Pe­zão, Tião Vi­a­na e Ca­bral se­rão in­ves­ti­ga­dos

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL - Be­a­triz Bul­la e Ta­li­ta Fer­nan­des

Atu­al e an­te­ri­or go­ver­na­do­res do Rio, am­bos do PMDB, e o go­ver­na­dor do Acre, do PT, fo­ram ci­ta­dos por de­la­to­res

Os três vão res­pon­der a inqué­ri­tos no Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro

O Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) abriu, on­tem, dois inqué­ri­tos pa­ra in­ves­ti­gar su­pos­ta par­ti­ci­pa­ção dos go­ver­na­do­res do Rio de Ja­nei­ro, Luiz Fer­nan­do Pe­zão (PMDB), do Acre, Tião Vi­a­na (PT), e do ex-go­ver­na­dor do Rio, Sér­gio Ca­bral (PMDB), no es­que­ma de cor­rup­ção da Petrobras. Os pe­di­dos fo­ram en­ca­mi­nha­dos du­ran­te a ma­nhã pe­la vi­ce-pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ela Wi­ec­ko, ao mi­nis­tro Luís Fe­li­pe Sa­lo­mão, re­la­tor­daLa­vaJa­to­noSTJ.

Sa­lo­mão aca­tou os pe­di­dos da pro­cu­ra­do­ra e deu aber­tu­ra a dois inqué­ri­tos. Em um de­les se­rão in­ves­ti­ga­dos Ca­bral, Pe­zão e Re­gis Fi­cht­ner, ex-che­fe da Ca­sa Ci­vil do Rio, por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro. Se­gun­do a so­li­ci­ta­ção, Ca­bral e Pe­zão agi­ram jun­tos, va­len­do­se de Fi­cht­ner. So­li­ci­ta­ram e re­ce­be­ram R$ 30 mi­lhões das em­pre­sas con­tra­ta­das pe­la Petrobras pa­ra a cons­tru­ção do com­ple­xo­pe­troquí­mi­co­doRio.

A Pro­cu­ra­do­ria re­la­ta que o re­ce­bi­men­to da pro­pi­na foi fei­to por meio do ex-di­re­tor de Abas­te­ci­men­to da Petrobras, Pau­lo Roberto Cos­ta. Jun­to ao pe­di­do de inqué­ri­to, a PGR pe­diu que se­jam ou­vi­dos Ca­bral e Fi­cht­ner e exe­cu­ti­vos de em­pre­sas ci­ta­das­porCos­ta.

Em ou­tro inqué­ri­to se­rá in­ves­ti­ga­do o go­ver­na­dor do Acre pe­lo su­pos­to re­ce­bi­men­to de R$ 300 mil em pro­pi­na da Petrobras co­mo au­xí­lio pa­ra elei­ção pa­ra o Se­na­do. Se­gun­do a pro­cu­ra­do­ria, a so­li­ci­ta­ção do di­nhei­ro foi fei­ta ao do­lei­ro Al­ber­to Yous­se­fe­au­to­ri­za­da­porCos­ta.

Ou­tros­ca­sos

Em ja­nei­ro, o STJ re­ce­beu qua- tro pro­ce­di­men­tos re­fe­ren­tes a citações de qua­tro no­mes com fo­ro na cor­te: da ex-go­ver­na­do­ra do Ma­ra­nhão Ro­se­a­na Sar­ney (PMDB), do ex-mi­nis­tro das Ci­da­des Mário Ne­gro­mon­te (exPP), ho­je, con­se­lhei­ro do Tri­bu­nal de Con­tas da Bahia, além de Vi­a­na­e­dePe­zão.

A ci­ta­ção de Ro­se­a­na que es­ta­va no STJ foi re­me­ti­da à Jus­ti­ça Es­ta­du­al do Ma­ra­nhão a pe­di­do do juiz Sér­gio Mo­ro, da 13ª Va­ra Fe­de­ral da Jus­ti­ça, no Pa­ra­ná. Ro­se­a­na tam­bém es­tá sob in­ves­ti­ga­ção do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF).

Na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, o mi- nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, acei­tou pe­di­do da PGR de in­ves­ti­gar a ex-go­ver­na­do­ra por cor­rup­ção pas­si­va. O ca­so de Ne­gro­mon­te tam­bém foi en­vi­a­do ao STF por es­tar mui­to re­la­ci­o­na­do ao de in­ves­ti­ga­dos com fo­ro na Su­pre­ma Cor­te.

Con­tes­tam

Os três ne­ga­ram qual­quer en­vol­vi­men­to com o es­cân­da­lo da Petrobras. Pe­zão clas­si­fi­cou co­mo “es­ta­pa­fúr­dio”, o de­poi­men­to de Cos­ta. Vi­a­na dis­se que só vai se pro­nun­ci­ar, de­pois de ci­ta­do. Ca­bral afir­mou es­tar com a cons­ci­ên­cia tran­qui­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.