Alep re­vo­ga ar­ti­go so­bre Co­mis­são Ge­ral

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ GERAL - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

Ade­mar Trai­a­no, pre­si­den­te da As­sem­bleia, promulga pro­je­to no ple­ná­rio Re­gi­men­to In­ter­no da Ca­sa Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do se­rá to­tal­men­te re­vi­sa­do

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná (Alep), de­pu­ta­do Ade­mar Trai­a­no (PSDB), pro­mul­gou, on­tem, em ple­ná­rio, o pro­je­to que ex­tin­gue a vo­ta­ção na Ca­sa, por meio de Co­mis­são Ge­ral. O re­cur­so, co­nhe­ci­do co­mo “tra­to­ra­ço”, era usa­do pa­ra apres­sar a vo­ta­ção de ma­té­ri­as im­por­tan­tes. O pro­je­to, que ex­tin­gue o ar­ti­go 107 do Re­gi­men­to In­ter­no, foi apro­va­do por una­ni­mi­da­de pe­los par­la­men­ta­res.

A ex­tin­ção da re­gra é tam­bém uma das ban­dei­ras de Trai­a­no que as­su­miu a Pre­si­dên­cia da Alep nes­te ano. “Tra­ba­lha­mos pa­ra que a As­sem­bleia se­ja ca­da vez mais atu­an­te e trans­pa­ren­te”, de­cla­rou, du­ran­te a ses­são.

Dois pro­je­tos pro­pu­nham a ex­tin­ção das Co­mis­sões Ge­rais. O pri­mei­ro, de Pe­dro Lu­pi­on (DEM), que te­ve o apoio de 33 de­pu­ta­dos e o se­gun­do, do pro­fes­sor Le­mos (PT), com o apoio de ou­tros 15 par­la­men­ta­res. As pro­pos­tas pas­sa­ram por três vo­ta­ções, sen­do a úl­ti­ma so­bre a re­da­ção fi­nal apro­va­da por 51 de­pu­ta­dos e pro­mul­ga­da por Trai­a­no.

Es­tão pre­vis­tas ou­tras mu­dan­ças, co­mo anun­ci­ou o pre­si­den­te da Ca­sa ao des­ta­car a co­mis­são es­pe­ci­al pa­ra aná­li­se e re­vi­são de to­do o re­gi­men­to, cons­ti­tuí­da nes­ta se­gun­da-fei­ra. “São pro­pos­tas que de­fen­de­mos na As­sem­bleia, que é o es­pa­ço de­mo­crá­ti­co pa­ra o de­ba­te das ques­tões de in­te­res­se da so­ci­e­da­de”, acres­cen­tou.

O pre­si­den­te do Le­gis­la­ti­vo, que foi lí­der de go­ver­no no pri­mei­ro man­da­to de Be­to Ri­cha (PSDB), tem ou­tras pro­pos­tas pa­ra a as­sem­bleia pa­ra­na­en­se, co­mo a que pre­vê mais in­ves­ti­men­tos em tec­no­lo­gia da in­for- ma­ção,co­mo­ob­je­ti­vo­de­a­pro­xi­mar a po­pu­la­ção das ati­vi­da­des par­la­men­ta­res.

Além das mu­dan­ças na Ca­sa, Trai­a­no­de­fen­dei­dei­as­mai­sam­plas, co­mo a re­vi­são do pac­to fe­de­ra­ti­vo brasileiro que, se­gun­do ele, “en­con­tra eco na mai­o­ria dos go­ver­na­do­res e pre­fei­tos bra­si­lei­ros”. “É pre­ci­so re­e­qui­li­brar o sis­te­ma, au­men­tar a au­to­no­mia dos Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os pa­ra evi­tar atu­al as­fi­xia dos en­tes fe­de­ra­dos que obri­ga go­ver­na­do­res e pre­fei­tos a uma per­ma­nen­te pe­re­gri­na­ção ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to em bus­ca de re­cur­sos, que são seus por di­rei­to”, afir­mou, em ar­ti­go on­de de­fen­de­a­pro­pos­ta.

Ele res­sal­tou que o Pa­ra­ná, nos úl­ti­mos anos, en­fren­tou di­fi­cul­da­des pa­ra re­ce­ber par­ce­las de in­ves­ti­men­tos fe­de­rais. “To­das es­sas di­fi­cul­da­des fo­ram acen­tu­a­das, por cau­sa de ações de ca­rá­ter po­lí­ti­co que con­ta­mi­na­ram as re­la­ções do Es­ta­do com a União. En­tre­tan­to, os no­tó­ri­os de­se­qui­lí­bri­os do pac­to fe­de­ra­ti­vo brasileiro tor­na­ram mais agu­das es­sas di­fi­cul­da­des e per­mi­ti­ram que a si­tu­a­ção che­gas­se a extremos de­plo­rá­veis”, acres­cen­tou. /// Com in­for­ma­ções de Ná­dia Fon­ta­na, da Alep

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.