Chu­va pro­vo­ca es­tra­gos em Ma­rin­gá

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ -

Avi­zi­nha­deDa­ni­e­le,aa­po­sen­ta­da Be­ne­di­ta Vol­fi, con­ta que re­si­de há 30 anos no bair­ro e nun­ca viu inun­da­ção co­mo aque­la. “Já vi a ca­sa de ci­ma ala­gar du­as ve­zes, mas es­sa não”, dis­se apon­tan­do­a­ca­sa­deDa­ni­e­le.

Ou­tros­ca­sos

O ge­ren­te de Pre­ven­ção de Ris­co da De­fe­sa Ci­vil, Cláu­dio Pa­ri­so­to, dis­se que es­sa foi a ocor­rên­cia mais gra­ve. A De­fe­sa Ci­vil aten­deu, ao to­do, oi­to ocor­rên­ci­as de ala­ga­men­to em re­si­dên­ci­as. Hou­ve tam­bém o des­bar­ran­ca­men­to de uma fos­sa sép­ti­ca, no Jar­dim Al­vo­ra­da, e foi pre­ci­so de­so­cu­par a ca­sa pois ha­via ris­co de de­sa­ba­men­to. Uma re­si­dên­cia no pa­trimô­nio São Do­min­gos­tam­bém­fi­cou­a­la­ga­da.

Se­gun­do o tenente Ni­val­do do Re­go, do 5º Gru­pa­men­to do Cor­po de Bom­bei­ros em Ma­rin­gá, fo­ram aten­di­das 12 ocor­rên­ci­as. Uma des­sas si­tu­a­ções foi re­gis­tra­da no Jar­dim Mon­te Car­me­lo, em Pai­çan­du, quan­do três ca­va­los fi­ca­ram ilha­dos em um fun­do de va­le e fo­ram res­ga­ta­dos. O sol­da­do Cás­sio Vinicius Za­gui­ne, do Cor­po de Bom­bei­ros de Sa­ran­di, dis­se que não hou­ve ala­ga­men­tos na ci­da­de.

Tem­po

O vo­lu­me de água re­gis­tra­do on­tem em Ma­rin­gá equi­va­le a 45,51% dos 294 mi­li­li­tros de to­do o mês de mar­ço do ano pas­sa­do. Se­gun­do Ana Be­a­triz Por­to, me­te­o­ro­lo­gis­ta do Si­me­par, o ín­di­ce plu­vi­o­mé­tri­co é con­si­de­ra­do al­to e fo­ra dos pa­drões. A gran­de quan­ti­da­de de chu­va, se­gun­do ela, era pre­vis­ta. “Ha­via po­ten­ci­al pa­ra chu­va, ti­nha uma área de ne­bu­lo­si­da­de in­ten­sa acu­mu­la­da so­bre a ci­da­de”, ava­li­ou. Se­gun­do as pre­vi­sões, não de­ve ocor­rer chu­va in­ten­sa co­mo a de on­tem em Ma­rin­gá, mas o ma­rin­ga­en­se não vai se li­vrar do guar­da-chu­va. “Ha­ve­rá chu­vas iso­la­das e ir­re­gu­la­res.”

A pre­vi­são do Si­me­par pa­ra es­ta se­ma­na na ci­da­de é de chu­vas iso­la­das até sex­ta-fei­ra. Ho­je, odi­a­a­ma­nhe­ce­com­ne­bu­lo­si­da­de e, à tar­de e à noi­te, po­de­rá ha­ver chu­vas iso­la­das. Ape­nas na quar­ta-fei­ra a chu­va po­de­rá da­ru­ma­tré­gua,ma­so­di­a­te­rá­ne­bu­lo­si­da­de va­riá­vel.

—FO­TO: J.C. FRA­GO­SO

da em fren­te à re­si­dên­cia e cho­ran­do, ela dis­se que não sa­bia pa­ra on­de ir. “Usei o sa­lá­rio pa­ra pa­gar o alu­guel, as con­tas de água, luz, es­tou sem di­nhei­ro. Não te­nho pa­ra on­de ir.” Ela te­ve a aju­da de pa­ren­tes, co­mo o cu­nha­do Wes­ley Anselmo da Silva, que ti­ra­va mó­veis e ou­tros ob­je­tos­do­mei­o­da­la­ma.

A ca­sa en­vol­vi­da em la­ma ti­nha bu­ra­cos nas pa­re­des pa­ra dar va­zão à água. No quin­tal es­ta­vam to­dos os mó­veis, ele­tro­e­le­trô­ni­cos, uten­sí­li­os de co­zi­nha, rou­pas, ta­pe­tes, co­ber­tos de bar­ro. Os vi­zi­nhos aju­da­vam no que era pos­sí­vel, hos­pe­dan­do os fi­lhos de Da­ni­e­le e pro­cu­ran­do ame­ni­za­ra­si­tu­a­ção.

PRO­BLE­MA. Ave­ni­da Mo­ran­guei­ra foi co­ber­ta pe­la água na ma­nhã de on­tem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.