MST ocu­pa tre­chos de ro­do­vi­as e pe­dá­gi­os em 13 pon­tos do Pa­ra­ná

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

Du­ran­te qua­se 8h, on­tem, 38 or­ga­ni­za­ções e mo­vi­men­tos so­ci­ais pro­tes­ta­ram em 13 tre­chos de ro­do­vi­as es­ta­du­ais e fe­de­rais do Pa­ra­ná. Se­gun­do o Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Ru­rais Sem Ter­ra (MST), as ma­ni­fes­ta­ções fa­zem par­te de Jor­na­da Na­ci­o­nal de Lu­tas e co­bram me­di­das do go­ver­no, den­tre elas, in­ves­ti­men­tos na pro­du­ção, in­dus­tri­a­li­za­ção e ven­da de ali­men­tos, agi­li­da­de na re­a­li­za­ção da re­for­ma agrária, mais re­cur­sos pa­ra a edu­ca­ção, re­for­ma po­lí­ti­ca com par­ti­ci­pa­ção po­pu­lar, de­fe­sa da Petrobras e Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral.

Du­ran­te o dia, fo­ram fe­cha­das ro­do­vi­as em Mauá da Ser­ra, Ara­pon­gas, Ja­tai­zi­nho, Man­da­gua­ri, Cam­po Mou­rão, Cas­ca­vel, No­va La­ran­jei­ras, Francisco Bel­trão, nos tre­vos de Am­pé­re, Mar­me­lei­ro, Ita­pe­ja­ra e en­tre Dois Vi­zi­nho­seVe­rê.

Na re­gião de Ma­rin­gá, a pra­ça de pe­dá­gio de Man­da­gua­ri, na BR-376, foi ocu­pa­da por cer­ca de 150 pes­so­as às 9h, e de­so­cu­pa­da às 16h. Os mo­to­ris­tas não pa­ga­ram pe­dá­gio por­que as can­ce­las fo­ram li­be­ra­das pe­los ma­ni­fes­tan­tes.

Em Cam­po Mou­rão, na pra­ça do Dis­tri­to de Pi­qui­ri­vaí, tam­bém hou­ve ma­ni­fes­to. No pe­dá­gio de Ara­pon­gas, no km 178 da BR-369, veí­cu­los, a par­tir da 0h, tam­bém­pas­sa­ram­sem­pa­gar.

O pró­xi­mo ato es­tá pro­gra­ma­do pa­ra ama­nhã, em Curitiba, em de­fe­sa da Petrobras. Em re­la­ção ao ma­ni­fes­to do pró­xi­mo do­min­go, o MST é con­trá­rio. “É um ato da bur­gue­sia que não con­cor­da­mos com as pro­pos­tas. Não ire­mos par­ti­ci­par”, afir­mou o in­te­gran­te da co­or­de­na­ção es­ta­du­al do MST, João Flávio Bor­ba.

Po­si­ci­o­na­men­to

So­bre a in­va­são das pra­ças de pe­dá­gio de Ara­pon­gas, Man­da­gua­ri e Cam­po Mou­rão, con­ces­si­o­ná­ria Vi­a­par in­for­mou que “res­pei­ta o di­rei­to da livre ma­ni­fes­ta­ção,mas­re­pu­di­a­ve­e­men­te­men­te qual­quer ti­po de de­pre­da­ção e en­tra­rá com as me­di­das ju­di­ci­ais ca­bí­veis. A con­ces­si­o­ná­ria ze­la pe­la se­gu­ran­ça de seus co­la­bo­ra­do­res e usuá­ri­os e lem­bra a to­dos que, as pra­ças de pe­dá­gio não per­ten­cem à em­pre­sa. São pa­trimô­ni­os pú­bli­cos e ju­di­ci­al­men­te se­rão tra­ta­das co­mo tal”. ///Le­o­nar­do­Fi­lho

—FO­TO: RI­CAR­DO LO­PES

MO­VI­MEN­TO. Pro­tes­to na pra­ça de pe­dá­gio em Man­da­gua­ri, na BR-376. Veí­cu­los pas­sa­ram pe­las can­ce­las sem pa­gar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.