Ma­rin­gá é a me­lhor ‘mãe’ do Pa­ra­ná

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Eder­son Hi­sing eder­son@odi­a­rio.com

Ci­da­de é oi­ta­va no ran­king na­ci­o­nal pa­ra cri­ar fi­lhos Le­van­ta­men­to fei­to por con­sul­to­ria ava­li­ou 48 cri­té­ri­os

Ca­sa­dos há 15 anos, o pe­drei­ro Már­cio Nas­ci­men­to Fer­rei­ra, 35 anos, e a cos­tu­rei­ra Re­gi­na Cas­tro Bar­bo­sa Fer­rei­ra, 33, que mo­ra­vam em Ma­rum­bi, de­ci­di­ram mu­dar de vi­da em 2007 quan­do já ti­nham dois fi­lhos, Khauê, 5, e Kayo, 2. A pe­que­na ci­da­de do Va­le do Ivaí não da­va opor­tu­ni­da­des de cres­ci­men­to pro­fis­si­o­nal pa­ra eles nem de de­sen­vol­vi­men­to­pa­ra­as­cri­an­ças.

O sur­gi­men­to de uma opor­tu­ni­da­de de em­pre­go pa­ra o pe­drei­ro deu a chan­ce da fa­mí­lia se es­ta­be­le­cer em Ma­rin­gá. Opor­tu­ni­da­de per­fei­ta, ao me­nos con­for­me um ran­king ela­bo­ra­do pe­la Del­ta Eco­no­mics & Fi­nan­ce, en­co­men­da­do pe­la Re­vis­ta Exa­me, no qual Ma­rin­gá ocu­pa a pri­mei­ra po­si­ção no Pa­ra­ná e a oi­ta­va no País en­tre as cem me­lho­res ci­da­des bra­si­lei­ras com mais de 260 mil ha­bi­tan­tes pa­ra cri­ar os fi­lhos.O top três es­ta­du­al é com­ple­ta­do por Curitiba e Lon­dri­na, que es­tão na 10ª e 27ª co­lo­ca­ção na­ci­o­nal, res­pec­ti­va­men­te.

“Lá [em Ma­rum­bi] não te­ría­mos co­mo dar es­tu­do pa­ra as cri­an­ças com a qua­li­da­de que tem em Ma­rin­gá”, con­ta o pai. “Aqui é uma ci­da­de on­de se en­con­tra tu­do e eles po­de­rão ga­ran­tir um fu­tu­ro me­lhor. Não fico com me­do quan­do as cri­an­ças es­tão fo­ra de ca­sa e quan­do pre­ci­sam de aten­di­men­to mé­di­co con­se­gui­mos na re­de pú­bli­ca”, res­sal­ta­a­mãe.

Fon­te: Re­vis­ta Exa­me

Ques­ti­o­na­do se fi­ze­ram a es­co­lha cer­ta, Fer­rei­ra é ca­te­gó­ri­co. “Não te­nho dú­vi­das. Es­tou até ten­tan­do tra­zer meu cu­nha­do e a fa­mí­lia de­le pa­ra cá tam­bém”, afir­ma. “Eu fa­lo sem­pre pa­ra as cri­an­ças que só não vão fa­zer uma fa­cul­da­de aqui se não se de­di­ca­rem. Já em Ma­rum­bi, is­so se­ria mui­to com­pli­ca­do”, apon­ta Re­gi­na.

O pre­fei­to de Ma­rin­gá, Car­los Roberto Pu­pin (PP), lem­bra que é a quar­ta vez que o mu­ni­cí­pio apa­re­ce em des­ta­que em le­van­ta­men­tos da re­vis­ta quan­do se tra­ta de de­sen­vol­vi­men­to e qua­li­da­de de vi­da. “Co­lhe­mos o re­sul­ta­do de um investimento pen­san­do na qua­li­da­de de vi­da de to­da po­pu­la­ção, pri­o­ri­zan­do nos­sas cri­an­ças atra­vés de uma edu­ca­ção pú­bli­ca de qua­li­da­de e fo­ca­da no fu­tu­ro”, diz.

Pes­qui­sa

Mes­mo com o bom re­sul­ta­do de Ma­rin­gá, o le­van­ta­men­to pon­de­ra que ne­nhu­ma ci­da­de atin­giu 80% dos pon­tos possíveis. Os mai­o­res pro­ble­mas en­con­tra­dos nas ci­da­des pes­qui­sa­das fo­ram fal­ta de po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das pa­ra as mu­lhe­res e ela­bo­ra­ção da agen­da 21 lo­cal - ins­tru­men­to pa­ra cri­a­ção de ci­da­des sus­ten­tá­veis.

No ran­king fo­ram con­si­de­ra­das 48 va­riá­veis que me­dem as con­di­ções que ca­da ci­da­de ofe­re­ce pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de uma­cri­an­ça­ou­a­do­les­cen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.