Blo­cos de con­cre­to le­vam PET em sua com­po­si­ção

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ju­li­a­na Fon­ta­nel­la ju­fon­ta­nel­la@odi­a­rio.com

O de­sen­vol­vi­men­to de no­vas ma­té­ri­as-pri­mas de bai­xo im­pac­to am­bi­en­tal tem avan­ça­do em to­do o País. Pro­fes­so­res e alu­nos do cur­so de En­ge­nha­ria Am­bi­en­tal da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­to Gros­so do Sul es­tão tra­ba­lhan­do no de­sen­vol­vi­men­to de um con­cre­to que le­va re­sí­du­os de gar­ra­fas PET na sua com­po­si­ção. A pro­por­ção na pes­qui­sa é subs­ti­tuir 15% da areia da mas­sa é subs­ti­tuí­da pe­lo ma­te­ri­al re­ci­clá­vel em pa­vers, la­jo­tas e blo­cos de con­cre­to não-es­tru­tu­rais.

O es­tu­do de dois anos re­a­li­za­do­noLa­bo­ra­tó­ri­o­deCa­rac­te­ri­za­ção Me­câ­ni­ca do Cen­tro de Pes­qui­sa em Ma­te­ri­ais (CEPEMAT) da UEMS é mul­ti­dis­ci­pli­nar e en­vol­ve­a­sá­re­as­deEn­ge­nha­ri­aAm- bi­en­tal, En­ge­nha­ria Quí­mi­ca, Fí­si­ca e Ma­te­má­ti­ca. A co­or­de­na­ção da pes­qui­sa es­tá a car­go dos pro­fes­so­res Agui­nal­do Le­ni­ne Al­ves,An­to­ni­oA­pa­re­ci­doZan­fo­lim e Rony Gon­çal­ves de Oli­vei­ra, par­ti­ci­pam ain­da cer­ca de dez alu­nos do cur­so de En­ge­nha­ria Am­bi­en­tal.

Re­ci­cla­gem

O ma­te­ri­al de­sen­vol­vi­do na uni­ver­si­da­de po­de ser uma al­ter­na­ti­va pa­ra re­du­zir o vo­lu­me de PET des­car­ta­do na na­tu­re­za. Se­gun­do os pes­qui­sa­do­res, es­ti­ma-se que pa­ra se pro­du­zir 15 blo­cos de con­cre­to, subs­ti­tuin­do 15% de areia por pó de PET são uti­li­za­das 80 gar­ra­fas plás­ti­cas de dois li­tros. Na prá­ti­ca is­so quer di­zer que na exe­cu­ção de uma ca­sa po­pu­lar de 42 m2 se­ri­am con­su­mi­das 8.187 uni­da­des de gar­ra­fas PET. Ou­tra van­ta­gem am- bi­en­tal é que es­sa “tro­ca” de areia por re­sí­du­os plás­ti­cos na fór­mu­la do con­cre­to re­duz a quan­tia de areia a ser re­ti­ra­da dos lei­tos de rio, um dos gran­des de­sa­fi­os da cons­tru­ção ci­vil.

Em re­la­ção à qua­li­da­de da ma­té­ria-pri­ma fi­nal, os blo­cos de con­cre­to po­dem dar uma pis­ta. Uma das pes­qui­sa­do­ras, Ca­mi­la de Car­va­lho Sou­za, afir­ma que os blo­cos de con­cre­to que le­vam PET em sua com­po­si­ção fi­ca­ram mais re­sis­ten­tes à com­pres­são, e os re­sí­du­os plás­ti­cos pro­por­ci­o­na­ram o pre­en­chi­men­to dos po­ros exis­ten­tes.

“A com­pac­ta­ção é me­lhor, o blo­co fi­cou me­nos per­meá­vel e mais re­sis­ten­te a im­pac­to de­vi­do ao au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo da re­sis­tên­cia à com­pres­são. Nós con­se­gui­mos clas­si­fi­cá-lo co­mo Clas­se C pa­ra fun­ção es­tru­tu­ral em ele­men­tos de al­ve- na­ria aci­ma do ní­vel do so­lo.”

Na mes­ma pes­qui­sa, tes­tes fo­ram re­a­li­za­dos com su­ces­so no uso des­se ma­te­ri­al pa­ra fa­bri­ca­ção de la­jo­tas pa­ra pa­vi­men­ta­ção e cal­ça­men­to. Vai le­var al­gum tem­po pa­ra que o con­cre­to com PET che­gue ao mer­ca­do, e ain­da fal­tam es­tu­dos co­mo o cus­to do ma­te­ri­al com o re­sí­duo plás­ti­co, que ten­de a ser me­nor do que o con­ven­ci­o­nal.

Além dis­so, o pro­fes­sor Agui­nal­do ex­pli­ca que ain­da é pre- ci­so re­a­li­zar tes­tes es­pe­cí­fi­cos, co­mo o de me­di­das gra­nu­lo­mé­tri­cas e as aná­li­ses tér­mi­cas. O ma­te­ri­al te­ve um bom de­sem­pe­nho em tes­tes pre­li­mi­na­res de re­sis­tên­cia me­câ­ni­ca, po­ro­si­da­de e ab­sor­ção de água.

A pes­qui­sa tam­bém con­si­de­ra ou­tros pro­du­tos pa­ra subs­ti­tuir a areia. O mes­mo gru­po fez tes­tes com a cin­za de ca­na de açú­car em 2012 com bons re­sul­ta­dos, tra­ba­lho que ren­deu um prê­mio na­ci­o­nal.

“Nós já ini­ci­a­mos o pro­ces­so de pa­ten­te e ofe­re­ce­mos o ma­te­ri­al ao po­der pú­bli­co, a pró­xi­ma eta­pa é con­cluir os es­tu­dos e os trâ­mi­tes ne­ces­sá­ri­os de acor­do com as nor­mas da ABNT pa­ra atrair o in­te­res­se da in­dús­tria de con­cre­to”, acres­cen­ta Agui­nal­do.

O mes­mo ma­te­ri­al (pó de gar­ra­fa PET) ain­da es­tá em tes­te co­mo subs­ti­tu­to da areia pa­ra a fa­bri­ca­ção de ou­tros pro­du­tos de in­te­res­se da in­dús­tria da cons­tru­ção, co­mo te­lhas de ar­ga­mas­sa (de ci­men­to).

FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

EM TES­TE. Pes­qui­sa ava­lia a vi­a­bi­li­da­de do ma­te­ri­al pa­ra cal­ça­das e blo­cos de con­cre­to.—

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.