­po­ní­veis nos car­tó- ri­os elei­to­rais e nos si­tes do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) e do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE) de ca­da Es­ta­do. De acor­do com a le­gis­la­ção elei­to­ral, o pra­zo pa­ra re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção ter­mi­na em qua­tro de maio. O elei­tor tem que com­pa­re­cer ao car­tó­rio elei­to­ral, por­tan­do do­cu­men­to ofi­ci­al com fo­to, tí­tu­lo elei­to­ral e com­pro­van­tes de vo­ta­ção, de jus­ti­fi­ca­ti­va elei­to­ral e de re­co­lhi­men­to ou dis­pen­sa de re­co­lhi­men­to­de­mul­ta.

Se um elei­tor dei­xou de votar no pri­mei­ro e no se­gun­do tur­no de uma mes­ma elei­ção, se­rão con­ta­das du­as elei­ções pa­ra efei­to de can­ce­la­men­to. Além dis­so, po­de­rão ser com­pu­ta­das fal­tas às elei­ções mu­ni­ci­pais, elei­ções su­ple­men­ta­re­se­re­fe­ren­dos.

Os elei­to­res me­no­res de 18 anos, mai­o­res de 70 anos e os anal­fa­be­tos não são iden­ti­fi­ca­dos nas re­la­ções de fal­to­sos. As pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia pa­ra as quais o cum­pri­men­to das obri­ga­ções elei­to­rais se­ja im­pos­sí­vel ou one­ro­so tam­bém não te­rão o tí­tu­lo can­ce­la­do.

A juí­za elei­to­ral da Co­mar­ca de Sa­ran­di, Ana Isa­bel Ra­mos, lem­bra que o can­ce­la­men­to do tí­tu­lo se­rá au­to­má­ti­co pa­ra quem não pro­vi­den­ci­ar a re­gu­la­ri­za­ção em tem­po e co­mo con­sequên­cia a pes­soa fi­ca­rá im­pe­di­da de ob­ter pas­sa­por­te ou car­tei­ra de iden­ti­da­de, re­ce­ber sa­lá­ri­os de fun­ção ou em­pre­go pú­bli­co e de ob­ter cer­tos ti­pos de em­prés­ti­mos.

A ir­re­gu­la­ri­da­de tam­bém po­de pro­vo­car di­fi­cul­da­des pa­ra no­me­a­ção em con­cur­so pú­bli­co, re­no­va­ção de ma­trí­cu­la em es­ta­be­le­ci­men­to de en­si­no ofi­ci­al ou fis­ca­li­za­do pe­lo go­ver­no e ob­ten­ção de cer­ti­dão de qui­ta­ção elei­to­ral ou qual­quer do­cu­men­to pe­ran­te re­par­ti­ções di­plo­má­ti­cas.

Em Ma­rin­gá, a Jus­ti­ça Elei­to­ral não apre­sen­tou nú­me­ros atu­a­li­za­dos de tí­tu­los que po­de­rão ser can­ce­la­dos, mas o Car­tó­rio Elei­to­ral cal­cu­la que cer­ca de 6 mil elei­to­res es­te­jam nes­sa si­tu­a­ção. Em Curitiba, são 15 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.