De­fi­ni­ção nos Di­rei­tos Hu­ma­nos é adi­a­da

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Dai­e­ne Car­do­so Agên­cia Es­ta­do

Vi­ce-pre­si­dên­cia pa­ra Je­an Wyllys ra­cha ban­ca­da evan­gé­li­ca Pro­ble­ma é pre­sen­ça do pas­tor Mar­co Fe­li­ci­a­no em ou­tra vi­ce

A pos­si­bi­li­da­de de um acor­do com o Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res (PT) pa­ra a de­fi­ni­ção da com­po­si­ção da Pre­si­dên­cia da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos e Mi­no­ri­as (CDHM) da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos ra­chou a ban­ca­da evan­gé­li­ca. On­tem à tar­de, foi ini­ci­a­da uma ne­go­ci­a­ção pa­ra que o pas­tor Mar­co Fe­li­ci­a­no (PSC-SP) e Je­an Wyllys (PSOL-RJ) se­jam vi­ce-pre­si­den­tes do co­le­gi­a­do, mas um gru­po de de­pu­ta­dos da ban­ca­da se ir­ri­tou. Dis­se­ram não ter si­do con­sul­ta­dos.

“Não hou­ve diá­lo­go com a ban­ca­da pa­ra fe­char o en­ten­di­men­to. O acor­do anun­ci­a­do não exis­te”, afir­mou Mar­cos Rogério (PDT-RO). O de­pu­ta­do dis­se que o gru­po ain­da não tem uma po­si­ção de­fi­ni­da so­bre a com­po­si­ção da co­mis­são, mas que ho­je vol­ta­rá a con­ver­sar pa­ra en­con­tra­ru­ma­saí­da­pa­ra­oim­pas­se.

Na im­pos­si­bi­li­da­de de apre­sen­tar uma can­di­da­tu­ra avul­sa con­tra o in­di­ca­do ofi­ci­al, o pe­tis­ta Pau­lo Pi­men­ta (RS), de­pu­ta­dos da ban­ca­da evan­gé­li­ca se vi­ram di­an­te da pos­si­bi­li­da­de de lan­çar Fe­li­ci­a­no. O acor­do pre­li­mi­nar pre­via que ou­tra va­ga de vi­ce fos­se des­ti­na­da a Je­an Wyllys, de­fen­sor da cau­sa LGBT e ad­ver­sá­rio po­lí­ti­co de Fe­li­ci­a­no. “A fren­te (evan­gé­li­ca) não fez acor­do al­gum”, re­cla­mou An­der­son Fer­rei­ra (PR-PE).

A saí­da po­lí­ti­ca pa­ra o im­bró­glio que co­me­çou na se­ma­na pas­sa­da foi cos­tu­ra­da pe­lo PT a par­tir do con­vi­te pa­ra que Je­an Wyllys in­te­gras­se a co­mis­são. Co­mo o PSOL não tem di­rei­to a uma va­ga de ti­tu­lar, o PSB ce­deu es­pa­ço pa­ra que o de­pu­ta­do pu­des­se dis­pu­tar o car­go. Os de­pu­ta­dos da ban­ca­da evan­gé­li­ca, que tem for­ça na co­mis­são, con­cor­da­ra­mi­ni­ci­al­men­te­em­com­por a Me­sa do co­le­gi­a­do e a ter­cei­ra vi­ce-pre­si­dên­cia de­ve fi­car com Ro­sân­ge­la Gomes (PRBRJ). Ago­ra, o gru­po des­con­ten­te diz que a es­co­lha do co­man­do da co­mis­são não se da­rá por acor­do esim­no­vo­to.

A úl­ti­ma ten­ta­ti­va dos evan- gé­li­cos de as­su­mir o con­tro­le da CDHM foi com a ar­ti­cu­la­ção pa­ra in­di­ca­ção de An­der­son Fer­rei­ra. Au­tor do po­lê­mi­co pro­je­to do Es­ta­tu­to da Fa­mí­lia (que de­fi­ne o con­cei­to de fa­mí­lia a par­tir da união en­tre um ho­mem e uma mu­lher), Fer­rei­ra ame­a­ça­va lan­çar can­di­da­tu­ra avul­sa con­tra o pe­tis­ta. Pa­ra ga­ran­tir que o acor­do de lí­de­res par­ti­dá­ri­os fos­se man­ti­do e o PT fi­cas­se com o co­man­do da co­mis­são, o pró­prio lí­der da ban­ca­da, de­pu­ta­do Maurício Quin­tel­la Les­sa (PR-AL), as­su­miu a va­ga de ti­tu­lar e ti­rou Fer­rei­ra do co­le­gi­a­do.

Na se­ma­na pas­sa­da, um im­pas­se im­pe­diu a elei­ção da Me­sa da CDHM. O de­pu­ta­do evan­gé­li­co Sós­te­nes Ca­val­can­te (PSD-RJ) apre­sen­tou can­di­da­tu­ra con­tra­ri­an­do o acor­do de lí­de­res. Com a in­sis­tên­cia de Sós­te­nes, o PSD de­ci­diu co­lo­cá-lo na su­plên­cia da co­mis­são de mo­do a im­pe­dir que ele dis­pu­tas­se o car­go. O par­la­men­tar che­gou a en­trar com uma li­mi­nar na Jus­ti­ça pa­ra dis­pu­tar a elei­ção, mas aa­ção­ain­da­não­foi­jul­ga­da.

A reu­nião pa­ra elei­ção da Me­sa da CDHM che­gou a ser aber­ta on­tem à tar­de, mas, em se­gui­da, foi sus­pen­sa, por cau­sa do­an­da­men­to­da­ses­são­con­jun­ta do Con­gres­so Na­ci­o­nal. A ses­são­se­rá­re­to­ma­daho­je.

—FO­TO: GABRIELA KOROSSY / AG. C­MA­RA

ACOR­DO. Sem di­rei­to a va­ga de ti­tu­lar, PSB ce­deu es­pa­ço pa­ra que Je­an Wyllys dis­pu­tas­se o car­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.