De­la­ções reú­nem mais de cem de­poi­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

An­tes­de­che­ga­ra­oSu­pre­moT­ri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o en­vol­vi­men­to de po­lí­ti­cos no es­que­ma de cor­rup­ção e car­tel na Pe­tro­bras­foi­a­pon­ta­do­nos­de­poi­men­tos do ex-di­re­tor da es­ta­tal Pau­lo Ro­ber­toCos­ta­e­do­do­lei­roAl­ber­to Yous­sef, no pro­ces­so de de­la­ção pre­mi­a­da jun­to à Jus­ti­ça Fe­de­ral, no Pa­ra­ná. Cos­ta e Yous­sef pres­ta­ram mais de 100 de­poi­men­tos.

Oex-di­re­tor­foi­ou­vi­do­pe­laPo­lí­cia Fe­de­ral (PF) en­tre agos­to e se­tem­bro do ano pas­sa­do. O do­lei­ro, en­tre ou­tu­bro e no­vem­bro. A de­la­ção de Cos­ta foi ho­mo­lo­ga­da pe­lo mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, re­la­tor da La­va Ja­to no STF, em se­tem­bro pas­sa­do, mas o mi­nis­tro de­ci­diu es­pe­rar o con­teú­do dos de­poi­men­tos de Yous­sef, que só che­ga­ram à Cor­te em de­zem­bro, pa­ra ve­ri­fi­car se ha­via fa­tos se­me­lhan­tes nos re­la­tos de am­bos e as­sim cons­truir in­dí­ci­os mais con­sis­ten­tes so­bre o en­vol­vi­men­to de ca­da um dos po­lí­ti­cos. Com os de­poi­men­tos, os de­la­to­res es­pe­ram re­du­zir as pe­nas de­les pe­la par­ti­ci­pa­ção no es­que­ma­de­des­vi­o­naPe­tro­bras.

O ca­so che­gou ao Su­pre­mo, por­que a du­pla re­la­tou en­vol­vi­men­to de par­la­men­ta­res e ou­tras au­to­ri­da­des no es­que­ma de cor­rup­ção. O STF é a ins­tân­cia on­de­mem­bros­doCon­gres­soNa­ci­o­nal, mi­nis­tros de Es­ta­do e in­te­gran­tes dos tri­bu­nais su­pe­ri­o­res têm fo­ro. No ca­so de go­ver­na­do­res e mem­bros de tri­bu­nais de con­tas es­ta­du­ais, a com­pe­tên­cia é do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ).

Pa­ra in­ves­ti­gar al­guém com fo­ro es­pe­ci­al é pre­ci­so da au­to­ri­za­ção dos tri­bu­nais com­pe­ten­tes. Nos ca­sos de au­to­ri­da­des ci­ta­das, por­tan­to, o juiz fe­de­ral Sér­gi­oMo­ro,que­con­du­zaLa­vaJa­to na pri­mei­ra ins­tân­cia - cui­da de em­prei­tei­ros, do­lei­ros e ope­ra­do­res -, não po­de­ria dar sequên­cia às in­ves­ti­ga­ções.

O ma­te­ri­al foi en­ca­mi­nha­do tam­bém a Rodrigo Ja­not, pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca e res­pon­sá­vel por pe­dir in­ves­ti­ga­ções de par­la­men­ta­res e au­to­ri­da­des com fo­ro pe­ran­te o STF e o STJ. Ja­not so­li­ci­tou a Za­vasc­ki o des­mem­bra­men­to das de­la­ções. Em ca­da “fa­tia” da de­la­ção po­de ha­ver a par­ti­ci­pa­ção de mais­deum­par­la­men­tar.

Só no STF, a di­vi­são pro­vo­cou 42 pro­ce­di­men­tos pre­li­mi­na­res. No STJ, fo­ram três. Os ca­sos fo­ram ca­ta­lo­ga­dos co­mo “pe­ti­ções” e per­ma­ne­ce­ram ocul­tos - as­sim­co­mo­as­du­as­de­la­ções­pre­mi­a­das, até a de­ci­são pro­fe­ri­da nes­sa sex­ta por Za­vasc­ki.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.