En­ti­da­des vão lan­çar se­lo pa­ra em­pre­sas de ali­men­tos e be­bi­das

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Da Re­da­ção re­da­cao@odi­a­rio.com

Se­brae-PR, Tec­par e Fi­ep fa­rão re­co­nhe­ci­men­to à qua­li­da­de de pro­ces­sos de pro­du­ção Em Curitiba, 22 em­pre­sas do Pro­gra­ma Se­lo Ali­men­tos do Pa­ra­ná re­ce­be­rão o ates­ta­do

O Se­brae-PR, em par­ce­ria com a Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Pa­ra­ná (Fi­ep) e o Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia do Pa­ra­ná (Tec­par), lan­ça na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, às 19h, no Me­za­ni­no do Se­brae/PR, em Curitiba, o Se­lo Ali­men­tos do Pa­ra­ná - um re­co­nhe­ci­men­to à qua­li­da­de dos pro­ces­sos de pro­du­ção e de ges­tão em­pre­sa­ri­al pa­ra as in­dús­tri­as, agroin­dús­tri­as e dis­tri­bui­do­ras de ali­men­tos e be­bi­das­doEs­ta­do.

No even­to, 22 em­pre­sas pa­ra­na­en­ses do ra­mo de ali­men­tos, par­ti­ci­pan­tes do Pro­gra­ma Se­lo Ali­men­tos do Pa­ra­ná, re­a­li­za­do em 2014, re­ce­be­rão o ates­ta­do de con­for­mi­da­de que con­ce­de o di­rei­to ao uso do se­lo em seus ró­tu­los e ma­te­ri­ais de di­vul­ga­ção. Es­tas em­pre­sas, após con­sul­to­ri­as, trei­na­men­tos, ava­li­a­ções e au­di­to­ri­as, re­a­li­za­das pe­lo Tec­par, aten­de­ram exi­gên­ci­as pre­vis­tas em leis re­la­ci­o­na­das a pro­du­tos e pro­ces­sos, bem me­lho­ra­ram a ges­tão em­pre­sa­ri­al se­guin­do cri­té­ri­os es­ta­be­le­ci­dos pe­la Fun­da­ção Na­ci­o­nal da Qua- li­da­de (FNQ).

Pa­ra a con­sul­to­ra e co­or­de­na­do­ra es­ta­du­al de Agro­ne­gó­cio do Se­brae-PR, An­dreia Clau­di­no, além do aten­di­men­to às le­gis­la­ções, o Se­lo Ali­men­tos do Pa­ra­ná tem co­mo di­fe­ren­ci­al a po­ten­ci­a­li­da­de do re­co­nhe­ci­men­to do mer­ca­do.“Pa­ra a ob­ten­ção do se­lo, a em­pre­sa pre­ci­sa ter um per­fil de po­ten­ci­a­li­za­ção, ap­ti­dão pa­ra atin­gir no­vos mer­ca­dos, es­tar de acor­do com a le­gis­la­ção, aten­der as nor­mas de qua­li­da­de de pro­ces­sos e apre- sen­tar evo­lu­ção na ges­tão em­pre­sa­ri­al. Es­se re­co­nhe­ci­men­to ates­ta que as em­pre­sas têm co­mo pre­mis­sas a se­gu­ran­ça e a qua­li­da­de dos ali­men­tos, ou se­ja, o res­pei­to ao con­su­mi­dor.”

Ou­tro be­ne­fí­cio des­ta­ca­do por An­dreia Clau­di­no, com a par­ti­ci­pa­ção no Pro­gra­ma Ali­men­tos do Pa­ra­ná, é a pos­si­bi­li­da­de da em­pre­sa in­ves­tir em ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, com os re­cur­sos do Se­bra­e­tec (Ser­vi­ços em Ino­va­ção eTec­no­lo­gia)que­vi­saà­me­lho­ria de pro­ces­sos e pro­du­tos as­sim co­mo a in­tro­du­ção de ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas nas em­pre­sas. “Os em­pre­sá­ri­os de mi­cro e pe­que­no por­te que par­ti­ci­pam do Pro­gra­ma pa­ra ob­ten­ção do Se­lo Ali­men­tos do Pa­ra­ná são sub­si­di­a­das em 80% do va­lor de investimento pe­lo Se­bra­e­tec. Além de par­ti­ci­pa­rem das cam­pa­nhas de mar­ke­ting, ro­da­das de ne­gó­ci­os e pro­mo­ção por meio de ma­te­ri­ais ela­bo­ra­dos pa­ra a di­vul­ga­ção em si­tes, ró­tu­los, car­ta­zes e ou­tros”, afir­ma.

A co­mis­são ges­to­ra do Pro­gra­ma Ali­men­tos no Pa­ra­ná é com­pos­ta pe­lo Se­brae-PR e Fi­ep, e a en­ti­da­de res­pon­sá­vel pe­la auditoria e ava­li­a­ção dos pro­ces- sos é o Tec­par. Du­ran­te o even­to, ha­ve­rá tam­bém a as­si­na­tu­ra do ter­mo de cooperação téc­ni­ca en­tre a Fi­ep e o Se­brae-PR, for­ma­li­zan­do a par­ce­ria en­tre as en­ti­da­des co­mo co­mis­são ges­to­ra do pro­gra­ma. O Ali­men­tos do Pa­ra­ná,que­fun­ci­o­nou­nes­ta­pri­mei­ra fa­se co­mo pro­je­to-pi­lo­to, pas­sa a ser efe­ti­va­do nes­te mês com o lan­ça­men­to do se­lo e a di­vul­ga­ção de cha­ma­da pú­bli­ca, pa­ra os in­te­res­sa­dos em par­ti­ci­par, que se sub­me­te­rão a uma pré-se­le­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.