Tu­bu­la­ção rom­pe e pro­vo­ca cra­te­ra

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Mu­ri­lo Gat­ti, Eder­son Hi­sing e Luiz Car­va­lho re­da­cao@odi­a­rio.com

Pre­fei­tu­ra de Pai­çan­du te­ve que fe­char a rua, no Jar­dim Mon­te Cris­to

Em Ma­rin­gá, De­fe­sa Ci­vil es­ti­ma que 20 ár­vo­res caí­ram du­ran­te a chu­va

O rom­pi­men­to de uma cai­xa de pas­sa­gem da ga­le­ria de águas plu­vi­ais que pas­sa sob a Rua Be­ne­di­to Flávio Si­mões, no Jar­dim Mon­te Cris­to, em Pai­çan­du, pro­vo­cou a aber­tu­ra de uma cra­te­ra no as­fal­to. “Ca­be­ria um ca­mi­nhão aí den­tro”, ob­ser­vou o mo­ra­dor Mar­cos Ho­no­ra­to, que fi­cou as­sus­ta­do com os es­tra­dos. Ele con­tou que pas­sou pe­lo lo­cal mi­nu­tos an­tes. Mais sor­te te­ve um mo­to­ci­clis­ta, que pas­sou pe­lo as­fal­to se­gun­dos an­tes da­a­ber­tu­ra­do­bu­ra­co­na­pis­ta.

Os­mair Mul­ler, do­no de uma em­pre­sa de lo­ca­ções de guin­chos, fi­cou pre­o­cu­pa­do. “Um dos nos­sos ca­mi­nhões fez uma manobra nes­te lo­cal na ma­nhã de ho­je (on­tem)”, dis­se. A Pre­fei­tu­ra de Pai­çan­du in­for­mou que a rua foi fe­cha­da e si­na­li­za­da pa­ra evi­tar aci­den­tes. Ne- nhu­ma ca­sa foi in­ter­di­ta­da por­que a ava­li­a­ção é que a cra­te­ra não ofe­re­ce ris­co aos mo­ra­do­res. A em­pre­sa que fez o lo­te­a­men­to foi no­ti­fi­ca­da e in­for­mou ao mu­ni­cí­pio que vai to­mar as pro­vi­dên­ci­as ca­bí­veis pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma.

Ma­rin­gá

Na ci­da­de, de acor­do com a De­fe­sa Ci­vil, a es­ti­ma­ti­va é que 20 ár­vo­res caí­ram du­ran­te a chu­va for­te re­gis­tra­da no co­me­ço da tar­de de on­tem. “Te­nho a que­da de 16 ár­vo­res con­fir­ma­das, mas ain­da não fe­chei o ba­lan­ço. Acre­di­to que vai che­gar a 20 re­gis­tros. Um car­ro e du­as ca­sas fo­ram atin­gi­das, mas os da­nos não fo­ram tão gran­des”, afir­mou o ge­ren­te de pre­ven­ção de ris­cos da De­fe­sa Ci­vil, Cláu­dio Pa­ri­sot­to. Se­gun­do o ge­ren­te, no co­me­ço da noi­te de on­tem, as equi­pes ain­da tra­ba­lha­vam na re­mo­ção de ár­vo­res que blo­que­a­ram­vi­as­pú­bli­cas.

O bair­ro mais afe­ta­do foi o Jar­dim Al­vo­ra­da, na zo­na norte, lo­cal on­de caí­ram, cin­co ár­vo­res. Na Ave­ni­da Ber­ti­o­ga, du­as ár­vo­res blo­que­a­ram a via e afe­ta­ram a re­de elé­tri­ca. “Já faz seis anos que pe­di pa­ra ti­ra­rem es­sas ár­vo­res. Era cer­te­za que uma ho­ra iri­am cair. Le­vei sor­te por­que ho­je (on­tem) não dei­xei meu fus­ca es­ta­ci­o­na­do aqui, co­mo de cos­tu­me”, con­ta o co­mer­ci­an­te Moi­sés de Oli­vei­ra.

Na Rua Shi­ba­za­bu­ro Ka­ta­za­to, no mes­mo bair­ro, uma ár­vo­re caiu e fi­cou en­ros­ca­da na re­de elé­tri­ca. Os fun­ci­o­ná­ri­os da Co­pel ti­ve­ram que des­li­gar a ener­gia. Em par­tes da Zo­na 3 e da Vi­la No­va, fal­tou ener­gia por um pe­río­do de apro­xi­ma­da­men­te 45 mi­nu­tos. O des­li­ga­men­to do se­má­fo­ro no cru­za­men­to das ave­ni­das Tuiu­ti e Mauá dei­xou o trân­si­to com­pli­ca­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.