Gre­ve dos pro­fes­so­res che­ga ao fim; au­las só na quin­ta

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM - Eder­son Hi­sing eder­son@odi­a­rio.com

Fo­ram 29 di­as de pa­ra­li­sa­ção e re­po­si­ção ain­da não tem de­fi­ni­ção no ca­len­dá­rio do ano le­ti­vo Mas do­cen­tes e fun­ci­o­ná­ri­os vol­tam ho­je ao tra­ba­lho pa­ra pre­pa­rar as ins­ti­tui­ções de en­si­no

Os pro­fes­so­res e ser­vi­do­res da re­de es­ta­du­al de en­si­no de­ci­di­ram na ma­nhã de on­tem, em as­sem­bleia re­a­li­za­da na Vi­la Ca­pa­ne­ma, em Curitiba, pe­la sus­pen­são da gre­ve de­fla­gra­da no dia 9 de fe­ve­rei­ro. Tam­bém foi apro­va­do pe­la ca­te­go­ria “es­ta­do per­ma­nen­te de gre­ve”, ou se­ja, ca­so o go­ver­no des­cum­pra pon­tos da pau­ta de rei­vin­di­ca­ção, a pa­ra­li­sa­ção­po­de­rá­ser­re­to­ma­da.

Com a de­ci­são, as au­las pa­ra os alu­nos dos en­si­nos fun­da­men­tal e mé­dio co­me­ça­rão na quin­ta-fei­ra. Em Ma­rin­gá, 35 mil es­tu­dan­tes do 6º ao 9º ano, en­si­no mé­dio e edu­ca­ção pro­fis­si­o­na­li­zan­te co­me­ça­rão o ano le­ti­vo. No mu­ni­cí­pio, são 33 co­lé­gi­os es­ta­du­ais e 5 mil pro­fes­so­res.

Ho­je, ser­vi­do­res e pro­fes­so­res já es­ta­rão nas es­co­las pa­ra a pre­pa­ra­ção do iní­cio do ano le­ti­vo. Ain­da não se sa­be co­mo se­rão fei­tas as re­po­si­ções das au­las, mas em pa­ra­li­sa­ções an­te­ri­o­res as es­co­las ti­ve­ram li­ber­da­de­pa­ra­a­de­qua­ro­ca­len­dá­rio.

No en­tan­to, co­mo são obri­ga­tó­ri­as800ho­ras-au­la­sem­no­mí- ni­mo 200 di­as le­ti­vos, pos­si­vel­men­te as fé­ri­as de ju­lho se­rão cor­ta­das e di­fi­cil­men­te não ha­ve­rá au­las em al­guns sá­ba­dos. Con­for­me o ca­len­dá­rio di­vul­ga­do no iní­cio do ano, res­tam 180 di­as le­ti­vos de quin­ta-fei­ra até 16 de de­zem­bro - sem con­tar os 12 di­as de se­ma­na re­ser­va­dos pa­ra as fé­ri­as de ju­lho.

A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção(Se­ed)in­for­mou­que65es­co­las ti­ve­ram au­las on­tem - ne­nhu­ma na re­gião de Ma­rin­gá. Ain­da se­gun­do a Se­ed, foi ini­ci­a­do um es­for­ço con­cen­tra­do que con­ta com a cooperação de di­re­to­res, pro­fes­so­res e fun­ci­o­ná­ri­os pa­ra dei­xar as es­co­las pron­tas. A ma­nu­ten­ção re­gu­lar dei­xou de ser fei­ta du­ran­te os qua­se 30 di­as de pa­ra­li­sa­ção.

Ou­tra pre­o­cu­pa­ção é com a me­ren­da es­co­lar. O úl­ti­mo lo­te de ali­men­tos foi en­tre­gue nos co­lé­gi­os em ou­tu­bro e no­vem­bro, pa­ra ser uti­li­za­do nas pri­mei­ras se­ma­nas de au­la de 2015. Se­gun­do a Se­ed, em­bo­ra uma en­tre­ga es­te­ja pro­gra­ma­da, as es­co­las têm es­to­ques de ali­men­tos não pe­re­cí­veis pa­ra as pró­xi­mas três se­ma­nas. Itens da agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar se­rão en­tre­gues no de­cor­rer­de­mar­ço.

Ava­li­a­ção

De­pois da in­ter­ven­ção do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná (TJPR), go­ver­no e gre­vis­tas che­ga­ram a um con­sen­so. Co­mo a con­ti­nu­a­ção da gre­ve pre­via mul­ta diá­ria de R$ 20 mil à APP Sin­di­ca­to e a Jus­ti­ça au­xi­lou na ela­bo­ra­ção de uma car­ta-com­pri­mis­so do go­ver­no com a ca­te­go­ria, as au­las po­de­rão co­me­çar nes­ta se­ma­na.

A APP Sin­di­ca­to con­si­de­ra que os ser­vi­do­res e pro­fes­so­res re­tor­nam ven­ce­do­res e for­ta­le­ci­dos às es­co­las. “Ti­ve­mos mui- tas con­quis­tas, mas a pau­ta his­tó­ri­ca da ca­te­go­ria tem mais de 50 itens. É uma gre­ve con­si­de­ra­da de re­sis­tên­cia por es­te sin­di­ca­to e por to­do o País, um exem­plo de mo­bi­li­za­ção”, ex­pli­ca Her­mes Silva Leão, pre­si­den­te­do­en­ti­da­de.

Pa­ra a pro­fes­so­ra de Lín­gua Por­tu­gue­sa, Ve­ra Pra­do, que par­ti­ci­pou do mo­vi­men­to, de­pois de tra­ba­lhar 25 anos na re­de pú­bli­ca não da­va pa­ra fi­car pa­ra­da di­an­te da ex­clu­são de con­quis­tas his­tó­ri­cas.“Oque­mais­meim­pres­si­o­nou foi­a­co­e­são­da­ca­te­go­ri­a­na­lu­ta.” 2 - Pa­ra­náP­re­vi­dên­cia: por en­quan­to, per­ma­ne­ce co­mo es­tá. Du­ran­te es­te mês, o go­ver­no diz que pro­mo­ve­rá um am­plo de­ba­te, com a par­ti­ci­pa­ção do Fó­rum de Ser­vi­do­res Pú­bli­cos, da APP Sin­di­ca­to e Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e Social. Após es­go­ta­do o pro­ces­so de aná­li­se, in­clu­si­ve com a par­ti­ci­pa­ção de re­pre­sen­tan­tes do Ju­di­ciá­rio, Le­gis­la­ti­vo, Tri­bu­nal de Con­tas e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, a me­lhor pro­pos­ta se­rá en­ca­mi­nha­da à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va. Desde já, o go­ver­no ga­ran­te que es­tá des­car­ta­da a hi­pó­te­se de ex­tin­ção do Fun­do de Pre­vi­dên­cia da Pa­ra­náP­re­vi­dên­cia, e os re­cur­sos do Fun­do Pre­vi­den­ciá­rio se­rão uti­li­za­dos ex­clu­si­va­men­te pa­ra o pa­ga­men­to de apo­sen­ta­do­ri­as e pen­sões, ga­ran­ti­da a sus­ten­ta­bi­li­da­de fi­nan­cei­ra. 3 - Pro­fes­so­res PSS: to­dos os sa­lá­ri­os e ver­bas res­ci­só­ri­as fo­ram pa­gos no dia 24 de fe­ve­rei­ro. 4 - Ter­ço de fé­ri­as: o pa­ga­men­to do adicional de fé­ri­as dos pro­fes­so­res da edu­ca­ção bá­si­ca e das uni­ver­si­da­des es­ta­du­ais, re­fe­ren­te a ja­nei­ro de 2015, se­rá fei­to no dia 31 de mar­ço. 5 – Au­xí­lio-ali­men­ta­ção: o pa­ga­men­to pa­ra os agen­tes edu­ca­ci­o­nais foi re­a­li­za­do nos di­as 9 e 13 de fe­ve­rei­ro. 6 - Por­te das es­co­las: a re­vi­são do por­te das es­co­las foi con­cluí­da no dia 2 de mar­ço, uti­li­zan­do co­mo cri­té­rio os pa­râ­me­tros em vi­gor em de­zem­bro de 2014, con­si­de­ran­do o nú­me­ro de ma­trí­cu­las de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.