Nos co­lé­gi­os es­ta­du­ais, qua­se 1 mês de atra­so

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

De­pois da tro­ca de bei­jos, abra­ços e aper­tos de mãos nos com­pa­nhei­ros que não vi­am há mais de 3 me­ses, cer­ca de 1,2 mil es­tu­dan­tes do pe­río­do da ma­nhã do Co­lé­gio Es­ta­du­al Dr. Gas­tão Vi­di­gal, na Zo­na 7, ini­ci­a­ram o ano le­ti­vo on­tem, reu­ni­dos na qua­dra de es­por­tes pa­ra ou­vir da di­re­ção e pro­fes­so­res es­cla­re­ci­men­tos so­bre a gre­ve que re­tar­dou em qua­se um mês o iní­cio das au­las.

De for­ma pa­re­ci­da, foi o iní­cio das au­las pa­ra cer­ca de 35 mil es­tu­dan­tes de es­co­las es­ta­du­ais de Ma­rin­gá e 110 mil no no­ro­es­te do Es­ta­do.NoGas­tãoVi­di­gal,no­pe­río­do da tar­de, o ba­te-pa­po com os alu­nos con­ti­nu­ou, só que pa­ra gru­pos de qua­tro sa­las de ca­da vez, no sa­lão no­bre.

No Ins­ti­tu­to Es­ta­du­al de Edu­ca­ção, os es­tu­dan­tes pri­mei­ro ti­ve­ram que ve­ri­fi­car o mu­ral pa­ra sa­ber em que sa­la ca­da um es­tu­da­rá nes­te ano, con­sul­ta que de­ve­ria ter acon­te­ci­do 1 mês atrás. Pa­ra a mai­o­ria dos alu­nos, o mo­ti­vo do atra­so, a gre­ve dos pro­fes­so­res, é jus­ti­fi­cá­vel, mas quem es­tá no 3º ano acha que o atra­so po­de pre­ju­di­car na pre­pa­ra­ção dos que pre­ten­dem fa­zer ves­ti­bu­lar no fi­nal des­te ano, co­mo dis­se Da­ni­el Rossi, ter­cei­ra­nis­ta do Ins­ti­tu­to.

“Nós, os pro­fes­so­res e fun­ci­o­ná­ri­os da Edu­ca­ção, te­mos que ex­pli­car aos alu­nos o que le­vou a ca­te­go­ria a re­a­li­zar es­ta gre­ve, mos­trar co­mo fi­ca o ca­len­dá­rio ago­ra e agra­de­cer a es­tu­dan­tes e seus pais pe­lo apoio da­do à mo­bi­li­za­ção”, ex­pli­cou a pro­fes­so­ra Va­lé­ria Fer­nan­des Lei­te, do Gas­tão Vi­di­gal.

“Es­ta con­ver­sa é ne­ces­sá­ria por­que tam­bém os alu­nos são par­te da edu­ca­ção, que po­dem ser pre­ju­di­ca­dos ou ter van­ta­gens co­mo as mo­bi­li­za­ções. Is­to aju­da o jovem a en­ten­der a ci­da­da­nia”, dis­se o es­tu­dan­te Da­ni­el Marcelo, do pri­mei­ro ano do en­si­no­mé­di­o­a­no­doGas­tão.

Cor­re­ria

O iní­cio do ano le­ti­vo na re­de es­ta­du­al po­de ser per­ce­bi­do lo­go ce­do pe­lo au­men­to na quan­ti­da­de de veí­cu­los nas ru­as que dão aces­so aos es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no, pe­lo trans­por­te co­le­ti­vo ur­ba­no lo­ta­do e por mui­tos jo­ven­su­ni­for­mi­za­dos­nas­ru­as. Pe­lo ca­len­dá­rio es­co­lar ela­bo­ra­do pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção, com cum­pri­men­to de 200 di­as le­ti­vos, os alu­nos não te­rão au­las nos sá­ba­dos e du­ran­te o mês de ju­lho ha­ve­rá uma se­ma­na de re­ces­so es­co­lar, en­tre os di­as 13 a 17 de ju­lho. Os sá­ba­dos se­rão uti­li­za­dos ape­nas pa­ra ati­vi­da­des dos pro­fes­so­res. O úl­ti­mo dia de au­las do ano se­rá em 23 de de­zem­bro.

A cor­re­ria, na ver­da­de, co­me­çou dois di­as an­tes, com fun­ci­o­ná­ri­os tra­ba­lhan­do ace­le­ra­do pa­ra co­lo­car as es­co­las em or­dem de­pois de fé­ri­as pro­lon­ga­das. Quan­do a as­sem­bleia dos pro­fes­so­res e ou­tros pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção do Pa­ra­ná de­ci­diu sus­pen­der o mo­vi­men­to gre­vis­ta, os Nú­cle­os Re­gi­o­nais de Edu­ca­ção ini­ci­a­ram as en­tre­gas dos ali­men­tos con­ge­la­dos, co­mo­car­ne­se­pei­xes,di­re­ta­men­te­pe­los­for­ne­ce­do­res­pa­ra­ga­ran­ti­ra­me­ren­da­a­o­ses­tu­dan­tes.

—FO­TO: J.C. FRA­GO­SO

VOL­TA. Sa­la de au­la on­tem, no Co­lé­gio Dr. Gas­tão Vi­di­gal: fim da gre­ve.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.