JAC mos­tra que o fu­tu­ro é ver­de com o elé­tri­co IEV

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ka­ri­na Cra­vei­ro Agên­cia Es­ta­do TES­TE.

Mos­tra­do no Sa­lão de São Pau­lo, no fim do ano pas­sa­do, o mo­de­lo elé­tri­co IEV é a apos­ta da JAC pa­ra mos­trar ao mundo, e tam­bém aos bra­si­lei­ros, que seus veí­cu­los têm tec­no­lo­gia de pon­ta. Ba­se­a­do no J3 Tu­rin, o veí­cu­lo não es­tá à ven­da no País, mas a mar­ca trou­xe al­gu­mas uni­da­des que, de vez em quan­do, po­dem ser vis­tas “des­fi­lan­do” nas ru­as da ca­pi­tal pau­lis­ta.

O mo­tor elé­tri­co é ali­men­ta­do por ba­te­ri­as de lí­tio. São 42 kw, cer­ca de 57 cv e au­to­no­mia de até 170 km. O tor­que de 17,3 mkgf é en­tre­gue de mo­do ins­tan­tâ­neo e a ve­lo­ci­da­de não pas­sa dos 100 km/h.

A ro­ti­na com um veí­cu­lo elé­tri­co é pe­cu­li­ar. O con­du­tor tem de se acos­tu­mar a re­car­re­gá­lo com mais frequên­cia do que pa­ra em um pos­to de ga­so­li­na. Em uma to­ma­da con­ven­ci­o­nal de 220 volts, são 12 ho­ras pa­ra a re­car­ga com­ple­ta da ba­te­ria. No mo­do rá­pi­do, au­xi­li­a­do por uma es­pé­cie de pos­te por­tá­til, são seis.

Ao dar a par­ti­da, é tan­to si­lên­cio que a luz ver­de no pai­nel com a pa­la­vra “re­ady” (pron­to, em por­tu­guês) é o úni­co si­nal de que o car­ro es­tá li­ga­do. Ao co­lo­car a ala­van­ca do câm­bio na po­si­ção Dri­ve e pi­sar no pe­dal do ace­le­ra­dor, o pon­tei­ro no la­do es­quer­do do pai­nel já mos­tra quan­ta ener­gia a ba­te­ria ain­da tem. Do la­do di­rei­to, um mos­tra­dor exi­be o con­su­mo ins­tan­tâ­neo do car­ro, que se mos­tra co­mo boa op­ção pa­ra cir­cui­tos ur­ba­nos.

Em ter­mos de di­ri­gi­bi­li­da­de, os “con­tras” são os mes­mos do J3 a ga­so­li­na. A di­re­ção é ex­tre­ma­men­te le­ve, mes­mo em al­tas ve­lo­ci­da­des. Fal­ta tam­bém pre­ci­são no sis­te­ma, que apre­sen­ta le­ve fol­ga.

Ou­tro “pê­nal­ti” é a fal­ta de um sis­te­ma de re­cu­pe­ra­ção de ener­gia a par­tir das fre­na­gens, dis­po­ní­vel no e6, da tam­bém chi­ne­sa BYD, por exem­plo. O re­cur­so aju­da­ria a ele­var a au­to­no­mia do JAC elé­tri­co, que não de­ve­rá ser ven­di­do no País.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

Al­gu­mas uni­da­des po­dem ser vis­tas ro­dan­do em São Pau­lo, mas não há pla­no de vendas por aqui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.